Janela aberta sobre a música
Introdução
A HEDD Audio é uma empresa alemã especializada no fabrico de monitores de estúdio e que em 2020 surpreendeu o mundo audiófilo com o lançamento de uns auscultadores. O facto em si nada teria de assinalável não fora o facto de estes fazerem uso de uma unidade AMT ou Air Motion Transformer, um tipo de altifalante inventado pelo Dr. Oskar Heil nos anos setenta do século passado e utilizada essencialmente para fabricar tweeters. O que a HEDD fez foi conceber a tecnologia VVT (Variable Velocity Transformation), a qual permitiu que a unidade AMT pudesse cobrir as gamas de frequências muito para além do alcance de um tweeter, assegurando uma resposta em frequência de 10 Hz a 40 kHz.
De acordo com a HEDD uma unidade AMT “Air Motion Transformer” é um transdutor eletrodinâmico que permite mover o ar significativamente mais rápido do que os sistemas comuns de bobina de voz, planares ou eletrostáticos. O tradicional movimento semelhante a um pistão é implementado por um diafragma dobrado que espreme o ar quatro vezes mais rápido que um diafragma convencional, uma inovação para captar mais detalhes numa gravação musical.
Para um produto novo, vindo de um fabricante praticamente desconhecido do mercado audiófilo e com uma nova abordagem tecnológica, o modelo HEDDphone original granjeou um sucesso notável, ainda que não totalmente isento de críticas. Na Audio & Cinema em Casa o modelo original foi escrutinado em 2022 pelo Leonel G. Marques podendo o teste ser lido aqui:
https://www.audiopt.com/equipamentos/testes/341/auscultadores-heddphone
Com o novo modelo HEDDphone Two, a HEDD procura responder às críticas mantendo e melhorando a performance sonora que lhe assegurou tanto sucesso com o primeiro modelo. As principais críticas feitas eram relativas ao peso exagerado de 718 g que, conjugado com o design simplista da bandelete, podia comprometer o conforto a longo prazo. O design do modelo HEDDphone Two representa uma grande mudança em relação à primeira versão, principalmente em termos de peso e dos seus respectivos formatos. São mais leves e mais finos, graças à introdução da nova bandelete, que permite também uma infinidade de ajustes que o anterior modelo não permitia, de modo a adaptar os auscultadores a qualquer formato de cabeça. O sistema HEDDband é feito de espuma viscoelástica com nervuras e uma parte exterior de tecido respirável. Em combinação com a fibra de carbono da estrutura da bandelete e com conchas e almofadas de apoio mais pequenas, foi possível reduzir o peso para apenas 550 g, o que ainda é um valor considerável, mas já muito dentro da média de auscultadores de preço semelhante.
Os HEDDphone Two têm uma impedância de 41 ohm com uma sensibilidade bastante exigente de 89 dB/mW, valores que melhoram ligeiramente as características de 42 ohm e 87 dB SPL do HEDDphone original, mas que exigem, ainda assim, um amplificador que possa fornecer potência de qualidade para permitir aos auscultadores demonstram plenamente o seu potencial. A HEDD recomenda um amplificador capaz de debitar uma potência maior ou igual a 1000 mW, com um mínimo de 200 mW.
Os HEDDphone Two são fornecidos em duas caixas, uma que contém o estojo de protecção e os auscultadores propriamente ditos e uma segunda caixa de acessórios que inclui:
-Um par adicional de almofadas
-Cabo de 2,2 m com terminação jack de 6,3 mm
-Cabo balanceado de 2,2 m com terminação de 4,4 mm
-Adaptador de jack 6,3 mm para jack 3,5 mm
-Adaptador balanceado de 4,4 mm para XLR.