Vocação universalista
Análise
O televisor LG 50UT91 foi analisado em ligação ao leitor Blu-ray Sony BDP-S7200 e recorrendo quer à ligação à box 4K Vodafone, quer a partir de conteúdos streaming de demonstração 4K, disponíveis no Youtube.
Depois da qualidade revelada pelo modelo equivalente no passado ano de 2023, não posso dizer que tenha ficado surpreendido pela excelente qualidade de imagem que este 50UT91 me demonstrou. Ainda assim, posso dizer que que o modelo deste ano parece-me estar alguns pontos acima do modelo que substitui, principalmente no que se refere à resolução em zonas de forte contraste claro/escuro, bem como no que tem a ver com a uniformidade das cores. Quer ligado ao leitor Blu-ray quer a reproduzir programas de TV generalista apresentou sempre uma paleta de cores muito rica, com uma ampla gradação e de apresentação muito natural. Os tons de pele são reproduzidos de uma forma muito real, e com um nível detalhe suficiente para garantir a verosimilhança com a tez.
O LG 50UT91 mantém as qualidades já anteriormente demonstradas, continuando a presentear-nos com cores vibrantes e naturais e uma notável uniformidade sobre todo o painel. É notória a excelente gradação de tonalidades que se torna verdadeiramente evidente quando as imagens são dominadas por céus nublados nos quais a transição entre os vários tons de azul e cinzentos das nuvens se faz de forma muito suave mas perfeitamente perceptível, sem quaisquer vestígios de solarização. O mesmo se passa com o tom da pele dos personagens, como já mencionado, em especial quando o plano é muito fechado, o que torna a reprodução da tez humana muito credível.
Mesmo em ambientes dominados pela ausência de luz, como acontece numa grande parte das cenas de O Senhor dos Anéis, este LG não se deixou intimidar, revelando uma capacidade resolutiva de grande nível, tornando perfeitamente discerníveis pormenores nos imensos gradientes cromáticos onde predomina apenas uma única cor, situação evidente por exemplo nas cenas que decorrerem na floresta, ou ainda durante a batalha de Elms Deep, onde o 50UT91 contribuiu para revelar todo o imenso detalhe da acção cénica. Já em cenas bem iluminadas, como na reaparição do feiticeiro Gandalf, agora como The White ou ainda na cena da recepção de Obi-Wan pelo primeiro-ministro de Kamino em Star Wars, Ep.II verifica-se que o televisor lida com total à vontade com a situação, não demonstrando efeitos de saturação, antes permite evidenciar pormenores nas roupas dos personagens Lama Su e Obi-Wan Kenobi, ou no elaborado sombreado do chão e das paredes da sala excessivamente iluminada onde a acção decorre.
O som do 50UT91 está dentro do habitual neste tipo de produtos. Suficientemente claro e com vozes suficientemente inteligíveis para deixar perceber os diálogos, carece, contudo, de desenvoltura dinâmica e suporte nos graves para conferir algum tipo de efeito cinematográfico à reprodução sonora. Um resultado mesmo a pedir o emparelhamento com um dos diversos modelos de barra sonora da LG.
Conclusão
Tal como já havia constatado com o modelo de 2023, a nova gama da LG para 2024 representa uma evolução significativa, sem que isso venha acompanhado de um aumento de preço. O televisor 50UT91 consegue oferecer uma imagem com uma escala suficiente para preencher a maior parte das salas dos apartamentos comuns ao mesmo tempo que oferece uma qualidade referencial no segmento e é merecedor de uma justíssima recomendação pelo preço muito apelativo de 849,99 €. É importante ressalvar, contudo, que uma simples pesquisa no Google permitiu-me encontrar este televisor em diversos revendedores a um preço cerca de 20% abaixo do preço recomendado, o que torna o modelo em causa uma proposta ainda mais interessante e de maior valor.
Televisor LG 50UT91
Representante LG Portugal
Preço: 849,99 €.