Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Streamer /DAC AURALIC Vega S1

Streamer /DAC AURALIC Vega S1

Leonel Garcia-Marques

6 outubro 2024

Uma avis rara em plena revoada


Tempos houve no mundo áudio em que os leitores de rede eram uma raridade, um nicho de mercado, uma novidade difícil de engolir para os audiófilos dos quatro costados. Hoje, a oferta de leitores de rede enquanto transportes digitais ou combinados com DACs, leitores de CDs, amplificadores ou noutras versões tornou-se numa onda de dimensões que faria o Garrett McNamara hesitar. Mas há sempre a agulha a fazer-se encontrar no palheiro, por isso vale a pena continua a perscrutar.
Hoje, trago-vos uma nova proposta da Auralic o leitor de rede / DAC Vega S1 + módulo de alimentação PSU S1.

Foto 4 VEGAS1

A criação da Auralic teve como inspiração um concerto da Berliner Philharmoniker em Waldbühne Berlin em 2008, o que desde logo revela a paixão pela música clássica do fundador, CEO e Designer da empresa, Xuanqian Wang. E Wang, além de engenheiro de som, é também corredor de Super GT pela equipa (adivinhem?) AURALIC North America. A Auralic tem sede em Pequim mas uma sucursal cada vez mais importante em Portland (no Oregon, EUA).
Apesar de relativamente recente, a Auralic já tem desenvolvimentos de que se pode orgulhar, tal como, por exemplo, a introdução do ARK MX, o primeiro USB DAC assíncrono capaz de reproduzir arquivos de 32 bits/192 kHz. Após este modelo, o VEGA DAC foi lançado em 2012, tornando-se o primeiro DAC USB do mundo a reproduzir ficheiros DSD128. No campo dos USB DAC, a Auralic foi uma das responsáveis pelo USB DAC ser hoje tida como uma categoria para produtos de áudio de qualidade. No mesmo sentido, a introdução do ARIES, capaz de transformar qualquer DAC num leitor de rede, ajudou a criar a categoria Streaming Bridge e esse (o Aries Mini) foi o meu primeiro leitor de rede, que ainda utilizo.

Foto 1 VEGAS1

Hoje, trago-vos o Vega S1. O S1 é o mais recente leitor de rede /DAC de nível de entrada que a Auralic oferece (o Aries S1 é outro equipamento da série S1, mas sem DAC, sendo assim um transporte digital). O Vega S1 é o resultado de trickle-down porque herda tecnologias de áudio de produtos de topo de gama como o G2.2., como a plataforma dedicada da marca, a Tesla G3, inclui a tecnologia de memórias Direct Memory Access (DMA),  a Direct Data Recording (DDR), o Fusion DAC, modelo inovador proprietário da marca, que funde as tecnologias R2R (por resistências discretas) e a Delta-Sigma, isolamento galvânico e muitos outros componentes. A Auralic disponibiliza a unidade opcional de fonte de alimentação externa PSU S1. E, felizmente, o meu teste inclui sempre a PSU S1.

Foto 2 VEGAS1

Descrição


O Vega S1 tem um revestimento de alumínio anodizado com acabamento em preto mate, como é típico da marca. O design é minimalista com os botões de menu, play e volume na superfície superior. O ecrã frontal é de vidro e tem 12 cm de diagonal. O Vega S1 pesa 4 kg. As dimensões são (LxPxA): 20,7 cm x 29 cm x 8,5 cm. Ou seja, é de meio corpo. E a PSU S1 tem iguais dimensões podendo ser colocado por baixo do Vega S1 ou lado a lado. O Vega S1 tem saídas analógicas RCA e balanceadas (XLR) (ao contrário do Aries S1) e também entradas digitais 2 SPDIF óticas (Toslink) e 1 SPDIF coaxial e 1 USB A, ligação para disco externo HDD por USB B e para RJ45 para Ethernet. De salientar que a Auralic decidiu omitir as ligações Bluetooth e Wi-Fi para evitar o nível maior elevado de interferência por RF que as acompanham. O Vega S1 tem ainda uma ligação DV à fonte externa e uma ligação para cabo de corrente (quando se usa a alimentação própria do Veja S1).

Foto 3 VEGAS1

Como dissemos acima, o Veja S1 é o resultado de trickle-down de tecnologias de áudio de produtos de topo de gama como o G2.2. Isto porque herda componentes como a plataforma dedicada da marca, a Tesla G3 e o chip Direct Data Recording (DDR). Construída sobre uma arquitectura quad-core de 64 bits, a plataforma de streaming Tesla G3 oferece um aumento considerável de capacidade de processamento e é equipada com 2GB de memória de sistema do tipo DDR4. A Tesla G3 também inclui a tecnologia Direct Memory Access (DMA), que permite uma grande redução de jitter. Do G2.2, o Veja S1 também trás o DAC Fusion, modelo inovador proprietário da marca, que funde as tecnologias R2R (com resistências discretas) e o Delta-Sigma. No mesmo espírito, o Vega S1 também possui isolamento galvânico topo de gama.
O Vega S1 tem como características uma resposta em frequência de 20 Hz a 20 kHz, ±0,1dB e uma distorção harmónica total + ruído (THD+N) inferior a 0,00012% (saídas XLR) ou a 0,00015% (saídas RCA), de 20 Hz a 20 kHz a 0dBFS. A gama dinâmica (Dynamic Range) é de 130dB (saídas XLR), de 20 Hz a 20 kHz, com ponderação A (A-weighted).
O Vega S1 processa os mais importantes formatos de ficheiros digitais: AIFF, ALAC, APE, DIFF, DSF, FLAC, OGG, WAV e WV (lossness) e AAC, MP3 e WMA (lossy). E aceita as seguintes taxas de amostragem em PCM: de 44.1 kHz até 384 kHz a 32 bit e, em DSD: DSD64 (2,8224 MHz), DSD128 (5,6448 MHz), DSD256 (11,2896 MHz), DSD512 (22,57892 MHz).

Front

O Vega S1 é Roon Ready (mas é necessário um Roon Core separado). E é compatível com os principais serviços da NET: Amazon Music Unlimited, HighResAudio, KKBOX, Qobuz Sublime+, Netease Music, TIDAL/TIDAL Connect, AirPlay, Spotify Connect, TuneIn, Internet Radio, e é também é compatível com servidores domésticos conciliáveis com a norma UPnP/DLNA. 
A App da AURALiC, a Lightning DS para iOS comanda perfeitamente o Vega S1, embora também seja possível o comando através dos botões de menu no topo do S1 (a prometida versão para Android continua a não chegar).


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Streamer /DAC AURALIC Vega S1 Leonel Garcia-Marques
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos