Um amplificador integrado de alto nível e que nunca precisará de actualizações
Comecei então a minha escuta deste amplificador, acompanhado, como referi acima, pelas KEF LS50 e por um streamer MXN10, da Cambridge Audio - e com o mais recente disco do trompetista Avishai Cohen, Ashes of Gold (2024, ECM, 24 bits/88,2 kHz) (recomenda-se aliás a escuta de toda a sua discografia, especialmente os discos já lançados na ECM). E, quando pensei que o A8 não ia ter pedalada para as LS50, teve e não foi pouca… Som presente, com muito corpo, sem nenhuma falta de «sumo» - a ocasional falta de graves é culpa exclusiva das LS50, que a -3 dB não descem abaixo dos 80 Hz. O timbre de todos os instrumentos, particularmente da trompete, é reproduzido na perfeição, contribuindo para isso também a habitual qualidade de gravação da ECM - e também a espacialidade típica destes discos é muito bem reproduzida pelo A8, com a sensação de termos som a entrar de todos os lados.
Segui depois para o disco Modern Times, de Bob Dylan (2006, Columbia, 16 bits/44,1 kHz), provavelmente a melhor obra «moderna» do cantautor norte-americano - e o A8 entrega a voz rouca e algo sussurrada de Dylan sem reservas, com muita emoção e presença. Todos os outros instrumentos soam fiéis ao seu som original, sem nunca se embrulharem uns com os outros - e o A8 proporciona também a sensação de energia e ritmo que precisamos de sentir com esta música, soando sempre muito «dançável». A única crítica que se pode fazer será que, quando se começa a puxar muito pelo A8, leia-se 90 dB, começam a surgir alguns sinais do amplificador estar perto do limite - o que é perfeitamente natural num amplificador deste preço e com esta potência (sendo que, pessoalmente, raramente ultrapasso os 75 dB, portanto tal não seria um problema).
No mundo da música clássica, escolhi Liszt: Transcendental Etudes (2016, Myrios, 24 bits/88,2 kHz), do pianista russo-americano Kirill Gerstein - que aqui se aventurou a interpretar algumas das peças tecnicamente mais exigentes alguma vez escritas para o piano. Novamente o timbre do piano sobressai pelo seu realismo, mas volta outra vez a notar-se uma excelente organização e coerência entre todas as frequências, com o piano a soar uniforme e coeso em todos os registos. Destaque também para a boa capacidade lidar com picos dinâmicos, tanto os picos altos como os picos baixos, o que não é assim tão comum em amplificadores desta gama.
Como conclusão, testei rapidamente a igualização, que me pareceu funcionar bastante bem e que, repito, só foi pena não fazer parte do controle remoto. Também a saída de auscultadores, onde a igualização é particularmente útil, me impressionou pela positiva, usando uns Focal Spirit One S - e embora deva aqui admitir a minha parca experiência na matéria, senti que o A8 conseguiu alimentar os Focal sem nenhum problema, apresentado um cheio e encorpado que me agradou bastante. Ouvi ainda brevemente o A8 com umas B&W 606 (edição de 2019) e tudo o que descrevi em cima com as LS50 se repetiu com as B&W, mostrando que o A8 poderá ser relativamente agnóstico na sua escolha de parceiros.
Havendo outros bons produtos nesta gama de preço, o Rotel A8 soa impressionante para um amplificador abaixo dos 500 € - juntando-lhe um streamer barato, como o MXN0 da Cambridge ou algo da Bluesound ou da Eversolo, e um bom par de monitoras acessíveis, como as recentes B&W 606 S3 aqui testadas, e estamos perante um excelente conjunto de iniciação na alta-fidelidade - com a vantagem de um amplificador como este não ter nenhum prazo de validade, ao ser completamente analógico. Se, há uns anos, a generalidade dos produtos nesta gama de preço apresentava compromissos sonoros evidentes aos ouvidos treinados, é de facto impressionante o quanto a tecnologia e a produção asiática permitiram evoluir - se estiver a procura de um amplificador abaixo dos 500 €, por favor não ignore o Rotel A8, vai ser muito difícil à concorrência bater este produto. Recomendado!
PS - Para quem gosta de medições, fica o link
Medidas Rotel A8
Amplificador integrado Rotel A8
Preço 429 €
Representante Sarte Audio