Uma boa companhia para qualquer sistema de áudio
A Denon é uma conhecida marca japonesa da alta-fidelidade, que conta com uns impressionantes 110 anos de história e uma vasto leque de aficionados por todo o mundo. Nos últimos anos, como muitas outras grandes marcas da indústria, a marca tem investido no áudio digital e nos seus muitos produtos. Chega-me assim às mãos o novo DNP-2000NE, um streamer / DAC numa gama de preço relativamente pouco explorada pelas marcas (entre os 1500 € e os 2000 €).
As especificações são muito interessantes - desde logo com duas raridades entre os streamers: uma saída de auscultadores com controlo de volume analógico e uma entrada HDMI ARC, para usar com uma televisão. Para alem disso, a Denon utiliza duas tecnologias algo raras no seu circuito digital - quatro chips em simultâneo (da Sabre, claro) e o processamento Ultra AL32. A configuração QUAD do DAC permite, segundo a Denon, melhorias técnicas significativas e tem sido adoptada por mais marcas recentemente, como no caso do StellarGold DAC, da PS Audio, que eleva ainda mais a fasquia, e o preço, ao usar oito chips. Quando ao processamento AL32, é proprietário da Denon e usado pela marca há muito tempo, tendo já passado por diversas variantes ao longo dos anos (ainda hoje alguns produtos usam o “Advanced AL32 Processing Plus”, enquanto outros usam este “Ultra AL32”). A Denon tem-no usado desde os anos 80/90 com o nome Alpha e outras variantes, quando engenheiros da marca gravaram diversas orquestras de música clássica em ambientes diferentes e a partir dai desenvolveram este DSP (fica o link em baixo para quem queira saber mais)
https://www.stereophile.com/j_gordon_holt/recording_of_september_1989_idenon_anechoic_orchestral_recordingsi/index.html#:~:text=Denon%20suggests%20that%20the%20anechoic%20recordings%2C%20presumably%20when,evaluating%20the%20suitability%20of%20auditoria%20as%20orchestral%20venues
Na sua interacção actual, o “Ultra AL32” converte o áudio dentro do DNP-2000NE para 32 bit/1.512 MHz - e não há nenhuma opção para desligar este filtro, o que significa que os filtros stock da Sabre não estão disponíveis. Esta opção é contrária à de muitas outras marcas, que têm vindo a simplificar os seus circuitos com os Sabre (vide o recente teste ao CXN100, da Cambridge) e é sempre debatível se é útil ou não. Como sempre, o que decidirá essa questão é a qualidade de som (ou falta dela) dos produtos - em baixo segue, em língua inglesa, uma descrição mais pormenorizada deste processo.
“Ultra AL32 Processing utilizes data interpolation algorithms and supports Hi-Res 192kHz/24bit PCM signal input. These algorithms interpolate points that should exist before and after the points in large quantities of data to achieve a smooth waveform that is close to that of the original signal. These algorithms up-sample the bandwidth from the original content, smoothing out the waveform and improving the sound reproduction. Ultra AL32 Processing doubles the processing bandwidth from the previous generation up-sampling 384-kHz/32-bit content to 1.512-MHZ.”