O futuro do passado para as salas de hoje
Audição
O posicionamento das Vintage 5 foi bastante fácil - ficaram a uma distância de cerca de 80 cm da parede de trás, sendo a distância entre as colunas de 2 m. (poderia afastá-las mais se o meu ponto de audição estivesse a maior distância das colunas). A audição realizou-se a partir da amplificação do meu Rotel 1592 residente e sobretudo com o leitor SACD Atoll SACD 200 ligado a um DAC, o DSD Cyan da Holo.
Do ponto de vista dos valores anunciados para as características (87 dB de sensibilidade e mínimo de impedância de 8Ω), esperar-se-ia que as exigências de amplificação para um nível óptimo de audição fossem baixas. Como tal, e porque estava a combiná-las com um amplificador com um nível de saída superior ao recomendado, achei melhor não “puxar muito” por elas.
Em geral, gostei muito da reprodução. Gostei muito da subtileza dos agudos, da musicalidade dos médios e da coerência sonora e, apesar da fonte única, as Vintage 5 conseguiram criar um palco de dimensões apreciáveis. Passei bastante tempo a experimentar diferentes níveis do manípulo de presença, mas acabei por colocar o botão na posição intermédia.
Fiquei com a sensação que as testei numa sala demasiado grande. E imagino que deveriam funcionar ainda melhor com um amplificador a válvulas.
Mas passemos ao resumo das audições:
Playlist
Dorothee Mields & Lauten Compagney Berlin – Purcell Love Songs – CD Carus
Concerto Italiano (dir. R. Alessandrini) – More Bach Please – CD Naive
Oded Tzur Quartet – My Prophet – CD ECM
Samara Joy – Portrait – CD Verve
Ben Nicholls – Duets – CD Hudson Records
Beth Hart – You Still Got Me – CD Provogue
Clássica. Dorothee Mields é uma das melhores sopranos da sua geração e a interpretar canções de amor do grande Purcell, dificilmente nos poderíamos afastar para longe do paraíso. As Vintage 5 contribuíram com o têm de melhor: a subtileza do registo agudo e a musicalidade dos médios, preservaram a riqueza do timbre de Mields e eternidade das melodias do Orfeu Inglês. O Concerto Italiano dirigido por Rinaldo Alessandrini apresentou, nesta gravação transcrição de peças instrumentais a solo de Bach para orquestra e o resultado foi, como esperado, nada mais do que excelente. Mas aqui, não percebi muito bem porquê, as Vintage 5 pareceram-me ter um desempenho ligeiramente menos convincente em termos da separação dos timbres e da presença dos instrumentos.
Jazz. Oded Tzur na sua mais recente gravação para a ECM mantém toda qualidade, serenidade e emoção que lhe conhecemos e as Vintage 5 souberam reproduzir com mestria o magnífico timbre de Tzur e os belos diálogos entre Tzur e o pianista Nitai Hershkovits. Outra vez, a subtileza e a musicalidade das Vintage 5 a trazer dividendos. E Samara Joy, a nova grande interprete de jazz americana na sua segunda gravação para a Verve - que voz, que timbre, que interpretação! Bom desempenho das Vintage 5 não acrescentando nada que nos distraísse da pureza e emoção da voz de Joy, mantendo uma neutralidade apreciável e sabendo recriar a intimidade morna da gravação.
Rock/Folk. Ben Nicholls é um contrabaixista de música tradicional que acompanha as grandes bandas e intérpretes do Reino Unido, aqui em dueto com grandes intérpretes tais como Jon Boden, Fay Hields, Cara Dillon, etc. Um CD excelente. As Vintage 5 transmitiram o silêncio, a simplicidade das melodias sempre com grande sobriedade e uma tonalidade um tudo-nada sombria muito agradável. Finalmente, a explosiva Beth Hart, na sua mais recente gravação, acompanhada de sumidades como Slashe Eric Gales. Rock-blues de alto gabarito com o que considero uma das suas mais estrondosas intérpretes e os solos de guitarra que se impunha. Aqui as Fyne soaram convincentes e entusiasmantes, talvez com uma certa subtileza nos agudos, mas isso até nem era um defeito…
Conclusão
Para esta gama de preços, as Fyne Vintage 5 enfrentam uma grande concorrência. A seu favor têm um estilo muito próprio, uma coerência difícil de ultrapassar, grande musicalidade e subtileza. Diria também que o seu êxito dependerá, como quaisquer colunas, do equipamento com que são emparelhadas e da sala onde são colocadas. Diria que são quase certamente ideais para combinar com amplificação a válvulas, se possível, em salas pequenas ou médias e afiguram-se-me mesmo as colunas perfeitas para ouvir em frente a uma lareira.
E, não há dúvida, são bonitas. Só posso recomendar.
Fyne Audio Vintage Five
Preço 4450 €
Representante Supportview