Banner LG OLED  Audio Cinema 17-07-25
Sarte Audio Out 2025
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Exaudio 19-08-25
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Imacustica horizontal  30-04-25
Banner horiz Ultimate_20-03-25
Banner Logical Design_26 Jun 24

Antipodes Oladra

Antipodes Oladra

Jorge Gonçalves

5 janeiro 2026

O som digital mais analógico que já ouvi.


O Antipodes Oladra oferece uma grande variedade de opções de software de leitura e gestão. Quase 80% dos utilizadores optam pelo serviço de subscrição Roon, já que o Oladra pode servir como Roon Core. Depois de ajustar algumas definições, a interface intuitiva do Roon, a gestão de bibliotecas, a integração com serviços de streaming, as referências cruzadas, o acesso às notas do livro que acompanha o CD e a facilidade de utilização falam por si. O software do Roon não é perfeito, especialmente quando se trata de pesquisar faixas ou álbuns, mas a sua interface visual é rica em informação e as suas muitas opções tornam-no extremamente prático e fácil de utilizar. É muito fácil fazer o ripping de CDs para o disco interno do Oladra, bastando ligar na entrada USB um transporte de CD externo, do género dos utilizados com os computadores portáteis.

Foto 4 Antipodes Oladra

Outras opções disponíveis, em muitos casos com licenças gratuitas, são o Squeeze, Squeeze Player with Roon Server o HQ Player, HQ Player with Roon Server, o MDP with MinimServer, MDP with Squeeze Server, Shairport ou nenhum reprodutor. Um número crescente de utilizadores da Antipodes está a combinar o Roon com o SqueezePlayer ou o HQPlayer. Outros optam por uma solução totalmente Squeeze ou MPD com o MinimServer.  Em termos de servidor podemos utilizar o MiniDLNA, o Plex e o Sonus Server ou ainda uma ligação UPNP, recorrendo a uma aplicação gratuita tal como o Bubble, como eu fiz, e que foi talvez uma das melhores soluções em termos de performance sónica. No fim de algumas experiências resolvi continuar com o Roon que tão bem conheço, o que dá alguma razão à Antipodes quando responde à questão de porque é que eles não têm um software próprio para reprodução:
“Historicamente, preferíamos não fornecer uma aplicação de reprodução Antipodes e, em vez disso, suportar as melhores aplicações disponíveis, criadas e mantidas por empresas de software especializadas. Temos algumas razões simples para isso:
Muitos utilizadores preferem uma aplicação de reprodução específica com a qual já estão familiarizados e, na maioria dos casos, podemos disponibilizá-la através do nosso hardware; a maioria das aplicações para leitura de ficheiros de áudio mais utilizadas estão já maduras, foram bem concebidas e desenvolvidas; portanto, a forma mais significativa de as melhorar é fazê-los soar melhor. Assim, o nosso foco tem sido virado para integrar as melhores aplicações de reprodução de terceiros disponíveis dentro do nosso sistema operativo e do bloco de processamento de áudio, além de fornecer uma interface de utilizador simples para que os clientes possam seleccionar facilmente a aplicação de reprodução que preferem utilizar.
Em 2020, lançámos uma nova interface de gestão, o AMS. O AMS foi progressivamente melhorado e é agora amplamente considerado a principal interface de gestão do sector. A versão AMS v5 foi lançada em Fevereiro de 2024 e é acompanhado por um novo sistema operativo e funcionalidades de back-end mais eficientes. Estes desenvolvimentos melhoram o desempenho do AMS e de todas as aplicações de reprodução de terceiros e, mais importante, proporcionam uma melhoria na qualidade do som semelhante à de receber uma actualização de hardware gratuita. Simultaneamente ao lançamento do AMSv5, lançámos aplicações para Android e iOS para completar a função de descoberta na rede da página “My Antipodes”. Abrir a aplicação no telefone ou tablet faz imediatamente aparecer os dispositivos Antipodes na sua rede e a selecção de um deles abre a interface do AMSv5 específica para esse dispositivo. Pensamos que deste modo conseguimos ter o melhor dos dois mundos.”

Foto 5 Antipodes Oladra

Apesar de tudo, há que reconhecer que a alternativa que a Antipodes disponibiliza em relação ao Roon, o Squeezer, não é necessariamente um software original, acaba por ser uma versão personalizada do Logitech Media Server, agora com o novo nome Lyrion Music Server, e ainda há algo a trabalhar para a aproximar do Roon, principalmente em termos de interface gráfica para o utilizador.
Outro aspecto em que a Antipodes pode realmente melhorar é no que se refere ao seu software de gestão do Oladra, disponível no site da marca e a que chama Solution. Aquilo que nos aparece na frente quase que parece baseado em MS-DOS com uma interface gráfica minimalista por cima. Gerir dispositivos e acções acaba por ser quase como que trabalhar no Windows sem termos as pistas a que estamos habituados, tais como endereços de equipamentos na rede. Apenas como um exemplo, levou-me bastante tempo a conseguir adicionar na secção «Gestão de Discos» do servidor um disco USB externo que utilizo no meu computador e no Roon Nucleus há algum tempo. As instruções online falam em utilizar um File Manager que pura e simplesmente não existe, apenas temos duas opções no servidor:  Manage Disks ou Manage. Depois de alguns esforços, acabei por conseguir adicionar a pasta «Musica» do meu disco SSD à biblioteca de ficheiros mas o resultado foi que o Oladra seleccionou automaticamente o MDP Player como reprodutor e a interface miniDLNA para o servidor, não permitindo depois a ligação do disco SSD ao MDP Player através da porta 6000, muito provavelmente por uma questão de protecção. Conclusão: foi muito mais fácil ligar o disco USB ao meu computador e adicioná-lo através do endereço de rede dentro do Roon e a partir daí tudo funcionou na perfeição.


» Próxima página (Página 3 - 3/3)