Uma compra fácil de recomendar – nenhum outro produto oferece tantas coisas numa só caixa e por este preço.
O A10 como transporte digital/DDC/DAC/ADC
Será lógico inferir que muito poucas pessoas comprarão um produto deste preço e deste tamanho para o usar apenas como transporte digital, mas nunca se sabe e o A10 revelou-se um excelente transporte digital. Devo dizer que, apesar da troca de correspondência com o Eversolo, não tenho total certeza de tudo o que vou explicar a seguir, embora creia ter compreendido bem…
Pelas saídas óptica e coaxial, é possível usar o DSP interno do A10, baseado em hardware e que tem compressor, loudness, balanço, high pass filter e low pass filter, filtros FIR, room correction e igualizador paramétrico - sendo de notar que este DSP faz resampling interno para 48 kHz, teria gostado de ver valores mais elevados aqui… Mas, pela saída USB, é apenas possível usar o Eversolo Volume Control e igualização baseada em software, gráfica ou paramétrica, e aqui não há qualquer resampling até 192 kHz. É também possível ligar um transporte de CD, uma televisão ou um PC, aplicar DSP e usar saídas coaxial ou óptica.
Fiz todos estes testes para garantir que tudo funcionava (e funciona), dedicando depois um pouco mais de tempo à saída USB e às suas duas funções - o Eversolo Volume Control (EVC), um controle de volume digital desenhado pelos engenheiros da marca chinesa, e a igualização paramétrica e gráfica. E o A10, nesta configuração, é um transporte digital magnífico - permitindo, com o EVC, fazer uma ligeira atenuação digital e evitar intersample overs com DACs que não tenham ou controlo de volume digital ou headroom interno para lidar com esse fenómeno (mais comum do que se pensa). E esta igualização funciona muito bem, melhor do que a baseada em hardware, permitindo pequenos ajustes que alguns discos muito precisam… Muito útil também o facto de a igualização ter um controlo de ganho para evitar distorção caso se aumentem excessivamente certas frequências ou para evitar perda de volume caso se diminuam. Se achar o A10 um pouco caro apenas como transporte digital, o A6 permite também usar a saída USB e aplicar estas duas funções, a um preço muito mais acessível (embora sem o benefício de um saída galvanicamente isolada).
Fiz também um breve teste ao A10 como DAC, quer ligando um transporte digital (MXN10 da Cambridge) à entrada coaxial, quer ligando um portátil por USB, e tudo correu como o previsto. E o mesmo aconteceu com o ADC, ligando o mesmo MXN10 pelas entradas analógicas, ligando a opção ADC, e usando DSP com esse sinal.
Conclusão
Muito deste teste foi mais um teste de utilização e de tentar explicar o uso prático de um produto tão complexo, do que um teste sonoro - embora também isso tenha sido descrito neste testes. Mesmo assim não me foi possível testar tudo - opções como subwoofer, room correction, a porta SFP ou adicionar discos internos não me foram possíveis de testar, seja por falta de tempo, por falta de equipamento ou pelo simples facto que o teste ficaria demasiado longo e fastidioso.
Para aqueles que se preocupam com a complexidade do Eversolo, afastando-os deste produto, estão enganados - as muitas opções que ele proporciona são apenas isso, opções, e não têm que ser usadas. É perfeitamente possível comprar o A10, fazer login a um serviço de streaming ou instalar um disco e colocar lá uns «Teras» de boa música, fazer play e nunca mais pensar nisso - ignorando o resto que ele faz.
Na economia e na gestão, “ciências” muito dadas ao jargão, o conceito de “valor” é muito utilizado, sendo muitas vezes apenas um eufemismo para dinheiro - um pouco à semelhança de chamar colaboradores aos trabalhadores ou empreendedores aos empresários. Mas pode também significar «value for money», ou seja, o valor intrínseco de um produto face ao seu custo - e nesse ponto de vista o A10 é simplesmente imbatível, nenhum outro produto oferece tantas coisas numa só caixa e por este preço, e por isso tudo é uma compra fácil de recomendar: basta adicionar um amplificador de potência (como o F10) e umas colunas e está o sistema montado (ou até mesmo umas colunas activas). O risco corrido pela Eversolo seria o de o A10 se tornar num «jack of all trades, master of none», ou seja, ao tentar fazer tantas coisas ao mesmo tempo, não fazer nenhuma bem. Mas isso não é verdade: é um excelente pré-amplificador, um magnífico transporte digital e um bom streamer/DAC, entre muitas outras coisas - com um som um pouco mais suave e leve que outros concorrentes, recomenda-se, se possível, que se puxe pelo controlo de volume para que ele soe mais vivo e presente. Dito isto, longa vida à Eversolo!
Eversolo DMP-A10
Preço 3979 €
Contacto O equipamento testado foi disponibilizado pela Delaudio, mas é possível encontrá-lo igualmente, por exemplo, na Imacustica ou José L Marques.