Uma fonte digital de alto gabarito
Introdução
Uma consulta ao site da Aurender e encontramos uma curiosa mensagem de apresentação que passo a transcrever: “Bem-vindo ao The Aurender Way – a abordagem mais luxuosa, elegante e de alto desempenho disponível para streaming e reprodução de música baseada em ficheiros”.
Desde 2010, data da sua fundação, a Aurender tem-se afirmado como uma marca líder no sector de fontes digitais, sempre com o objectivo de tirar o computador da equação do áudio digital suportado em ficheiros de música.
Hoje em dia existem no mercado múltiplas opções de streamers cuja concepção foi orientada na óptica do utilizador. Contudo, nos primórdios do streaming, este era basicamente feito com recurso a um PC e a um conjunto de programas diversos cuja parametrização optimizada para a leitura de ficheiros de música com qualidade audiófila apenas estava ao alcance de utilizadores informáticos mais informados, requerendo conhecimentos que o utilizador comum não possuía, o que acabava por ser uma fonte de frustração para estes.
A Aurender é uma marca pioneira no design e produção de leitores de streaming digital de última geração. Apresentou-se inicialmente no mercado do áudio de alta qualidade com leitores de streaming puro, sem DAC, cujo objectivo era e continua a ser o de elevar o streaming de música aos patamares qualitativos que os audiófilos reconhecem nos formatos físicos como o CD e SACD, mas com a conveniência e as vantagens que o streaming oferece em termos de variedade de escolha e facilidade de utilização.
Mais tarde apareceram os modelos que incluíam o circuito de conversão D/A interno, podendo ser utilizados como qualquer leitor de CD, também os modelos com mecanismo de leitura de CD’s, possibilitando ao utilizador ripar esses CD’s e constituir a sua própria biblioteca de ficheiros de música na memória interna ou em discos HDD/SSD e funcionando assim como servidores de música, para além da primordial função de streaming. O passo seguinte na evolução foi a inclusão das funções de pré-amplificação, nomeadamente a possibilidade de seleccionar entre as diversas entradas digitais disponíveis e controlar o volume, admitindo a ligação directa a amplificadores de potência.
A gama de produtos da marca divide-se hoje em dia em três grandes grupos: a linha ACS (Aurender Content Server) que inclui um mecanismo de leitura e cópia de CD’s e funciona como servidor e streamer. Segue-se a linha “N” que são modelos de streamers puros, sem conversão D/A, e que dispõem apenas de saídas digitais para ligação a um conversor digital/analógico exterior. Por fim a linha “A”, na qual este A20 se insere, que inclui as funções de streamer e servidor, e que inclui internamente a função de descodificação D/A e de pré-amplificação, disponibilizando as habituais saídas digitais, mas também saídas analógicas RCA e XLR.
Descrição
O modelo A20, objecto do presente artigo, pode ser visto como uma versão simplificada nas suas funcionalidades do modelo de topo da linha “A” o A30. De facto, o A20 dispensa a funcionalidade de cópia de CD’s e respectivo software de controlo e edição de metadados, dispensa também a memória interna de 10 TB do A30, substituído essa opção por duas slots no painel traseiro que aceitam discos HDD/SSD de 2.5 polegadas caso o utilizador deles necessite. O A20 inclui apenas uma saída para auscultadores na forma de um jack de 6,5 mm, enquanto o A30 oferece também saída balanceada via ficha XLR de 4 pinos, embora ambos contem com um circuito de amplificação de auscultadores dedicado.
Ambos os modelos partilham a mesma plataforma e o mesmo chipset elaborado com recurso aos integrados topo de gama DAC AKM 4497 dual mono, com resolução até 768 kHz/32 bit e DSD512, que incluem tecnologia de descodificação completa MQA. Em termos de opções de streaming as plataformas Tidal e Qobuz estão disponíveis por defeito, bem como o serviço de Internet Radio com acesso a milhares de estações de rádio online sendo que, na aplicação de controlo Aurender Conductor, outras opções poderão ser selecionadas. De salientar que, seguindo uma política de constante desenvolvimento, ambos os modelos A20 e A30 receberam muito recentemente a certificação ROON Ready.
O A20 possui um CPU Intel N4200 Quad Core e inclui um relógio de precisão baseado em FPGA (Field-Programmable Gate Array) com redução de jitter, abaixo de 100 fs, que cronometra com precisão as transmissões de dados de áudio digital e minimiza o jitter para níveis abaixo do insignificante. Inclui também um circuito de pré-amplificação de alta qualidade que permite o ajuste do volume de saída de -90 dB a 0 dB, em passos de 0,5 dB.
O A20, tal como é habitual na marca, possui também um sistema de energia ininterrupta UPS alimentado por supercondensadores, que garante que, mesmo em caso de falha de energia, o A20 possa completar o ciclo correcto de desligamento. A fonte de alimentação é do tipo linear e baseada em quatro transformadores toroidais distribuídos por 1x50 W (CPU), 2x25 W (DAC L&R), 1x35 W (FPGA & Amplificador para auscultadores).
Deixo de seguida um resumo das principais características do A20:
• DAC dual mono com fonte de alimentação igualmente dual mono, linear e de ruído extremamente baixo, com função integrada para alimentação por UPS.
• Ajuste de volume via App, controlo remoto ou botão no painel frontal.
•Clock FPGA com redução de jitter.
• Amplificador de auscultadores de alta qualidade.
• Saída dedicada USB Audio classe 2.0 de ruído ultrabaixo.
• Descodificação MQA total.
• Certificação ROON Ready.
•Upsampling até 786 kHz, 32 bit.
• DSD até 256 DoP, 512 nativo.
• LAN, USB 3.0 com isolamento especial.
Como já mencionado, o A20 possui um sistema de disco interno SSD de 480 GB de capacidade, a partir do qual é feita a leitura dos ficheiros. Sempre que um ou mais ficheiros são colocados na fila de espera, são de imediato copiados para esta memória ficando prontos para a leitura imediata, o que permite que as funções secundárias sejam desligadas, minimizando o ruído do sistema e contribuindo para uma melhor qualidade geral do som.
A App Aurender Conductor, agora na sua versão V4, é a interface de reprodução e operação ideal para o Aurender A20, disponível para iOS e Android. Fornece aos utilizadores uma vasta gama de funções que podem ser personalizadas, tais como o ajuste do ganho da saída analógica, controlo de inversão de fase nas saídas XLR, modos de upsampling, selecção de filtros digitais e analógicos e muito mais. Graças à descodificação MQA completa, a App não requer a compra de funções adicionais de descodificação MQA. A utilização da App é muito intuitiva e, mesmo para utilizadores avessos a procedimentos informáticos, bastante fácil de interagir e dominar após um curto período de adaptação.