O charme alsaciano
Da bonita região da Alsácia, França, chegou recentemente (2021) ao mercado a nova marca de altifalantes Revival Audio - fundada por Daniel Emonts, que trabalhou muitos anos em marcas como a Focal ou a Dynaudio, entre outras (no vídeo abaixo é possível ter uma pequena introdução à marca e ao seu fundador). A empresa francesa começou por nos apresentar a sua linha Atalante, tendo mais recentemente introduzido também a linha Sprint - mas nestas páginas, é das Atalante 3 que irei falar com maior detalhe. Mas, para já, podem ver este vídeo da marca: Revival Audio
As Atalante 3 são as mais pequenas e mais acessíveis da linha Atalante (e que aqui foram testadas sem o seu suporte opcional), onde também temos as Atalante 4 e as Atalante 5 - e que, fica o aviso, não são tão pequenas quanto as imagens na Internet sugerem; são até razoavelmente grandes e certamente no limite do que se pode chamar de monitoras… Tecnicamente trata-se de um desenho com dois altifalantes, um woofer de sete polegadas e um tweeter de 28 mm - ambos recheados de tecnologia, segundo a Revival Audio. O woofer é então feito através do processo BSC (Basalt Sandwich Constrution), enquanto o tweeter beneficia de suspensão assimétrica - para saber mais sobre ambas as tecnologias é ver os links em baixo (e a Revival refere ainda o uso de componentes cuidadosamente seleccionados nos seus crossovers, assim como da patenteada tecnologia ARID “Anti Resonance Inner Dome” nos seus altifalantes).
Toda esta tecnologia traduz-se numa frequência de resposta dos 44 Hz aos 22 kHz (a -3dB), numa sensibilidade 87dB e numa impedância nominal de 6 ohm (mínima de 4.4 ohm) - não sendo particularmente sensíveis, o benigno valor da impedância deverá ajudar a amplificar estas Atalante 3 sem grandes dificuldades. Os dois links abaixo conduzem a páginas do site da marca sobre a tecnologia dos seus altifalantes:
De um ponto de vista de design, as Atalante 3 são muito interessantes, com um aspecto clássico e simples, a fazer lembrar as monitoras britânicas inspiradas no conceito da BBC, como as Harberth ou as Spendor. O tweeter está desalinhado com o altifalante de médios/graves, o que torna as colunas “espelhadas” e, portanto, assimétricas, sendo possível colocar o tweeter “por dentro” ou “por fora” (teoricamente a Revival Audio soluciona este problema catalogando cada um dos altifalantes como L e R, mas fica por perceber se isso indica a perspectiva do ouvinte ou do sistema…). No entanto, no manual, a Revival indica que, nos casos em que a distância entre os altifalantes seja inferior a três metros, os tweeters devem estar “por fora”, e, nos casos em que essa distância seja superior a três metros, devem estar “por dentro”. No meu caso, ficaram então “por fora” - e, já agora, também não usei as esponjas para selar os pórticos que a Revival providencia, por não ter sentido excesso de graves durante as minhas audições. As grelhas também ficaram de fora, embora tenha gostado mais delas esteticamente do que pensaria.