Uma apresentação musical fresca e plena de energia e espacialidade.
A Shunyata começou como sendo uma empresa virada para equipar os equipamentos de electromedicina com os melhores acessórios possíveis para, por exemplo, se conseguirem diferenciar as mais pequenas irregularidades num electrocardiograma e tem igualmente fornecido um vasto conjunto de cabos e equipamentos de optimização da ligação à terra a vários estúdios famosos tais como o Skywalker e os Astoria, bem como granjeou já um forte reconhecimento junto dos utilizadores de equipamentos de electromedicina. E isto sem nunca esquecer a reputação que a marca granjeou junto dos amantes da música e dos audiófilos, razão principal para vos falar aqui dos cabos de coluna da gama Theta. Para além da versão para coluna, esta linha da Shunyata inclui cabos de interligação (XLR ou RCA), digitais e de alimentação.
Descrição
Os cabos de interconexão e cabos digitais da Série Theta utilizam cobre Ohno de fundição contínua. O cobre Ohno é um condutor ultrapuro trefilado através de moldes aquecidos que moldam o fio numa estrutura cristalina singular. Os condutores Ohno utilizados na Série Theta são depois extrudidos com um dieléctrico de fluorocarbono e elementos de blindagem personalizados, utilizando o processo exclusivo PMZ (Precision Matched Impedance) da Shunyata Research. Este método de extrusão reduz as tolerâncias da superfície do condutor, do dieléctrico e do posicionamento preciso da blindagem. Para atingir estas tolerâncias de trefilação fina, as máquinas de extrusão e de entrançamento devem ser operadas a um quarto da velocidade normal durante o processo de fabrico.
A Shunyata emprega cobre do mais elevado nível de pureza (99,99%) com o código OFE Alloy 110 ou C10100 nos seus cabos. A designação OFE identifica a obtenção dos grãos de cobre por via electrolítica, correspondendo a um grau superior de inexistência de oxigénio em relação à antiga designação OFC e é acompanhada por um certificado de pureza de acordo com a norma ASTM F68 C10100
Nos cabos de coluna e os cabos de alimentação Theta os condutores recebem ainda uma camada exterior de cobre OFE ultrapuro para um melhor desempenho.
[/block]
Esses condutores são posteriormente entrançados em torno de um núcleo oco flúor-carbonetado, que possui uma absorção dieléctrica extremamente baixa, elevada resistência de isolamento e uma excepcional resistência ao calor, numa tecnologia designada por VTX. Os cabos da Série Theta são revestidos por uma manga de malha entrançada Black Flex e terminados com conectores personalizados de cobre puro CONN, soldados a frio, para garantir um contacto o mais perfeito possível. A versão que testei estava equipada com forquilhas nas duas extremidades mas podem igualmente ter fichas banana.
Por fim, todos os cabos Theta são condicionados durante 4 dias, utilizando o avançado Processo de Inversão Cinética de Fase (KPIP v2) da Shunyata Research, que refina a estrutura dos metais condutores ao nível molecular. Deste modo reduz-se de maneira bem sensível o chamado «tempo de queima» e melhora-se o desempenho sónico.