Entre a produção e a reprodução áudio (em movimento):
Os auscultadores Audeze MM-500 com assinatura de Manny Marroquin
Os auscultadores MM500 da Audeze são os primeiros de uma nova linha da marca californiana com a assinatura de Manny Marroquin. Marroquin é um produtor musical de renome que já produziu trabalhos de Lana del Rey, Jon Batist, John Legend, Alicia Keys, John Mayer, Rhiana e Rosalía, só para referir alguns dos nomes da sua lista de clientes felizes. A ideia é combinar a tecnologia audiófila da Audeze com a experiência profissional de Marroquin para conceber produtos que satisfaçam simultaneamente os mundos dos profissionais de áudio e dos audiófilos que os usem em movimento (on-the-go), o que convenhamos, dadas as diferenças nos requisitos desses dois mundos, está longe de ser fácil. O produtor musical procurará a acuidade e o detalhe da gravação, a capacidade de reproduzir uma ampla gama de frequências e o maior resguardo das interferências exteriores sem o recurso a correcções. Por isso, necessitará de uns auscultadores particularmente sensíveis (com um SPL acima de 110 dB), com boa separação de canais, preferivelmente de design circumaural de fundo fechado e com o conforto necessário para o uso profissional muito prolongado. Para um audiófilo em movimento, uns auscultadores portáteis têm de ser capazes de conduzir sinais com baixa amplificação (por isso, devem ter baixa impedância), a audição deve oferecer um palco sonoro amplo e “arejado” (que se alcança mais facilmente nos designs ciurcumaurais de fundo aberto) e devem ser relativamente leves e confortáveis de usar em movimento. De que serão capazes os MM-500?
Descrição
Os MM-500 são uns auscultadores ciurcumaurais abertos de cores negra e cinzento-metalizado, exibindo robustez, mas sendo relativamente leves, com 495 g de peso. Apresentam almofadas de couro de qualidade, muito macias. A bandolete é dupla (aço e couro sintético) e possui uma mola ajustável e uma estrutura de alumínio trabalhada ao torno. Os cabos são entrelaçados e têm conectores mini-XLR de 4 pinos e jack de 6,3 mm. O transdutor de 90 mm é um transdutor Magnético-Planar com uma matriz magnética proprietária da Audeze, a Fluxor, com um gestor de fase Fazor (responsável por manter a temporização do sinal durante a propagação das ondas sonoras do transdutor planar pela estrutura magnética, também original da marca). Os ímanes são de neodímio N50, com diafragma ultra-fino Uniforce.
O nível máximo de pressão sonora (Maximum SPL) dos MM-500 é superior a 130 dB, a frequência de resposta estende-se dos 5 Hz aos 50 kHz, a distorção harmónica total (THD) é inferior a 0.1%, a 100 dB de SPL e a 1kHz; a sensibilidade é 100 dB/1mW (no ponto de referência para escuta) e a impedância de 18 ohm, podendo ser alimentados com uma potência máxima de 5 W RMS, devendo a potência mínima recomendada ser maior que 100 mW e o nível recomendado de potência superior a 250 mW. A caixa incluía, além dos auscultadores, um cabo entrançado (mini-XLR com terminação jack de 6,3 mm), uma caixa de viagem e um adaptador de ¼ de polegada para 3.5 mm adaptador (que estava ausente na minha caixa, mas que substituí por um adaptador semelhante da Audioquest).