Excelente relação qualidade / preço
No texto que se segue vamos explorar as características inovadoras e o desempenho superior de um televisor disponível a um preço bem abordável de 799 euros, o TCL 65C655. É uma verdade que os consumidores optam cada vez mais por ecrãs de maiores dimensões, motivados tanto pelo desejo de recursos visuais expansivos, bem como pela crescente disponibilidade de conteúdos de streaming com qualidade UHD HDR. À medida que os aparelhos de TV evoluem, os serviços de streaming desempenham um papel fundamental no fornecimento de conteúdo de primeira linha. A Netflix, em particular, tem estado na vanguarda em termos de angariar cada vez mais subscritores para os seus conteúdos, graças sobretudo à qualidade de imagem, desde UHD a HDR10, Dolby Vision e Dolby Atmos. Os fabricantes de TV seguem rapidamente esta onda, com avanços tecnológicos que abordam questões como upscaling e melhoria das funcionalidades de conteúdos comprimidos. A tendência de aumento do tamanho dos ecrãs dos televisores continua, com um crescimento anual médio de 1 a 2 polegadas na diagonal do ecrã. Apesar da distância de visualização constante de 3 a 3,5 metros, devido à dimensão normal das salas, a preferência por ecrãs maiores cresce junto com melhorias na qualidade do conteúdo. Nas últimas duas décadas, vários factores levaram a verdadeiras revoluções nos televisores, desde a inovação dos televisores planos (já lá vão 20 anos!), até ao aumento dos conteúdos UHD disponibilizados, fundamentalmente a partir dos serviços de streaming, embora na maior parte dos casos com um razoável nível de compressão. E o aumento da percentagem de tempo passado em casa durante a pandemia acelerou ainda mais as compras de TV.
Descrição técnica
O TCL 65C655 adopta um design contemporâneo minimalista e intemporal, apresentando um chassis de metal ultrafino com uma moldura quase invisível ao redor do ecrã. O controlo remoto por voz fornece acesso a todas as funcionalidades e as três entradas HDMI, com eARC na HDMI 3, garantem compatibilidade com diversas fontes de vídeo. O ecrã é de tecnologia QLED e o 65C655 suporta Dolby Vision e Atmos, com o sistema operativo Google TV a disponibilizar a navegação fácil por uma ampla variedade de aplicativos, garantindo uma experiência de visualização versátil e personalizada.
Convém não esquecer que, apesar de na Europa, dois terços das TVs adquiridas serem UHD, a maior parte do conteúdo disponibilizado continua a ter uma resolução entrelaçada ou progressiva de 1080, pelo que a tecnologia TCL AiPQ 3.0 é fundamental para resolver essa discrepância de resolução – o 65C655 tem uma luminosidade média de 478 nit, com um nível de 547 nit disponíveis em visualização lateral, no modo Dinâmico. O contraste ANSI, uma medida estática, é definido como sendo de 5138,5:1, equivalente a 13 stops fotográficos em termos de faixa dinâmica. A curva de luminância MaxMDL entre 1 000 e 4 000 nits está configurada de modo correcto, evitando o exagero dos detalhes de realce espelhado.
Em termos de reprodução de cores o ecrã do 65C655 atinge um nível 93% da gama de cores DCI-P3 e 71% da gama de cores Rec 2020, com o desempenho do verificador de cores utilizado laboratorialmente a apresentar erros abaixo de dE 3, imperceptíveis ao olho humano. Para responder às preocupações sobre os níveis de energia emitidos na cor azul, o TCL 65C655 é certificado pela TUV Rhineland como obedecendo aos padrões de luz azul não tóxica, ou seja, não prejudicial ao olho humano. Do ponto de vista de processamento de quadros, a interpolação de movimento ajuda a criar um movimento mais natural para vídeos filmados a 50 ou 60 Hz. Além disso, o TCL 65C655 também é capaz de reproduzir movimentos com uma frequência de 120 Hz, provenientes, por exemplo, de consolas de jogos ou de PCs, reduzindo pela metade a resolução vertical, mas melhorando significativamente o atraso entre o momento da entrada do sinal e a apresentação no ecrã (latência). Fazendo uso dos avanços obtidos em termos dos avanços de nitidez, contraste, cor e movimento, o TCL 65C655 recorre a um painel VA com design de 8 domínios ao nível dos pixel, disponibilizando um amplo ângulo de visão no que se refere a luminosidade, contraste e reprodução de cores. Como a maioria dos utilizadores acede a conteúdo HDR a partir de serviços de streaming, o TCL 65C655 garante compatibilidade com Dolby Vision, HDR10+ e HDR10. Dadas as limitações do HDR10 em termos da falta de metadados dinâmicos, o 65C655 disponibiliza várias configurações de mapeamento de tons para atender a diferentes condições de visualização.
Uma vez que diversos os serviços de streaming disponibilizam conteúdos com diversos formatos de som surround, o TCL 65C655 dá grande ênfase à configuração de áudio a partir do sistema Onkyo 2.1 com subwoofer extra para as baixas frequências, assegurando compatibilidade com os formatos Dolby Atmos, com tecnologia de pós-processamento e DTS-X.
O sistema operativo é o Google TV, baseada no Android 12, com vários perfis de utilizador, modo ambiente do Google Fotos e acesso contínuo a uma infinidade de aplicações de streaming. Esta funcionalidade é complementada pela disponibilização do Chromecast para dispositivos Android, e ainda de Air Play 2 para dispositivos Apple, Miracast para dispositivos Windows PC e Multiview para equipamentos TCL.
O controlo por parte do utilizador não está limitado ao habitual controlo remoto: o 65C655 pode igualmente ser gerido através da aplicação TCL Home para dispositivos Android ou Apple, da App Google TV e ainda usando o controlo remoto virtual iOS. O processo de instalação é simplificado por meio do Google Home, o qual oferece uma configuração simples e descomplicada que inclui instalação de canais de TV terrestres, por cabo ou via satélite.
Reconhecendo a parcela significativa de TVs a funcionar com consolas de jogos, o 65C655 satisfaz os jogadores com funcionalidades essenciais tais como HDMI VRR compatível com Xbox e Sony PlayStation PS5. A configuração através da barra de ecrã Game Master 3.0 permite aos utilizadores forçar o modo de jogo ou usar o modo automático, com uma mudança imediata para o modo de jogo sempre que for detectado um sinal ALLM. A entrada HDMI suporta UHD 60 VRR ou 1080p 120 VRR, com nítidas melhorias ao nível do atraso de entrada para diferentes frequências de varrimento vertical (11 ms para sinais UHD 60 Hz). Em termos de consumo, o TCL 65C655 tem uma etiqueta energética de classe SDR F, correspondente a um consumo de energia de 96 W, valor este que passa para 197 W se forem usados conteúdos HDR, o que já o coloca na classe G.