Banner LG OLED  Audio Cinema 17-07-25
Audio e Cinema em casa QUAD__GRANDE
Banner vertical Imac 30-04-25
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Absolute original
Banner horiz Ultimate_20-03-25
Banner Logical Design_26 Jun 24

Marantz Model 60n

Marantz Model 60n

Leonel Garcia Marques

6 agosto 2025

A tradição reinventada para a era digital


Imaginemos uma marca de automóveis que foi sempre publicitada, e com sucesso, em termos da economia de gasolina que os seus motores garantiam. Tudo óptimo até que os automóveis passaram a ser eléctricos.
Mas ao invés de um exemplo imaginário das marcas de automóvel passemos a um real desafio que uma marca de áudio enfrenta nos últimos anos.
Estou concretamente a referir-me à Marantz.
Saul Marantz pode ser considerado como um dos grandes contribuidores para o áudio analógica da minha juventude e a marca que fundou, granjeou o prestígio correspondente. E agora, o mundo áudio tornou-se digital. Amplificadores e préamplificadores com função de streaming e gira-discos com Bluetooth e saídas USB. Em que pé é que ficam as marcas que definiram os standards do áudio analógico?

Foto 1 Marantz 60n

Tomemos como exemplo, o equipamento deste teste, o novo Model 60n, sucessor natural do saudoso Model 60. Bem, o 60n não é apenas uma homenagem ao legado analógico da marca — é também uma afirmação clara de que a Marantz está comprometida com a integração no mundo actual, mas sem sacrificar o que sempre foi e será o mais importante: a fruição da música.

Descrição


À primeira vista, o Model 60n é inequivocamente Marantz, aliás é quase indistinguível de um amplificador / receptor AV que testei há relativamente pouco tempo, o Cinema Marantz 70s. O Model 60n tem das dimensões de L x P x A 442 x 431 x 129 mm e o peso de 12,76 kg.
O painel frontal em alumínio escovado, os icónicos contornos simétricos, os dois botões maiores nos extremos do painel e o visor central evocam o classicismo elegante pelo qual a marca é conhecida. A unidade está disponível em preto ou no tradicional tom champanhe-dourado. Os logótipos Marantz e Model 60n situam-se em relevo no centro superior. Os elementos constantes do painel estão dispostos de forma funcional e esteticamente equilibrada. Assim, temos o botão de ligar / desligar (Power), localizado no canto inferior esquerdo, um visor (OLED) ao centro, que mostra informações como fonte seleccionada, volume, configuração de rede, etc., com retroiluminação ajustável. Dois botões rotativos grandes, à esquerda o selector de fonte, à direita, o controlo de volume. Abaixo do visor central, estão as teclas de menu e dois botões de controlo de tonalidade - ajustes de graves, agudos - e o controlo de balanço.

Foto 2 Marantz 60n

No painel traseiro situam-se principalmente as entradas e saídas do Modelo 60n identificadas abaixo, com especial destaque para os terminais de colunas proprietários da marca, os SPKT-1+, de grande qualidade.
A frequência de resposta vai dos 5 Hz aos100 kHz, a distorção harmónica total (THD) é de 0,02 %. A impedância recomendada para as colunas situa-se entre 4 e 16 Ω. A sensibilidade da entrada de gira-discos (apenas para cabeças MM) é de 1,9 mV, para uma carga de 47 kohm e uma relação sinal/ruído de 87 dB . A sensibilidade da entrada de linha é de 190 mV / 20 kohm e a relação sinal/ruído correspondente é de 113 dB. O controlo de agudos vai até ± 10 dB a 15 kHz e o de graves até ± 10 dB a 50 Hz.
A construção é sólida, com isolamento físico entre os módulos de alimentação, préamplificação e streaming digital. A secção de alimentação conta com um transformador toroidal robusto, com condensadores electrolíticos de filtragem com alta capacidade de corrente, o que confere ao Model 60n um grande controlo dinâmico, mesmo com colunas mais exigentes.

Foto 3 Marantz 60n

Mas o que distingue verdadeiramente o Model 60n é a sua versatilidade híbrida. Este não é apenas um amplificador integrado estéreo com uma potência em classe A/B de 2 x 60 W sobre 8 ohms — é também um streamer de áudio de alta resolução com integração completa HEOS, compatível com Spotify Connect, Tidal, Deezer, Amazon Music HD, e rádio pela Internet. A sua conectividade inclui entradas analógicas (incluindo phono MM), 3 digitais (2 ópticas, 1 coaxial), uma entrada HDMI ARC (excelente para integração com um televisor), uma ligação USB-A frontal e saídas de saída de préamplificador e para subwoofer, ligação LAN e Wi-Fi dual-band e Bluetooth bidireccional (com transmissão aptX HD).
Segundo a Marantz, o DAC interno do Model 60n suporta ficheiros PCM até 192 kHz/24 bits e DSD 5,6 MHz. A ausência de suporte nativo a MQA poderia ser a lacuna mais evidente mas tem razão de ser em face de não se ter ainda uma ideia concreta de qual vai ser o futuro do formato.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Marantz Model 60n Leonel Garcia Marques
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Signature 800
Marantz MODEL 10
Banner vertical Imac 30-04-25