Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Focal Scala Utopia

Focal Scala Utopia

Em grande e à francesa!

16 janeiro 2011

A Focal, anteriormente JM Lab, tem-se distinguido por fabricar produtos que assumem uma sonoridade muito própria, ao invés de optar pelo mais fácil caminho de tentar agradar a gregos e a troianos.


Com vastos recursos e um constante desenvolvimento, a Focal pode exibir um conjunto de tecnologias próprias, que surgem em praticamente toda a gama de produtos de um modo mais ou menos sofisticado e que se revelam na gama Utopia na sua máxima expressão. O modelo que foi alvo da nossa atenção é o Scala Utopia, o primeiro dos modelos de chão e o segundo na gama, logo acima das monitoras Diablo. Trata-se de um modelo de três vias e bass-reflex, que incorpora os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos da Focal e é um dos mais fáceis de integrar num ambiente doméstico vulgar.

Uma das características mais singulares e reconhecidamente Focal é o tweeter de cúpula invertida. A nova versão do tweeter IAL2 (Infinite Acoustic Loading) dispõe de uma cúpula de 25 mm em berílio puro e caracteriza-se por uma excepcional leveza e rigidez, que lhe permite exibir uma largura de banda extraordinária de 1 kHz até aos 40 kHz. O berílio possui uma densidade 2,5 e 1,5 vezes menor que o titânio e o alumínio, respectivamente, os metais utilizados nas versões anteriores do tweeter, sendo simultaneamente 3 e 5 vezes mais rígido que aqueles metais. Daqui resulta que, para uma cúpula de igual massa, a versão de berílio apresenta uma rigidez 7 vezes superior. Além disso, a velocidade de propagação do som no berílio é 3 e 2,5 vezes superior àquela que se verifica em cúpulas de titânio e alumínio. Esta é uma unidade verdadeiramente excepcional e só igualada por algumas das mais recentes cúpulas de diamante ou os mais esotéricos tweeters de fita.

A tecnologia W-Sandwich da Focal, cuja terceira geração é uma estreia na nova gama Utopia, é utilizada nos altifalantes de graves e de médias frequências. Trata-se de um material compósito, em que uma camada interna de fibras sintéticas é colocada entre duas camadas externas de fibra de vidro, unidas por uma resina especial. As principais vantagens são grande rigidez estrutural, notável leveza e excelentes propriedades de auto-amortecimento.

Falando ainda de altifalantes, há também que mencionar a tecnologia Power Flower, utilizada na unidade de médios, que se refere à utilização de sete magnetos dispostos hexagonalmente em torno do núcleo central, ao invés do habitual magneto circular, disposição que apresenta a vantagem, segundo a marca, de gerar um campo magnético mais intenso e uniformemente distribuído e que é muito menos susceptível a perdas.

As caixas da gama Utopia são concebidas de acordo com o princípio Focus Time, pelo qual todos os altifalantes se encontram dispostos em semicírculo, garantindo que o som produzido por cada um deles chega ao ouvinte em simultâneo, mantendo a coerência temporal da música. A estrutura Gamma, que faz uso de painéis de MDF de espessura variável e que pode atingir as 2”, procura conciliar as propriedades de inércia e de amortecimento das caixas, de modo a proporcionar aos altifalantes o meio de suporte ideal para a função a desempenhar, garantindo uma elevada gama dinâmica e ausência de colorações de caixa. No caso em apreço, o modelo Scala vai ao ponto de separar fisicamente as três secções da caixa, o que, para além de garantir um óptimo isolamento e ausência de interferências mútuas, permite obter a inclinação pretendida para preservar a coerência temporal do sinal musical.

O pórtico reflex encontra-se na base da coluna e comunica com o exterior através daquilo que a Focal chama High Section Laminar Port, ou seja, uma via de comunicação com o exterior com uma área superior à de um tubo reflex convencional, para a qual a Focal reclama uma total ausência de ruídos causados pelo fluxo de ar e efeitos de compressão do grave.

A gama Utopia faz uso de crossovers OPC (Optimum Phase Control), optimizados especificamente para os altifalantes utilizados, garantindo um controlo total sobre as propriedades físicas e acústicas destes, e um perfeito alinhamento de fase, do que resulta uma performance excepcionalmente coerente e um timbre natural. As Scala Utopia permitem o ajuste da resposta de graves numa variação de +-1 dB, e no agudo de +-1,5 dB, o que facilita a colocação em sala.


» Próxima página (Audições - 3/4)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

Categoria

  • Colunas

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Signature 800
Marantz MODEL 10