A grande tecnologia ao serviço da música
Já há alguns anos que venho ouvindo diversas colunas da Gauder no High-End show de Munique. Porém, este ano, graças à amabilidade do Vlamir Habib, da Logical Design, tive a oportunidade especial de falar com o Dr. Roland Gauder e compreender melhor o que está por detrás destas, pelo menos para mim, intrigantes colunas. E digo intrigantes porque já tinha ouvido falar das inovadoras soluções tecnológicas que nelas são postas em prática.
Simpatiquíssimo e de uma grande cordialidade, o Dr. Gauder não fez segredo da tecnologia posta em prática nas colunas da marca e abriu o jogo, legando-me inclusive uma fórmula que, segundo ele, permite resolver todos os problemas de coerência temporal entre os diversos altifalantes, fórmula essa que, por razões deontológicas, não vou revelar, não deixando, no entanto, de explicar como é que a Gauder chega aos resultados pretendidos. Aconselho ainda os mais interessados a fazerem download da completa informação técnica constante no site da Gauder.
Aliás, para quem não conhece a marca, fica desde já aqui a indicação de que é uma das marcas mais prestigiadas na Alemanha, com os seus produtos no topo das classificações das 4 principais revistas alemãs e com a pesquisa e desenvolvimento a assentar em elaboradíssimos cálculos de computador que são efectuadas na Universidade de Estugarda e levam dias a serem finalizados.
E chegou assim o momento de falar sobre as Capello 80 DV.
Descrição técnica
A linha Capello fica mais ou menos a meio das 5 gamas de colunas comercializadas pela Gauder e inclui quatro modelos: Capello 40, 80 e 100 e Capello Center. Para além dos aspectos tecnológicos que irei abordar já de seguida, fica desde já realçada a grande versatilidade das colunas da linha Capello, não só devido às capacidades de ajuste presentes na maioria delas como naquilo que tem a ver com upgrades futuros.
As Capello 80 DV possuem três altifalantes, um tweeter com cúpula de alumínio (ou berílio, em opção), outro de médios/graves e mais um de graves, numa topologia de 2,5 vias. O sistema magnético do tweeter utiliza um íman de grande potência fabricado a partir de neodímio e aço capaz de grandes excursões com elevada linearidade. Nos altifalantes de médios e graves recorre-se à tecnologia X-Pulse para os diafragmas de polímero de alumínio para evitar as ressonâncias dentro da gama de funcionamento dos médios/graves, ou seja, abaixo dos 3400 Hz, a frequência de cruzamento do crossover. A caixa tem um formato de gota, com a parte de trás arredondada para minimizar efeitos de ressonância interna.
Já o crossover utiliza nada menos de 56 componentes de elevada qualidade provenientes da Mundorf e da Intertechnick e tem como originalidade o facto de permitir ajustes na resposta e extensão dos graves através de dois jumpers que se podem de posição: o que está colocado na parte superior da placa traseira que contém igualmente os quatro terminais de coluna para uma eventual bicablagem, pode ser colocado em 3 posições – Linear, +1,5 dB e -1,5 dB, isto na gama de frequências entre os 22 e os 144 Hz. Já agora, convém chamar a atenção a quem escreve que o ponto final não é identificativo da vírgula decimal nos países que não são anglo-saxónicos. Se queremos escrever um e meio escrevemos 1,5 e não 1.5, até porque depois ao querer escrever números que representam valores elevados, tais como milhões, muitos utilizam o mesmo ponto final para representar a separação dos três zeros! Em que ficamos?
Existe ainda um outro jumper, situado logo acima dos terminais de coluna, o qual pode ser retirado para inserção de um dos quatro módulos de igualização de graves que implementam um reforço dos graves entre os 30 e os 70 Hz em seis passos. Deste modo é possível efectuar um ajuste perfeito da resposta em graves das Capello à sala onde estão colocadas. A indicação DV a seguir à referência das Capello significa Double Vision e traduz-se num conjunto de melhorias ao nível da qualidade dos componentes do crossover, da cablagem interna e dos terminais de coluna que passam a ser da linha Nextgen da WBT com revestimento a ródio. Fica aqui a talhe de foice realçar que todos os componentes utilizados nas colunas da Gauder, incluindo os altifalantes, são oriundos de fabricantes alemães!
Falando agora um pouco sobre a tecnologia de alinhamento temporal da Gauder, começo por explicar que este conceito envolve de maneira abrangente o desenvolvimento dos altifalantes, da caixa e do crossover, os quais são desenvolvidos através de uma conjugação de princípios físicos e matemáticos baseados na fórmula de Euler, o que torna possível descrever cada parâmetro quer do componente em si quer da sua performance (incluindo vibrações, oscilações, amortecimento e tempo de queda) através de transformadas matemáticas. Estas fórmulas são conjugadas com outras que incluem o tamanho e complexidade estrutural da caixa de modo a obterem-se representações matemáticas para todos os aspectos de pesquisa e desenvolvimento de uma coluna, incluindo os parâmetros Thiele-Small que são fornecidos aos fabricantes dos altifalantes.
As especificações das Capello 80 incluem uma impedância nominal de 4 ohm, uma capacidade máxima de potência de 190 W e uma altura de 1,09 m. A sensibilidade não é indicada nem o é a resposta em frequência, provavelmente porque depende dos ajustes efectuados nos jumpers situados na traseira das colunas e do tipo de tweeter empregue. Os acabamentos podem ser em branco ou preto lacado de piano e ainda em folheados de madeira tais como nogueira, pau-rosa e oliveira.