Irresistível requinte musical com um surpreendente poder sonoro
Introdução
Com o lançamento dos modelos C-2300 e A-80 a Accuphase completa um ciclo de renovação da sua linha de produtos, iniciada em 2020, com vista à celebração dos 50 anos da marca que se comemoraram em 2022. Esta renovação incluiu fontes digitais, amplificadores integrados e, naturalmente, a gama de préamplificadores e amplificadores de potência.
Depois de ter tido a oportunidade de me debruçar sobre o notável amplificador integrado E-5000, um produto que marca uma viragem na apresentação sonora da Accuphase, chegou agora a vez do conjunto C-2300 e A-80, um novo pré-amplificador que substitui de uma virada os dois modelos C-2150 e C-2450 e o amplificador de potência estéreo da série em Classe A que vem substituir o A-75 lançado em 2018 e que incorpora muitas das soluções implementadas na concepção dos monoblocos topo de gama A-300.
Descrição
Transcrevendo das palavras da própria Accuphase, o A-80 é um amplificador de potência em Classe A desenvolvido como uma versão de amplificador estéreo do modelo A-300. A optimização dos 10 transístores de potência MOS-FET, por canal, numa configuração push-pull no estágio de saída, permite produzir uma potência de saída em Classe A de 65 W em 8 Ohm, 130 W em 4 Ohm, 260 W em 2 Ohm e 520 W a 1 Ohm. O investimento rigoroso em novas tecnologias de redução de ruído permitiu alcançar uma sensação de presença e expressão minuciosa que rivaliza com performances ao vivo. O amplificador de potência A-80 combina perfeitamente a tecnologia moderna com a riqueza de conhecimento que a Accuphase acumulou na sua busca pela expressão sonora perfeita.
A fonte de alimentação conta com um transformador maciço de alta eficiência e fabrico especial para a Accuphase. Os condensadores de filtragem são uma estreia na marca com uma capacidade de 120 000 μF cada um. O estágio de amplificação de tensão faz uso do circuito proprietário MCS+ (Multiple Circuit Summing-up plus), uma técnica que permite reduzir o ruído da amplificação analógica a níveis quase indetectáveis.
Como habitual na marca, na série de amplificadores em Classe A os tradicionais vuímetros analógicos são substituídos por uma linha de LEDs que indica a potência de saída numa escala desde -50 dB até +3 dB, sendo que este valor á também apresentado num mostrador numérico. Por detrás da porta basculante imediatamente abaixo dos mostradores encontram-se comutadores para ligar / desligar os vuímetros, selecção / alteração da escala, selector de entrada de sinal (XLR/RCA) e ainda a selecção do ganho de entrada (-12, -6, -3 dB e MAX).
Na traseira o A-80 aceita entradas de sinal via fichas RCA e balanceadas XLR, possui um comutador para inversão de fase nas fichas XLR (Pino Hot) e comutador do modo de funcionamento entre Normal / Duplo-Mono / Ponte. Os quatro pares de terminais de aperto das colunas são robustos e de grandes dimensões e aceitam cabo nu, forquilhas e fichas banana.
O pré-amplificador C-2300 substitui os anteriores modelos C-2150 e C-2450, e passa a constituir o modelo de entrada na gama de prévios da Accuphase. Em termos de conexões, o C-2300 disponibiliza 5 entradas de linha via RCA, 2 balanceadas XLR, loop de gravação, 2 saídas de nível de linha RCA e uma saída balanceada XLR.
O C-2300 faz uso do circuito de controlo de volume Accuphase Balanced AAVA (Accuphase Analog Vari-gain Amplifier), herdada do pré-amplificador C-2900. O AAVA (Accuphase Analog Vari-gain Amplifier), agora na sua versão balanceada, é um circuito de controlo de volume radicalmente diferente que elimina todas as resistências variáveis do caminho do sinal. O sinal musical não passa pelo mecanismo de volume no circuito AAVA balanceado, esse mecanismo actua apenas como um sensor de posição para detectar o nível de volume. Contudo, o seu manuseio continua a transmitir ao utilizador a sensação do botão de volume mecânico, uma característica muito importante para muitos entusiastas do áudio.
Novidade no C-2300 são os controlos de tonalidade de quatro bandas, com possibilidade de ajuste +-10 dB, centrados nas gamas de frequências “Low range” – 40…125 Hz, “Low midrange” – 500 Hz, “High midrange” – 2 kHz e “High range” – 8…20kHz. Naturalmente que o utilizador tem sempre a opção de desligar os controlos de tonalidade, mas em caso de necessidade é bom saber que existe a possibilidade de efectuar esses ajustes. A fonte de alimentação conta com dois transformadores encapsulados e dois condensadores de filtragem especialmente fabricados para a Accuphase com 10 000 μF cada.
Na traseira e para além da profusão de entradas e saídas, existem dois slots que permitem a utilização opcional de módulos phono como o modelo AD-60 que aceita cabeças MM e MC, com um ganho de 40 dB e 66 dB, impedância de entrada seleccionável de 30, 100, 200, 300 Ohm e 47 kOhm. A opção DAC para conversão digital / analógica mais recente é o modelo DAC-60, que disponibiliza entradas digitais coaxial e óptica, bem como USB e é compatível com sinais até 32 bit/ 384 kHz PCM e DSD 11.2 MHz.