Janela aberta sobre a música
Audições
Os HEDDphone Two foram ligados à saída de auscultadores do pré-amplificador Accuphase C-2150, bem como ao amplificador de auscultadores Graham Slee Novo com fonte de alimentação PSU1 Linear Audio Power Supply. Na fonte esteve o streamer/server Aurender ACS-10 com o conversor digital / analógico Soulnote D2.
Tonalmente os HEDDphone Two pareceram-me sempre uns auscultadores muito neutros – quiçá fruto da sua origem orientada ao mercado profissional, os Two não apresentam colorações ou embelezamentos artificiais com o propósito de dar ênfase a determinadas zonas do espectro em detrimento de outras no sentido de condicionar a sonoridade.
O registo grave apresenta-se muito rápido a responder às solicitações, possui uma assinalável tensão e é abundantemente detalhado, permitindo perceber com facilidade linhas musicais distintas e simultâneas. Não sendo tão extenso quanto uns Audeze LCD-2C ou mesmo os meus Mr. Speakers Aeon Flow Open, contrapõem uma menor extensão aparente com uma clareza e articulação referencial que permite revelar com total minúcia os diversos elementos musicais presentes na gravação.
A gama média é de uma notável transparência, clara no tom, límpida na apresentação e de uma soltura e arejamento soberbos, proporcionando uma reprodução de vozes com uma assinalável presença, com um grande à-vontade e uma total ausência de efeitos de compressão, o que faculta audições a elevados volumes de som sem quaisquer efeitos de desconforto auditivo. Aliás, a sonoridade límpida, totalmente arejada, e uma quase total ausência de distorção, convida a audições a elevados volumes de som, pelo simples e puro gozo que tal proporciona.
O registo agudo é de uma extensão que parece não ter fim, sempre límpido e bem timbrado, o que aliado à fantástica resolução resulta num muito invulgar nível de informação, ainda que perfeitamente integrado no contexto do todo. Ouça-se a título de exemplo o tema Nardis, incluído no álbum Café Blue da Patricia Barber, onde a voz da artista surge plena de detalhe, com uma clara percepção e articulação das vogais, a que se segue um intenso momento instrumental com destaque para um poderoso solo de bateria que os HEDDphone Two me permitiram usufruir em toda a sua plenitude musical e sonora.
O palco sonoro criado é correcto e coloca o ouvinte no centro do acontecimento. Não é um palco gigante, capaz de criar a ilusão de distanciamento face aos músicos, antes se apresenta como um instrumento de análise que nos revela o acontecimento musical de forma clara, transparente e tonalmente neutra.
Conclusão
Os HEDDphone Two são uns auscultadores de topo-de-gama, que serão capazes de cativar todos os que procuram características de resolução, transparência e clareza de apresentação. Por força de uma sensibilidade relativamente baixa, necessitam de um amplificador dedicado de modo a mostrarem tudo o que são capazes contudo, quando bem alimentados são capazes de uma performance musical de grande nível, que alia características audiófilas com a resolução e a transparência que se exige de um produto para monitorização profissional.
Auscultadores HEDDphone Two
Preço 2.069€
Representante Exaudio