No melhor lugar da sala de concerto
A influência maior ou menor que um cabo pode ter no desempenho de um sistema é um tema que tem feito correr rios de tinta desde que no iníquo dos anos 80 do século passado Jean Hiraga publicou um artigo em que comparava vários tipos de cabos entre si em termos de performance. Mais de quarenta anos passados ainda há quem jure pelos dois extremos de opinião: os cabos são todos iguais e qualquer melhoria (ou pioria) percebida é puramente subjectiva; os cabos têm um importância suprema e é melhor comprar um cabo do que mudar um componente do sistema. É muito provável que a verdade esteja algures entre estas duas posições e no meu caso sempre tenho defendido que os cabos contam para optimizar a performance de um sistema de áudio e retirar de cada componente o seu melhor. Claro que é sempre bom tentar manter um equilíbrio e a racionalidade antes de qualquer tomada de posição, mas isso compete a cada um.
O tema desta análise é um cabo de interconexão com 1,5 m de comprimento e equipado com fichas XLR, ou seja, do tipo balanceado, proveniente de um fabricante californiano com já alguns anos de presença no mercado mas não muito divulgado entre nós até há pouco tempo. Mas a Logical Design achou que era tempo de dar a conhecer ao mercado português a Audience e vamos lá então falar deste componente.
Descrição
A linha frontRow é a topo de gama da Audience e é formada por um vasto número de propostas: cabos de interligação balanceados e não balanceados, para gira-discos, digitais, de colunas e de alimentação que incorporam as mais recentes tecnologias MORRE (Redução Musicalmente Optimizada de Energias Resistivas). Todos eles utilizam a tecnologia MORRE na sua construção e são o resultado de mais de 22 anos de experiência no design de cabos. Na topologia dos cabos frontRow são tidos em conta todos os aspectos construtivos, incluindo as geometrias dos condutores, a metalurgia, os conectores, a blindagem, os materiais dieléctricos e de revestimento e a interacção entre condutores – até mesmo detalhes como as frequências de ressonância mecânica dos materiais utilizados foram estudados.
Para garantir a máxima integridade do sinal, os condutores dos cabos frontRow utilizam como material condutor cobre modificado Ohno Continuous Cast (OCC) com 99,9999% de pureza, prata 99,9999% pura ou cobre banhado a prata de alta pureza, escolhendo-se sempre o material ideal para cada modelo de cabo. O material utilizado como dieléctrico é o XLPE (polietileno reticulado), escolhido pelas suas propriedades isolantes superiores e baixa microfonia, bem como Teflon e outros materiais. Dependendo do modelo e da aplicação, a MORRE pode utilizar uma trefilagem biaxial, coaxial, Perfect Lay (proprietário da Audience), cilíndrica dupla, dupla hélice ou outras geometrias de múltiplos condutores.
É igualmente dada especial atenção ao projecto e construção dos conectores. Cada ponto de contacto entre os conectores e os condutores foi optimizado para evitar a introdução de ruído, interferência, perda de sinal e outros efeitos indesejados, empregando metais tais como telúrio, cobre-berílio, ródio, ouro e prata. Os cabos frontRow utilizam ligações proprietárias sem solda ou materiais e técnicas de soldadura de última geração.
Os cabos da gama frontRow são tratados com o processo EHVP Extreme High-Voltage da Audience, que aplica tensões elevadas em combinações específicas. Esta técnica proprietária alinha a estrutura cristalina dos vários metais utilizados nos cabos para criar “caminhos” mais eficientes para os sinais viajarem através dos materiais. Para maximizar ainda mais o desempenho, os cabos recebem o tratamento Deep Cryo II da Audience, que alivia as tensões criadas na trefilação e fabrico do fio, fortalece os condutores e proporciona benefícios adicionais. Cada cabo é testado e queimado durante pelo menos três dias. O acabamento exterior garante um visual discreto, ou seja, pouco vistoso, e flexível. No caso em análise, a geometria XLR compreende dois condutores de fita axiais enrolados em espiral lado a lado em sentidos opostos, com uma blindagem entrançada enrolada no exterior. Os pinos XLR macho são de telúrio de massa ultrabaixa e os pinos fêmea são de berílio, igualmente de massa ultrabaixa. Cada cabo é testado e queimado durante pelo menos três dias.