Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Plixir Elite BDC 15 V/2 A

Plixir Elite BDC 15 V/2 A

Jorge Gonçalves

23 agosto 2024

A cereja no topo do bolo


Conforme já aqui expliquei quando do teste a duas outras fontes de alimentação da Plixir, ambas capazes de fornecer uma corrente máxima de 2 A, uma com uma tensão de saída de 5 V, a qual alimentou na altura o comutador de Ethernet da English Electric, com a outra a debitar 9 V na saída para alimentar o router Meo 4K, o qual está colocado junto ao meu sistema de áudio (seguir o link Plixir Elite BDC 2 A ), esta marca ganhou rapidamente uma posição interessante na área dos acessórios para áudio. E isto não só porque há hoje em dia numa sistema de áudio um largo conjunto de equipamentos que são alimentados através do normal adaptador de ligar à tomada mas igualmente porque a Plixir apostou na implementação de um conjunto de interessantes topologias ligadas à ligação ou não do terminal comum da tensão de alimentação dos equipamentos à massa e às ligações balanceadas para transmissão de energia.

Foto 1 Plixir 15 V-2A

Não vou aqui repetir o que disse no artigo anterior, os interessados seguramente já leram, mas não deixo de mencionar de novo os aspectos técnicos da construção do equipamento.


Descrição técnica



A Plixir utiliza em todas as suas fontes de alimentação a solução de não ligar o terminal comum da tensão de alimentação à terra do sector e, além disso, minimiza ainda mais todas as possibilidades de interferência ao utilizar um transformador de construção especial, com um único enrolamento bifilar quer no primário quer no secundário, com uma distribuição uniforme das espiras de modo a que haja um cancelamento perfeito das interferências transportadas pela fase e pelo neutro que com este tipo de construção estão em oposição de fase em relação à tomada média do transformador que assim pode ser ligada à terra sem qualquer problema. Estes transformadores são fabricados pela Noratel e em versões diferentes para 120 e 230 V, ou seja, sem enrolamentos extra para seleccionar diversos valores da tensão de sector para evitar desequilíbrios. A fonte de alimentação de que vou falar desta vez debita 15 V, com uma corrente máxima de 2 A, e vinha acompanhada por um cabo acessório de ligação entre a fonte e o dispositivo alimentado, com a referência The Statement DC Power Cable.

Foto 2 Plixir 15 V-2A

Externamente todas as fontes são idênticas, já que utilizam exactamente o mesmo tipo de caixa que tem na sua parte traseira o mínimo indispensável para cumprir as suas funções: fichas IEC de entrada e ficha DIN de 4 pinos para a saída, com os pinos em paralelo dois a dois. O cabo de ligação que acompanha a fonte tem num extremo uma ficha DIN fêmea de 4 pinos, com prisão roscada, e no outro um jack de 2,5 mm, de longe o tipo de ligação mais normalizado nos equipamentos de áudio com alimentação externa, embora a Plixir tenha outras propostas para o jack. O interruptor está bem dissimulado na parte lateral da caixa, junto ao painel traseiro.
O circuito de rectificação inclui díodos Schotcky de comutação rápida mas suave, para não gerarem ruído de comutação, seguidos por 5 condensadores Rubycon de 3300 µF/35 V. Um outro condensador da mesma capacidade está montado directamente nos terminais da ficha de saída para melhorar ainda mais a estabilidade da tensão e o nível de ruído. A regulação propriamente dita funciona em dois andares, com um pré-regulador que filtra a maior parte do ruído e permite que a dissipação de calor se divida por dois dispositivos de potência, isto para além de conferir um factor de estabilização mais elevado à fonte de alimentação, pois temos dois reguladores de tensão, um a seguir ao outro. Ambos os reguladores utilizam apenas componentes discretos, ou seja, não são empregues circuitos integrados. Os componentes, principalmente os transístores de potência, têm as referências apagadas, talvez para evitar cópias não autorizadas, mas consegui «espreitar» que um deles é um BDX39CG, um transístor de potência do tipo Darlington que tem uma corrente máxima de colector de 8 A, mais que suficiente para os fins em causa. Estes transístores estão directamente fixados à caixa, a qual funciona assim como dissipador.

Foto 3 Plixir 15 V-2A

O cabo The Statement DC é um cabo de última geração para aplicações em corrente contínua, para ligação entre uma fonte de alimentação DC e o equipamento por ela alimentado. A estrutura assenta numa razoável espessura dos condutores formados por fios entrançados de cobre sólido, banhados a prata de pureza extremamente elevada, com isolamento duplo por uma folha de mylar (para rejeição de ruído exterior de alta frequência) e uma espessa blindagem de cobre banhado a prata para rejeição de ruído exterior de baixa frequência. O dieléctrico é de Teflon de nível militar (especificação militar) tanto para o condutor como para a blindagem, para reduzir as perdas. A capacidade máxima de corrente é de 10 A.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Plixir Elite BDC 15 V/2 A Jorge Gonçalves
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Signature 800
Marantz MODEL 10