Áudio e cinema em casa numa excelente e versátil combinação
Continuando na senda recente de testar sistemas, chegaram-me recentemente às mãos dois produtos da JBL - o amplificador MA710 e as monitoras Stage 250B, uma combinação que promete uma interessante relação qualidade / preço e que pode ser utilizada também para cinema em casa (embora o teste aqui incida sobre a parte áudio do sistema).
O MA710 é mais um amplificador Classe D (110 W a 8 ohm e 160 W a 4 ohm), com algumas características de receiver, como a capacidade reproduzir áudio em formato 7.1 ou 5.12 (Dolby Atmos e DTS:X) ou fazer a passagem de vídeo em 8K, com muitas entradas HDMI (uma delas eARC). De um ponto de vista de áudio temos Bluetooth (AptX Adaptive), e diversos protocolos externos como Chromecast, AirPlay 2, Spotify Connect, Tidal Connect, Roon Ready e UPnP (gapless!) - e ainda uma entrada de gira-discos para cabeças MM. A secção digital pode ainda ser inteiramente «desligada», activando o modo Pure Analog e temos ainda disponível a tecnologia EZ Room Correction, para ajudar a resolver problemas de acústica.
As primeiras impressões são positivas, pelo aspecto elegante e moderno do amplificador e pela sua leveza (apenas 6 kg). Também o controlo remoto é muito elegante, pequeno e funcional - mantendo assim a norma dos últimos anos, em que os produtos de alta-fidelidade começaram, finalmente, a apresentar muito melhores controlos remotos que até então (embora ainda haja umas quantas marcas que ainda não dão a devida importância a este acessório).
Passemos então às monitoras, também elas muito bonitas, com um design simples, mas moderno e elegante (nórdico será talvez uma boa descrição). Com o tradicional pórtico traseiro, um altifalante de graves de 5,25 polegadas (com cone de poli celulose), um tweeter com uma cúpula de uma polegada em alumínio anodizado e um crossover com partes cuidadosamente seleccionadas (uma raridade nesta gama de preço), as Stage 250B tinham a minha curiosidade - sendo que a impedância nominal de 6 ohm e baixa sensibilidade (86 dB), recomendam algum cuidado na escolha de amplificação (e a resposta de 50 Hz a -6 dB implica a presença de um subwoofer em sistemas de cinema em casa, ou uma olhadela às torres 280F que atingem 33 Hz a -6 dB).