Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Marantz UD9004, a universalidade global

Marantz UD9004, a universalidade global

Leitor Blu-ray Universal UD9004

24 janeiro 2011

O UD9004 vai ter que ir algo mais à frente em alguns dos parâmetros que têm a ver com o desempenho, uma vez que vem aureolado com o título de um dos melhores leitores do mundo.


O Marantz UD9004 é um verdadeiro couraçado de batalha, não só devido ao seu volume e peso imponentes, como no que se refere à estrutura interna. Mas começando pelo que temos do lado de fora, os controlos frontais visíveis permitem o acesso às normais funções de leitura, encontrando-se mais algumas teclas de controlo por detrás de uma aba rebatível, as quais dão acesso a algumas situações especiais, tais como o ajuste da resolução de vídeo e dos modos de funcionamento das duas saídas HDMI, o modo Pure Direct para áudio, o modo de reprodução/número de canais (novamente em áudio), a selecção entre a camada CD ou SACD num disco híbrido e, no final, a ranhura para cartões de memória SD. Em termos de traseira nem me vou arriscar a descrever a imensa panóplia de ligações – limitar-me-ei a destacar algumas situações especiais, tais como as duas saídas HDMI, que podem ser programadas para fornecer qualquer combinação em termos de sinais de áudio e vídeo, embora de origem uma delas esteja destinada ao áudio e a outra ao vídeo, as saídas balanceadas XLR para áudio, as saídas de áudio analógico descodificado a até 7.1, e a ligação Ethernet para acesso a conteúdos Web (BD Live) ou para eventuais upgrades de firmware.
Em termos estruturais, a construção interna deste imponente leitor é algo de notável: chassis cobreado, transformador toroidal igualmente revestido com uma chapa cobreada, construção tripla a partir de zinco moldado, pés de metal torneados, estrutura do mecanismo de transporte em alumínio fundido, que mais se poderia querer?
No que se refere à electrónica utilizada, distribuída por um total de quatro circuitos impressos, pois podemos destacar os conversores AKM AK4399, de 192 kHz/32 bit em todos os canais, o processamento de vídeo digital por conta do chipset HQV, com uma profundidade de cor de 36 bit e uma resolução de 10 bit, complementado pelos conversores I/P e processadores ABT2010 e ABT1012 para as saídas analógicas, as quais por sua vez estão equipadas com conversores Analog Devices (ADV7344 para a saída por componentes, ADV734 para as saídas S-Video e vídeo composto), módulos HDAM-SA2 e HDAM nas saídas analógicas, processador de áudio Analog Devices SHARC, com 32 bit de resolução. Quem quiser saber mais em termos dos circuitos de processamento de vídeo poderá ler o meu teste do Denon DVD-A1U, publicado na Audio & Cinema em Casa n.º 219, uma vez que os circuitos de processamento de vídeo dos dois equipamentos são muito semelhantes.
Para os que gostam das descrições exaustivas, aqui fica a lista de todos os discos que o UD9004 consegue reproduzir: SACD (estéreo/multicanal), BD-Video/-ROM/-RE/BD-R, DVD-Audio/-Video/-R/-RW DL/-RW/+R/-R DL/+RW, CD-R/-RW e MP3/WMA/DivX. Só falta o HD DVD, mas esse, por um lado, não podia constar depois da vitória do Blu-ray e, por outro lado, é evidente que está morto, por isso quem quiser ler os discos que porventura tenha e não tenha comprado um leitor de HD DVD tem que se contentar com as poucas drives de computador que aceitam os dois formatos. Em termos de leitura de Blu-ray, é claro que é compatível com os últimos standards do BD-Live e do Bonus View.


» Próxima página (Ensaios práticos - 3/4)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

Categorias

  • Blu-ray
  • Cinema em Casa

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Signature 800
Marantz MODEL 10