O LUxo MInimalista e NAtural (II) da Sonus faber:
As colunas que poderiam ser a mulher de César
Audição
O posicionamento da Lumina II foi bastante fácil e intuitivo, graças ao pórtico bass- reflex virado para a frente. A audição realizou-se a partir da amplificação do Rotel 1592 residente e sobretudo com o leitor SACD Atoll SACD 200 mas também com o streamer Aries Mini da Auralic, ligado a um DAC, o DSD Cyan da Holo.
E será a mulher de César, uma mulher séria ou apenas o parece? Traduzindo para a linguagem áudio, será que a qualidade audiófila corresponde à estética visual?
Em geral, gostei bastante da reprodução, tendo em conta o preço e os objectivos que se prendem alcançar com este tipo de equipamento. A resposta à amplificação foi suficiente para uma sala de dimensão média ou mesmo grande. O equilíbrio e justa proporção são os sinais distintivos da reprodução. Nem vestígios de alguma eventual predominância dos médios nem da doçura excessiva dos agudos. E com uns baixos nada tímidos, sobretudo relativamente às dimensões das colunas. O palco sonoro tem dimensões relativamente amplas. Contudo notei uma ligeira falta de presença / espessura / tridimensionalidade em algumas gravações mas nada de inesperado face às dimensões físicas das colunas e à gama de entrada em que se posiciona. Aliás, tendo em conta tais factores, o balanço geral só pode ser considerado excelente.
Mas passemos ao resumo das audições:
Playlist
Laila Salome Fischer c/ Il Giratempo (dir M. Volberts) – Scenes of Horror Baroque Areas from the Shadows – CD Perfect Noise
Theotime Langlois de Swarte & Le Consort – Vivaldi Concerti Pur Una Vita – 2 CDs Harmonia Mundi
Mette Juul – Celeste – CD Propophone
James Brandon Lewis Quartet – Transfiguration – CD Intakt
Hurray for the Riff Raff – The Navigator – CD ATO
Cara de Espelho – Cara de Espelho – CD Locomotiva Azul
Clássica. Laila Salome Fischer é uma jovem contralto com uma voz magnífica e um sentido de drama apuradíssimos. Na gravação Scenes of Horror Baroque Areas from the Shadows interpreta áreas de óperas de Handel, Ariosti, Graun e Vivaldi com emoção, bravura e uma indesmentível verdade. A reprodução das Lumin II foi muito bem-sucedida, com neutralidade e equilíbrio suficientes para permitir que o espectáculo estivesse exclusivamente na música. Boa reprodução da voz de Fischer e dos timbres dos Il Giratempo. A seguir temos o portentoso Theotime Langlois de Swarte que já pode ser considerado o violinista da sua geração com uma gravação dedicada às composições das várias fases da vida do Prete Rosso, incluindo meia dúzia de inéditos. Imperdível. As Lumina II souberam transmitir o riquíssimo timbre de Swarte, preservar a velocidade e certeza dos seus ataques às notas e a magia dos seus delírios harmónicos.
Jazz. Mette Juul, nova adição à panóplia considerável de cantoras suecas de Jazz de grande qualidade, a que se acrescenta o talento de compositora. Celeste é uma gravação suave e tranquilizadora, talvez recordando o ambiente frio e solitário mas lírico de Estocolmo. A reprodução das Lumina II soube transmitir a paz e melodia perfeitas das composições e da voz de Juul a um nível audiófilo. É em gravações acústicas íntimas que as Lumina II melhor «alumiam» a música. A seguir temos James Brandon Lewis. Lewis, que já me conquistou para a sua música molecular sistemática e o seu saxofonismo, pode ser colocado nos píncaros ao lado de Coltrane ou Rollins. Nesta novíssima gravação, o vigor enxuto do seu timbre e as surpresas das suas composições e improvisação transportam-no para uma altitude musical rarefeita onde só sobrevivem estrelas. Magnífico. Mais uma grande reprodução do timbre e do swing incríveis de Lewis e controlo absoluto na reprodução das interacções complexas presentes entre Lewis e a secção rítmica do seu quarteto, com destaque para o pianista cubano Aruán Ortiz. Excelente desempenho sónico das Lumina II.
Folk/ Rock. Hurray for the Riff Raff ou seja Alynda Mariposa Sigarra e seus parceiros de andanças musicais. O disco The Navigator é um abum-conceito sobre Navita Milagros Negron, um alter ego de Sigarra, narrando as peripécias de uma jovem puerto-riquenha emigrada para Nova Orleãs. As composições são poderosas e cativantes e as letras reflectem a consciência social de Sigarra. Outro desempenho bem-sucedido das Lumina II transmitindo sem dificuldades a paleta dos ambientes sonoros do latino, passando ocasionalmente pelo jazz e desembocando muitas vezes na balada à la Pete Seeger. Contrastes, ritmos e subtilezas das vozes, tudo justo, tudo correcto. Finalmente, um novo grupo português, os Cara de Espelho herdeiros dos Ornato Violeta, Gaiteiros de Lisboa e dos Naifa, mas sobretudo dos Deolinda, com as composições da responsabilidade de Pedro Silva Martins, um compositor que rapidamente se aproxima de grandes referências da música portuguesa como Sérgio Godinho ou Jorge Palma. Os Cara de Espelho não só apresentam grandes composições interpretadas por uma grande voz, Maria Antónia Mendes (ex-Naifa), como beneficiam da criatividade maluca de Carlos Guerreiro (ex-Gaiteiros), que inventa instrumentos sem nome, e atinge com precisão os efeitos que pretende desses prodígios e de outros instrumentos mais comuns, mas sempre acústicos. A música transporta-nos para ambientes muito variados do folclore, passando pelo rock até à música oriental. A tonalidade geral é sombria com belas melodias e ironias pesadas. Aqui as Lumina II tiveram um bom desempenho mas talvez faltasse um tudo-nada de amplitude no palco sonoro.
Conclusão
Para esta gama de preços, as Lumina II são uma proposta invulgar em termos de qualidade de construção, de cuidado artesanal e de desempenho sónico. Sim, às vezes as lendas têm um fundo de verdade, beleza multissensorial (visual, táctil e áudio) com bom gosto e sofisticação q.b. Quanto à alvitrada predominância dos médios ou a doçura excessiva dos agudos de que noutros tempos se falava, só posso dizer que, às vezes, as lendas também têm um fundo de mentira.
As Lumina II satisfarão qualquer César melómano que se preze. Não só aparenta qualidade audiófila como efectivamente a possui. A esta gama de preços, uma proposta que não se deve ignorar.
Colunas Sonus faber Lumina II
Preço 1 199 €
Representante Imacustica