A referência em Blu-ray 4K
No que se refere ao vídeo o UDP900 utiliza o chipset de quatro núcleos MT8581, da Mediatek, altamente referenciado pela qualidade das imagens 4K que transmite para o exterior, bem como pelo excelente upsampling de originais de menor resolução. Aliás, este leitor é um dos poucos que implementa em simultâneos as descodificações do HDR+ e do Dolby Vision. No que se refere ao áudio ó conversor interno aceita sinais DSD até DSD128 e DSD64 multicanal, PCM até 192 kHz/24 bit, e uma enorme variedade de formatos de média de áudio ou vídeo: MKV, AVI, MP4, WAV, FLAC e APE.
Placa de saída de áudio multicanal
Os menus de configuração são bastante abrangentes, com opções para fotografia, vídeo, áudio e rede, as quais se subdividem em diversos sub-menus que permitem afinar pormenores referentes ao modo de apresentação de imagem, formatos de áudio disponíveis nas saídas, incluindo as HDMI (nomeadamente no que se refere a poder transferir para um receptor ou processador AV formatos bistream de áudio sem perdas tais como Dolby True HD e DTS-HD Master Audio), rede de Internet, língua, reprodução e opções gerais. O modo Pure Audio permite fazer o bypass total de todo o processamento de vídeo para se obter um sinal de áudio o mais puro possível. São ainda possíveis, em termos de vídeo, ajustes de espaço de cor, profundidade de cor (8, 20 ou 12 bit) e, no que se refere ao áudio, ajuste da frequência de crossover para o subwoofer e configuração das colunas num sistema surround. A saída HDMI pode transferir o formato DSD para o exterior na versão DSD over HDMI, mas para fazer a conversão D/A é necessário utilizar um DAC que tenha entrada HDMI e que aceite este formato.
Um completo controlo remoto retroiluminado permite aceder a esta vasto conjunto de funções, embora a disposição das teclas e as legendas nem sempre sejam intuitivas em relação a descreverem de maneira correcta o efeito pretendido, ou ainda darem azo a premirmos a tecla errada. Mas ao fim de algum de uso rapidamente se chega ao ponto pretendido. A unidade ensaiada era do tipo multiregião e o modo de se parametrizar o leitor para ler discos de outras regiões é de muito fácil acesso, com o bónus adicional de o leitor memorizar a região de cada disco, tornando desnecessário repetir o processo quando de introduz o mesmo disco na gaveta. O UDP900 pode aceder facilmente a ficheiros NFS armazenados num NAS ligado em rede, utilizando os protocolos SIMBA/CIFS E DLNA.
Ensaios
O UDP900 foi inserido em dois sistemas diferentes. Para áudio puro funcionou como fonte num sistema formado pelo conjunto de electrónica Inspiration 1.0, da Constellation, tendo como fonte digital o Roon Nucleus Plus com o iFi Audio Pro DSD como descodificador D/A e renderer de MQA (descodificação completa) e, no domínio analógico, o gira-discos Basis com braço SME V Gold e cabeça Air Tight PC1 Supreme, sendo o prévio de gira-discos o Nagra CLASSIC Phono. As colunas eram as Diptyque DP 140MkII, e os cabos de interconexão e coluna eram predominantemente da gama Select, da Kimber. Na alimentação de sector pontuava a régua Vibex Granada Platinum, à qual ligavam todos os equipamentos electrónicos em uso, com o amplificador de potência da Constellation a ser alimentado através do cabo Tiglon TPL-2000ª, e o leitor da Magnetar ligado ao sector através do cabo Plixir The Fiery.
Já no cinema em casa o sistema consistiu num processador Arcam AV41, o qual alimentava um amplificador de oito canais Primare A35.8, com um sistema 7.1 com duas colunas B&W 802 II, duas B&W 805 como colunas traseiras, uma coluna central B&W HDM1 e duas Kef XQ20 para os efeitos surround. Os cabos de coluna eram da Kimber, gama Select para as colunas frontais e 4TC para as restantes colunas. O projector era o Xgimi Horizon Pro e foi igualmente utilizado nos visionamentos um televisor OLED Philips 65OLED985.
Antes de qualquer apreciação do ponto de vista de vídeo procedi à calibração do televisor e do projector, em momentos distintos, até porque as calibrações são diferentes, utilizando o disco de teste UHD HDR Benchmark, da Spears & Munsil, o qual contém um importante número de originais 4K e miras de calibração. O leitor da Magnetar possui algumas possibilidades de ajuste na área do vídeo mas os parâmetros em causa visam áreas muito específicas de funcionamento, pelo que praticamente não alterei nenhum deles.