Um grande som para espaços pequenos
Audições
As Perlisten Audio R4b foram ligadas ao sistema residente, constituído por conjunto préamplificador / amplificador de potência Accuphase C-2150/P-7300, como fonte digital o servidor / streamer Aurender A20 e ainda um transporte de CD’s Primare DD15. Como fonte analógica esteve o gira-discos Pro-Ject Xtension 10 Evolution com cabeça Hana ML e o prévio de phono Elac PPA-2. A cablagem incluiu o cabo digital Nordost Blue Heaven Coaxial. Na interligação analógica balanceada da amplificação esteve o Kimber Select KS-1121 e nas colunas os habituais Kimber Select KS-3033.
Listagem resumo das obras escutadas durante a avaliação:
• Anton Bruckner - Sinfonia nº 4, Orquestra do Minnesota, Osmo Vanska - Qobuz HR
• E. Grieg – Concerto para piano e orquestra em Lá menor, Op. 16, Krystian Zimerman, Orq. Filarmónica Berlim, H.V. Karajan - Tidal
• L.V.Beethoven – Fantasia Coral, Op.80, Orquestra sinfónica de Boston, Coro do Festival de Tanglewood, Seiji Ozawa – Qobuz
• G. Mahler, Sinfonia nº 9, Orquestra Real do Concertgebouw de Amesterdão, Riccardo Chailly, Qobuz
• G. Verdi, Requiem, Coro e orquestra sinfónica de Londres, Gianandrea Noseda, Qobuz HR
• Maria João / Aki Takase – Alice, Enja Records (CD)
• Eddy Louiss - Sang Mêlé, Nocturne (CD)
• Pink Floyd - The Wall, EMI (LP)
• Patricia Barber – Companion, Qobuz
• Joe Morello - Take Five, Tidal
• Scorpions - Gold Ballads, Harvest (LP)
As R4b foram colocadas a cerca de 40 cm das paredes traseiras e laterais com um muito ligeiro ângulo em direcção ao ponto de escuta. Ainda que não possuam a mesma escala das minhas residentes S7t, nem outra coisa seria de esperar, as Perlisten R4b conseguem exibir muitas das qualidades que constato com o modelo de topo, nomeadamente no que se refere à reprodução de vozes quer em solo quer em grupo.
Iniciei as audições com a escuta do Requiem de Verdi, uma gravação realizada ao vivo em 2016 no Barbican Hall, em Londres, directamente em formato DSD 128fs e que foi comercialmente lançada em SACD em estéreo 2.0 e multicanal 5.1. A execução, ainda que não seja consensual, por força dos tempi adoptados pelo maestro, possui uma força e uma vitalidade absolutamente electrizantes e que deverá ter sido um privilégio para os que puderam assistir in loco ao concerto. As R4b conseguiram realizar a difícil tarefa de transmitir a imponência e a escala sinfónica da obra, com uma clareza e uma presença notável nas vozes e uma transparência nos instrumentos da orquestra que me proporcionou uma audição envolvente e verdadeiramente estimulante.
Curiosamente e por comparação com as minhas S7t, o desempenho das R4b nos registos agudos, uma faceta à qual sou particularmente sensível, surpreendeu-me muito positivamente, graças à sua pureza e discrição, com uma apresentação que tem muito em comum com as suas irmãs da série S que podem contar com um tweeter de berílio muito mais sofisticado do que a cúpula de seda utilizada na série R. Por vezes parece que os tweeters são apenas uma extensão das unidades de graves e médias frequências, tal é discrição e a subtileza da sua apresentação, contudo, a resolução nas altas frequências e o equilíbrio com os registos médios foram apresentados de forma soberba, com uma fidelidade e uma destrinça tímbrica absolutamente notáveis.
No que se refere à resposta ao nível dos registos graves, e graças à utilização de uma caixa selada, as R4b possuem um grave que soa sempre rápido, excelentemente recortado e com um impacto notável para umas caixas deste tamanho. Poderia ser mais extenso caso a marca tivesse optado por um pórtico reflex, mas certamente não teria o mesmo nível de clareza e definição. E não é apenas uma questão de definição. As R4b provaram uma apetência muito especial por tocar a altos volumes de som sem indícios de compressão ou desconforto. Desde que a amplificação tenha o músculo e o controlo necessário para as domar elas respondem com uma sonoridade vigorosa, imponente e admiravelmente reveladora. O palco sonoro apresentou-se sempre amplo, com uma estabilidade e um detalhe notáveis nos planos laterais e em profundidade, mantendo e permitindo uma correcta identificação dos intervenientes em palco.
O cuidado posto na selecção das unidades activas e na construção da caixa, resultam numa sonoridade muito homogénea, sem modos de transição aparentes do grave para os médios e destes para os agudos. A cor do timbre é sempre a mesma, qualquer que seja o registo a reproduzir. Quer se trate de um efectivo orquestral como o singelo acompanhamento da Patricia Barber em Companion, ou quando são invocadas as forças da orquestra, como em Bruckner ou Mahler, sempre as Perlisten conseguem, com um óptimo sentido de ritmo, de escala e de equilíbrio entre todos as frequências, reproduzir de forma segura e firme os crescendos orquestrais, mantendo os fortíssimos durante o tempo necessário à sua fruição sem sacrifício da inteligibilidade do todo.
Conclusão
Na minha análise ao modelo de topo S7t escrevi a propósito: “A Perlisten Audio tem na série R uma alternativa mais acessível à série S, com modelos semelhantes, a mesma estrutura de caixa, a mesma unidade DPC, embora faça uso de altifalantes fabricados com materiais menos sofisticados. Possivelmente oferecerão 80% da performance por 50% do preço o que é uma opção irresistível para quem procura o «high-end on a budget».
Pude agora verificar na minha sala de audições e no meu sistema a veracidade daquela afirmação. As Perlisten R4b são umas colunas muito fáceis de integrar em sala. Não são umas colunas pensadas para encher espaços de grandes dimensões, antes para proporcionar uma experiência sonora e musical plena em espaços mais pequenos, desiderato que cumprem plenamente desde que bem alimentadas. Naturalmente o Accuphase P-7300 não teve qualquer dificuldade em puxar por elas, contudo, a tentação de as ligar a um qualquer amplificador integrado de menores pretensões poderá não ser a melhor opção.
Tal como se apresentam e cumprida a condição de as casar com amplificação competente, as Perlisten R4b são umas colunas capazes de uma performance sonora muito acima do que o seu tamanho faria prever. Um som enorme, líquido e de excelente resolução, tudo atributos de um produto de categoria high-end a um preço totalmente realista e justificado.
Colunas Perlisten Audio R4b
Preços:
Colunas R4b 4 250 €
Suportes RSLR-HGB 1 650 €
RepresentanteUltimate Audio