Banner LG OLED  Audio Cinema 17-07-25
Audio e Cinema em casa QUAD__GRANDE
Banner vertical Imac 30-04-25
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Absolute original
Banner horiz Ultimate_20-03-25
Banner Logical Design_26 Jun 24

Marantz Model 60n

Marantz Model 60n

Leonel Garcia Marques

6 agosto 2025

A tradição reinventada para a era digital


Audição

Comecei por experimentar o streaming do Model 60n. Foi fácil ligar à rede doméstica e foi fácil utilizar o Heos. E o desempenho foi bastante bom, embora não fosse fácil ligar ao meu serviço de música, o Qobuz e as capacidades de DSD parecessem um pouco exageradas. Na verdade, o desempenho só foi estável até DSD128 (ao contrários dos DSD256 prometidos). Claro que continuo a advogar um streamer dedicado. E embora reconheça a conveniência da solução proposta, acredito que poucos decidirão por um Model 60n em função da excelência do seu streaming e muitos pela sua amplificação. E, por isso, o remanescente do teste centra-se nesta última capacidade.

Foto 4 Marantz 60n

É na audição como amplificador integrado que o Model 60n revela o seu verdadeiro carácter — quente, articulado, com uma apresentação tridimensional que cativa desde os primeiros acordes. Em sessões com colunas como as Bowers & Wilkins 705 S2, e o leitor Atoll SACD200 (mais o Cyan DSD DAC, da Holo) como fonte, o Model 60n exibiu um equilíbrio tonal refinado, com agudos doces e detalhados, médios cheios e expressivos (um clássico da marca) e graves firmes, ainda que não esmagadores.
                                            Playlist



Rachel Podger & Brecon Baroque – Just Biber, CD Channel Classics CD
Luca Cervoni & Concerto Romano (dir. A. Quarta) – Missing Vittorio, CD Christophorus
Lilly – The Song is You, CD Challenge
David Murray – Ballads for Bass Clarinet, CD DIW
Wet Leg – Moisturizer, CD Domino
Neil Young & Chrome Hearts – Talking to the Trees, CD Warner


Mas passemos ao pormenor.
Começando pela clássica e pela procura do tenor romano de Handel, Vittorio Chiccheri. Quando Handel viveu e trabalhou em Roma, no início do séc. XVIII, Vittorio Chiccheri era um dos cantores romanos proeminentes da sua época e Handel usou-o nos papéis principais dos seus oratórios romanos. Aqui Luca Cervoni assume a persona de Chiccheri e interpreta Scarlatti, Caldara, Handel (é claro) e outros compositores menos conhecidos. O Model 60n conseguiu separar a voz de Cervoni e cada instrumento com uma precisão quase holográfica, sem se deixar cair na armadilha da clínica frieza.

Foto 5 Marantz 60n

A voz de Cervoni soou natural, enquanto o baixo contínuo manteve presença e textura. Depois o violino da divina Podger a interpretar as obras de Biber no stile rappresentativo, querendo imitar com o violino os sons da natureza como o vento, os pássaros e os animais. Podger soou prodigiosa e encantadora. O Model 60n manteve um bom nível de reprodução, embora nos registos mais agudos pareceu menos natural e mais «em esforço», não atingindo, no entanto, nunca a distorção.

Foto 6 Marantz 60n

No jazz, Lilly, voz, com grandes acompanhantes como Gilad Hekselman (guitarra) e Kirk Knuffke (corneta) mostrou como o jazz continua imprevisível. O registo do standard It Might As Well Be Spring é de uma enorme criatividade. E o Model 60n mostrou-se à vontade: bom impacto rítmico e boa escala dinâmica. Depois David Murray e as suas baladas em clarinete baixo, instrumento revelado para o jazz por Eric Dolphy, e aqui magnificamente tocado. O som é quente, intenso e com grande controlo, mesmo nos arremedos, às vezes tonitruantes, de Murray.

Foto 8 Marantz 60n

No rock, temos primeiro, uma banda que nos visitou recentemente, os Wet Leg. Música sussurrada ou violenta, mas sempre com um enorme bom gosto e elegância, sobretudo da sua vocalista ruivíssima, Rhian Teasdale. Bom desempenho do Model 60n, mostrando perfeitamente nos ambientes eléctricos da banda. Finalmente, Neil Young, o inimitável. Quem mais poderia começar uma canção com as palavras Well I lost my little girl to darkness inside, her mama’s is gone now and there is nowhete to hide? As canções são todas magníficas e sentidas e as guitarras sabem do que falam. Grande detalhe dos timbres e nos ataques das notas, sem perder a energia, a verdade e a sua música.

Foto 7 Marantz 60n


Conclusão


O Marantz Model 60n é um excelente amplificador integrado ao seu nível de preço, embora a própria Marantz tenha outros modelos muito competitivos na relação qualidade / preço. É também verdade que como é apontado por muitos audiófilos, a Interface HEOS ainda pode melhorar em fluidez. Além disso, a potência pode ser limitada para colunas muito exigentes em grandes salas. Mas recordemos o que dizia Dick Olsher: “o primeiro watt é o watt mais importante”.
A conclusão é que o Model 60n é uma solução completa para quem se quer introduzir no mundo do streaming sem perder de vista o universo do áudio analógico. Com uma assinatura sónica musical, rica e envolvente, combinada com funcionalidades modernas de streaming, conectividade HDMI e uma boa secção de phono, este modelo representa uma excelente proposta ao seu nível de preço.


Amplificador integrado com streaming Marantz 60n
Preço                   1278 €
Contacto               B&W Group Spain/Masimo