Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Cambridge Audio CXA81 MkII

Cambridge Audio CXA81 MkII

Miguel Marques

4 outubro 2024


Um amplificador que poderá ser para muitos uma muito boa introdução ao mundo da alta-fidelidade.


Se há uma marca da qual nunca ouvi um mau produto, essa marca é a Cambridge Audio - mesmo nas gamas mais baratas, gostei de tudo que ouvi até hoje da empresa inglesa, que tem conseguido a proeza de se bater taco a taco com a concorrência chinesa. Chega-me assim, desta vez, às mãos o amplificador integrado CXA81 MkII, que apresenta algumas alterações interessantes face ao (muito bem cotado) original: entradas balanceadas em formato XLR (embora o amplificador não seja ele próprio balanceado, o que seria provavelmente impossível nesta gama de preço), um chip ESS actualizado no DAC (ES9018K2M) e ainda alguma melhoria de componentes e revisão do circuito na parte analógica, nomeadamente nos Ampops. Com 80 W a 8ohm e 120 W a 4 ohm (de Classe A/B), e um impressionante transformador, o CXA81 MkII deve ser suficiente para a maior parte das colunas da sua gama de preço - e temos ainda, para além de diversas entradas digitais, quatro entradas analógicas (uma XLR/RCA e três RCA), uma saída de prévio e uma saída para subwoofer.

Foto 1 CXA81MKII

De aspecto, este amplificador é simples e funcional, não deslumbra mas não desilude, como é costume na Cambridge Audio, e não se espera muito mais neste patamar de preço - e o mesmo se aplica ao controle remoto: é simples e funcional de usar, mas não vai ganhar prémios de design (sendo que o mesmo se divide em secções para os diferentes produtos CXN e é possível, por control bus, operar todos estes produtos apenas com um remoto). Nota também, como já referi noutros testes da marca, para a excelente ideia de escrever os nomes na parte traseira em ambas as direcções, ficando muito simples de ler as entradas e as saídas, simplesmente olhando atrás do CXA81 MkII - uma ideia que mais marcas deviam adoptar… Temos ainda a possibilidade de usar dois pares de altifalantes, o que é muito prático, por exemplo, para testes ou para simples comparação entre dois produtos.

Foto 2 CXA81MKII

Acompanhado de umas Sonus Faber Sonetto I G2 e de um streamer MXN10, também da Cambridge Audio, iniciei os meus testes com o disco Street of Dreams (2021, 24-96) do pianista Bill Charlap, acompanhado do seu habitual trio com Peter Washington no contrabaixo e Kenny Washington na bateria. Sendo um dos meus discos preferidos dos últimos anos, muito bem gravado (DR Meter de 14), estava muito curioso para o ouvir com este amplificador - e o CXA81 MkII transmitiu tudo o que gosto nesta gravação, e fê-lo sem mácula: excelente definição nos graves do contrabaixo, boas variações dinâmicas, timbre correcto no piano e transientes exemplares na bateria, quer com baquetas quer com escovas. Um bom começo, a mostrar que provavelmente ainda não é desta que a Cambridge Audio me desilude.

Foto 3 CXA81MKII

Passei depois para o disco Victoria: Works for Six Voices (16 bit/44,1 kHz), do grupo coral Nordic Voices, com magníficos arranjos para seis vozes e muito bem gravado e interpretado - é nestes discos que por vezes se «apanham» em falso os amplificadores mais acessíveis, mas o CXA81 não se deixou apanhar e reproduziu exemplarmente todas as faixas, sendo particularmente notável a separação entre as vozes, essencial para compreender a complexa polifonia contrapontual que as mesmas produzem.. Boa também a sensação de espacialidade, que também esta música requer, e particularmente boa, mas não excessiva, a largura de palco. Uma vez mais, neste segmento, fica difícil pedir mais ao CXA81 V2.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Cambridge Audio CXA81 MkII Miguel Marques
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Signature 800
Marantz MODEL 10