Vocação universalista
Introdução
O gigante sul-coreano LG Electronics tem vindo a apresentar televisores de grande mérito, capazes de suportar comparação com as marcas mais reconhecidas, principalmente nas linhas de topo, onde pontuam os modelos com painel de tecnologia OLED e MiniLED. É, contudo, a gama de entrada aquela que tem um apelo mais universalista, não apenas por força do preço mais acessível, mas também porque é uma linha de produtos muito completa e que possui argumentos tecnológicos, de conectividade e de qualidade de imagem suficientes para satisfazer a esmagadora maioria dos utilizadores.
O modelo em apreço pertence à série de topo da gama de entrada, onde constam os modelos das séries UT73, UT80/81 e UT91, todos de tecnologia de ecrã LCD com iluminação LED, mas que, no caso deste UT91, já inclui a tecnologia de zonas de iluminação local controlada, o que proporciona um nível de contraste muito melhor em toda a área do painel LCD. Para além do modelo com as dimensões de 50 polegadas que nos foi enviado para teste, a gama tem outras ofertas disponíveis com painéis nas dimensões 43, 55, 65 e 75 polegadas, todos com resolução UH 4K.
Descrição
Com uma resolução 4K, os painéis UHD TV exibem 8,3 MP por quadro, com uma resolução de 3840x2160 pixéis, e um poder de processamento a cargo do Motor Triplo XD, que inclui o processador de sétima geração α5 AI Gen 7 4K AI da LG que suporta processamento e upsampling de sinais vídeo até 4K, HDR10 e HLG. A conectividade é bastante completa e inclui 3 ligações HDMI, (suporte eARC, ALLM) e 2 USB, para além das entradas de sinal RF Antena e Satélite. Conta ainda com ligação LAN, Wi-Fi 5 e uma saída digital óptica. O sistema operativo é o webOS 24.
No topo da gama LED da LG, o UT91 beneficia de algumas tecnologias de imagem bem estabelecidas e que contribuem para uma qualidade de imagem referencial no segmento de preço em que se insere. Destas, merece especial destaque a tecnologia de escurecimento local, uma tecnologia que se baseia na divisão da luz de fundo do ecrã em zonas distintas. Cada uma destas zonas é controlada individualmente, proporcionando um contraste muito melhor em toda a imagem. Como resultado, o painel apresenta pretos mais profundos e brancos mais brilhantes, e um contraste que permite que a imagem demonstre uma presença visual muito marcante.
Por forma a optimizar ainda mais o desempenho do ecrã, o LG UT91 não é apenas compatível com os já mencionados HDR10 e HLG, mas também beneficia da própria tecnologia HDR10 Pro da LG, com Dynamic Tone Mapping, que optimiza o conteúdo HDR, melhorando o brilho, a cor e os pormenores da imagem quadro a quadro. Inclui ainda o modo ALLM (Modo Automático de Latência Baixa), especialmente vocacionado para jogos de vídeo de elevada exigência gráfica.
O televisor LG 50UT91 possui um suporte de colocação central e que é ajustável em altura permitindo um mais fácil emparelhamento com uma barra de som, acessório cada vez mais indispensável como forma de colmatar as habituais limitações da reprodução sonora que provêm do sistema de som integrado no televisor.
Os parâmetros de imagem podem ser personalizados, existindo modos de imagem previamente definidos que se propõem optimizar ao máximo a qualidade da imagem conforme o tipo de conteúdos a visualizar. Entre estes incluem-se os modos Vivo, Padrão, Básico, Cinema, Desportos, Optimizador de Jogo e Modo Filmmaker, um modo especial que disponibiliza uma qualidade de imagem de cinema optimizada certificada pela UHD Alliance, a principal entidade de normalização para tecnologias relacionadas com UHD.