Um grande som para espaços pequenos
Introdução
A Perlisten, contracção de “Perceptual Listening” é uma empresa com sede em Verona, cidade do estado norte-americano de Wisconsin, que se deu a conhecer ao mundo em 2021. Logo no ano seguinte tive a oportunidade de publicar na Audio & Cinema em Casa a minha análise ao modelo de topo de gama S7t, colunas que passaram, desde então, a fazer parte do meu sistema residente.
Para os leitores que eventualmente ainda não conheçam a marca, relembro que a Perlisten Audio tem à sua frente técnicos com uma larga experiência na concepção de produtos de áudio. Dan Roemer trabalhou na NHT, Acoustic Research e Advent, tendo mais tarde assumido o papel de Chefe do departamento de R&D da MITek Corporation. Lars Johansen trabalhou para marcas como a JBL, Harman Kardon, Klipsch e Jamo, tendo assumido um cargo de gestão na Harman International de 1990 a 1999. Lars esteve também envolvido no desenvolvimento e produção de componentes high-end na Dinamarquesa Peerless, tendo sido nos últimos anos figura de proa na Miller & Kreisel (M&K Sound).
Durante o período de desenvolvimento foram estabelecidas as premissas para a gama de produtos, nomeadamente o cumprimento dos critérios necessários à certificação THX Dominus, o grau de certificação THX de maior exigência, o que veio a acontecer em 2020 para um conjunto de seis modelos. Outros modelos de menores pretensões como as colunas de prateleira R4b, objecto do presente artigo, exibem, orgulhosas, o nível de certificação THX Ultra, que é o nível imediatamente abaixo do nível máximo Dominus.
Descrição
As Perlisten R4b, são umas colunas de colocação em suporte, ou de prateleira como os americanos gostam de lhes chamar. Trata-se de um modelo de caixa selada, funcionando segundo o princípio de suspensão acústica e, embora não pareçam num primeiro olhar, são umas colunas de três vias. As R4b distinguem-se pela utilização de um conjunto de altifalantes instalados num guia de onda, a que a marca chama de DPC-Array (Directivity Pattern Control), (Patent Pending), proprietário, o qual se destina a assegurar uma óptima directividade das frequências médias-altas no eixo horizontal, mas com uma resposta fortemente limitada no eixo vertical, evitando assim os efeitos nefastos que a reflexão no tecto pode impactar na reprodução musical.
A unidade DPC da série R inclui um tweeter de cúpula de seda com 26 mm ao centro e duas unidades de médias frequências constituídas por duas cúpulas de seda também com 26 mm e instaladas uma acima e outra abaixo do tweeter, escondidas por detrás de uma tampa perfurada. O woofer é uma unidade com 165 mm, desenvolvida pela Perlisten e que conta com um cone HPF (Hybrid Pulp Formulation), um material obtido pela mistura de fibras de madeira, bambu e lã. Na traseira as R4b possuem um par de terminais de colunas roscados, de excelente qualidade, e que aceitam cabo nu, fichas banana e forquilhas.
A Perlisten tem por hábito ser bastante rigorosa nas especificações técnicas divulgadas. As R4b, sendo uma caixa pequena e selada, não têm naturalmente a extensão de graves que seria possível se a mesma volumetria de caixa fizesse uso de um pórtico reflex. Ainda assim, a marca indica uma extensão de graves de 45 Hz a -10 dB com um valor típico em sala de 38 Hz. Mais problemático pode ser a baixa sensibilidade de 84.6 dB/W/m, o que conjugado com uma impedância nominal de 4 Ohm, valor mínimo de 3,8 Ohm, sugere a necessidade de um amplificador com amplas reservas de potência para realizar cabalmente todo o potencial das colunas.
As caixas são fabricadas em HDF e possuem travamentos e amortecimento internos como modo de controlo e redução de vibrações. Os suportes recomendados pela marca são os RSLR-HGB, solidamente construídos, e cuja base de suporte é realizada em aço de elevada resistência, e um pilar central que impõe um ângulo de inclinação de 2 graus por forma a permitir o alinhamento temporal de todas as unidades, sendo possível efectuar um ajuste fino com os pés roscados. As R4b estão disponíveis nos acabamentos preto e branco, em lacado de alto brilho.
Especificações técnicas:
Alinhamento da caixa 3 vias, suspensão acústica
Altifalantes DPC Array - 3 cúpulas de seda de 26 mm
Woofer 165 mm, cone HPF
Sensibilidade 84,6 dB / 2,83v / 1 m
Impedância nominal 4 Ohm (valor mínimo de 3,8 Ohm)
Resposta em frequência 80 Hz a 20 kHz ±1.5dB)
45 Hz a 32 kHz (-10 dB)
Extensão frequências em sala 38 Hz
Dimensões 382 x 230 x 236 mm
Peso 9,5 kg
Potência admissível aceite 50 a 200 Watt RMS
SPL máxima 107,6 dB (pico)
Certificação THX Ultra