Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Quad Revela 1

Quad Revela 1

Miguel Marques

4 novembro 2024

Música em tons de veludo


No jazz ouvi o disco I Mean You (2002, Mons Records, 16 bits/44,1 kHz) do saxofonista Peter Weniger, que aqui alterna entre o tenor e o soprano, acompanhado por Lynn Seaton no contrabaixo e por Jeff Hamilton na bateria (que muitos conhecerão por ser, há muitos anos, o baterista de eleição de Diana Krall). Os temas tocados no soprano reforçam o que já tinha ouvido no disco anterior, os agudos são muito requintados, mesmo num instrumento tão agressivo como o saxofone soprano… Notei também uma coisa curiosa no palco - sendo bastante largo, é pouco profundo, o que cria uma sensação muito curiosa de proximidade e intimidade (palco pouco profundo) e de espacialidade e separação (palco bastante largo), algo parecido ao que um pequeno auditório proporciona num concerto de jazz. Repeti também nos graves a mesma sensação do disco anterior - bastante encorpados, mas gostaria de ouvir um pouco mais de clareza e definição (embora noutros discos de jazz não tenha sentido isso, podendo ser apenas uma excessiva sensibilidade aos defeitos de gravação dos discos).

Foto 4 Quad Revela 1

No mundo da música clássica, escolhi o disco Exotic Dances from the Opera do maestro Eiji Oue (1996, Reference Recordings, 16 bits/44,1 kHz) - com um Dynamic Range de 15, como é comum nesta editora. Notei logo aqui, e em directo contraste com as 606 S3 que as precederam, que as Revela 1 não gostam de tocar a baixos volumes, soando algo desinteressantes. Mas quando se puxa pelo volume, elas «acordam» e revelam todo o seu esplendor… Aliás, a música clássica (e a música bem gravada), revelou-se uma excelente parceira para estas Revela 1, que reproduziram todas as dinâmicas desta gravação (e são muitas) de forma exemplar. O timbre e a textura de cada instrumento são também reproduzidos sempre de forma integral e correcta. Em contraste com os dois discos anteriores, não senti aqui nenhuma falta de clareza ou definição nos graves, também eles reproduzidos fielmente - e os agudos mantiveram a sua tonalidade quente e aveludada.

Foto 5 Quad Revela 1

Já no rock, o disco homónimo dos Audioslave (2002, Epic Records, 16 bits/44,1 kHz), banda que reúne o saudoso Chris Cornell, quiçá o meu cantor de rock preferido, aos instrumentistas dos Rage Against the Machine (RATM, para os amigos), foi a minha escolha para estas Revela 1. O principal destaque vai para o excelente timbre rouco da vez de Cornell, tocado de forma perfeita - assim como a poderosa guitarra de Tom Morello, carregada de electrónica. Deve aqui notar-se que a natureza mais relaxada das Revela 1 pode não transmitir a energia que alguns gostariam de ouvir nesta música mais “pesada” - a mim não me incomodou, antes pelo contrário, mas já ouvi colunas entregarem esta música de forma bastante mais imediata e directa.

Foto 6 Quad Revela 1


Uma das tarefas mais difíceis de testar produtos com regularidade é conseguir ter a adaptabilidade de ouvirmos produtos que soam muito diferentes de forma consecutiva - em algumas coisas estas Revela 1 estão nos antípodas das B&W 606 S3 que as antecederam, e isso requereu algum ajuste da minha parte (tenho aliás para mim que, tal como a neurologia demonstra, as famosas “rodagens” da alta-fidelidade são pouco mais que o tempo que o nosso ouvido requer para a devida adaptação a um novo produto). Com uns agudos muito suaves, característica de todos os tweeter de fita que ouvi até hoje, médios impressionantemente neutros e uma apresentação relaxada e muito sofisticada, de palco largo mas não profundo, as Revela 1 são particularmente fortes com música que requeira mais requinte que energia - e não serão talvez os melhores companheiros para produtos que já enfatizam excessivamente estas características, como os amplificadores Classe A. Senti apenas (ocasionalmente, note-se) falta de um pouco mais de definição nos graves e de um pouco mais de energia e rapidez na apresentação - mas com a música certa, as Revela 1 são das colunas com mais classe e refinamento e que já ouvi neste segmento e um excelente representante do tão famoso “som britânico”. Mais um produto a ter em conta, nas muitas opções que o audiófilo moderno tem hoje (felizmente) à sua disposição. Se tiver oportunidade, dê uma escuta atenta a estas Revela 1.


Colunas Quad Revela 1
Preço             1199 € 
Representante Sarte Audio