O fiel mensageiro
Introdução
A cada vez maior utilização do streaming de música como meio de aceder às obras musicais da nossa preferência tem impactado negativamente nos valores de vendas dos formatos físicos como o CD e SACD. Sendo o streaming o meio que cada vez mais entusiastas utilizam como fonte principal de música não surpreende que amiúde se vaticine a morte do CD e dos formatos físicos em geral. Na realidade, julgo que há mais de uma década que os mais iluminados profetas vêm anunciando o que parece ser uma inevitabilidade, até que, de tempos a tempos, lá surge no mercado um novo modelo de leitor digital que parece vir pôr em causa a teoria da morte anunciada.
Por estranho que possa parecer, alguns fabricantes continuam a incluir no seu catálogo de produtos leitores de CD e SACD, e por vezes até mais do que um modelo, o que sugere uma contradição à anunciada profecia. É certo que para muitos de nós, audiófilos e melómanos que optaram por manter uma colecção de discos na ordem das centenas ou milhares de discos, fará todo o sentido continuar a poder dispor de equipamentos que nos permitam tirar todo o potencial da nossa colecção de música gravada, enquanto os mais recentes modelos exibem uma maior versatilidade que lhes permite funcionar também como conversores D/A para ligação a fontes digitais externas e ao inevitável streamer. A questão é perceber até que ponto fará sentido um fabricante como a Luxman continuar a oferecer três modelos, os recém-lançados D-03X, D-07X e D-10X, em três escalões de preços diferentes. Se os têm em catálogo, suponho que se continuem a vender, até porque a Luxman não é caso único no panorama audiófilo e não iria com certeza desenvolver três novos equipamentos de elevados pergaminhos só porque sim.
Descrição
Condição essencial em qualquer leitor de gama alta é estar equipado com um mecanismo de transporte de grande robustez, que garanta uma leitura estável dos discos, imune a vibrações e capaz de extrair a informação dos CD´s e SACD com o menor rácio de erros possível, de modo a minimizar a necessidade de posterior correcção de erros. O Luxman D-07X está equipado com a mais recente e sofisticada versão do transporte LxDTM-i, abreviatura de Luxman original Disc Transport Mechanism-improved. Este mecanismo de transporte de comprovada robustez possui um layout mecânico do lado esquerdo com uma configuração assimétrica que implementa o caminho do sinal de áudio mais curto e ideal e oferece espaço para a inclusão de circuitos analógicos de alta qualidade.
A secção da unidade de disco que suporta a reprodução de CD e SACD é baseada no mecanismo LxDTM original, que apresenta uma estrutura de caixa robusta que cobre todo o mecanismo com uma moldura lateral e uma placa superior. A nova versão LxDTM-i evoluiu para uma estrutura integrada que bloqueia eficazmente as vibrações externas ao ser montada diretamente no rígido painel lateral do chassis, garantindo uma elevada precisão e desempenho na leitura de sinal, comparável ao modelo topo de gama D-10X. A bandeja do disco é feita de alumínio fundido, eliminando vibrações desnecessárias e efeitos de ressonância no mecanismo de carga e permitindo uma operação de carregamento precisa e suave.
O circuito digital do D-07X é baseado no padrão de qualidade estabelecido pelo modelo de topo D-10X, onde pontuam os chips DAC BD34301EKV de última geração do fabricante Rohm Co., Ltd, emparelhados numa configuração duplo-mono, e que permitem o processamento de diversos formatos presentes nos discos CD e SACD, sem descurar o processamento de ficheiros de áudio de alta resolução via entrada USB, PC, Mac, NAS para áudio, etc. O D-07X suporta uma ampla gama de codificação de formatos até PCM 768 kHz/32 bit e DSD 22,4MHz, sem esquecer a descodificação MQA de alta qualidade (arquivo MQA-CD/MQA). A transferência Bulk Pet, que igualiza a carga de transmissão de dados, pode ser selecionada usando o software de driver dedicado. O clock do D-07X foi projectado para suportar um processamento preciso de sinal digital e está equipado com dois módulos de ruído de fase ultrabaixo, alta precisão e baixo jitter, que reduzem ao mínimo o ruído próximo à frequência de oscilação. O D-07X conta ainda com um filtro FIR analógico de 2 modos, seleccionáveis a gosto do utilizador.
O mecanismo de transporte e o circuito de processamento digital são etapas que contribuem de um modo fundamental para o desempenho de qualquer leitor digital, contudo, é o circuito analógico que dá o toque final que determina o voicing de qualquer equipamento e que confere o conjunto de atributos sónicos que determinam a qualidade final do produto.
O Luxman D-07X reflecte as mais recentes inovações tecnológicas da marca, contando com componentes e circuito de última geração projectados pela Luxman. O D-07X possui um sistema de conversão I/V recentemente desenvolvido que recebe as saídas diferenciais dos chips DAC BD34301EKV emparelhados, operando em modo mono, e alimenta quatro módulos amplificadores discretos e perfeitamente combinados, combinado com um circuito buffer de alta qualidade que reduz a impedância do sinal de saída. Este circuito é capaz de alimentar adequadamente qualquer amplificador integrado ou pré-amplificador. A filtragem fora da faixa audível, essencial em leitores digitais, é realizada no estágio buffer em vez de através de um estágio LPF independente, permitindo a reprodução de formas de onda analógicas naturais e suaves, do que resulta uma superior qualidade de som.
A fonte de alimentação do D-07X possui uma grande capacidade, tendo a potência do transformador sido aumentada em 50% por comparação com o anterior modelo D-06u. Condensadores de filtragem de grande capacidade e blocos reguladores independentes foram instalados em cada circuito de modo a proporcionar uma alimentação de energia altamente estável.
O D-07X está alojado numa estrutura de chassis blindada, apoiada em pés de ferro fundido, que isola os vários caminhos de sinal contra interferências e ruídos digitais. Estão ainda disponíveis diversas medidas de amortecimento interno como meio de eliminar vibrações nefastas geradas dentro da própria unidade. As saídas analógicas são equipadas com terminais RCA banhados a ouro e os terminais XLR blindados de origem Neutrik. A conectividade digital inclui USB que é compatível com PCM/DSD, conectores de entrada coaxial e óptica, que suportam formatos PCM com resoluções até 192kHz/24 bits, e conectores de saída coaxial e óptico.
O mostrador do tipo fluorescente possui uma excelente visibilidade e inclui o modo com zoom 4x que o torna fácil de ver mesmo a grande distância. Ao reproduzir o formato MQA, o estado de descodificação (Studio: Blue, Authentic: Green, Renderer: Magenta) é exibido por um indicador LED de três cores.
Especificações técnicas
Formatos suportados: SACD, CD (CD-R, CD-RW, MQA-CD)
Entrada USB: (PCM): 44.1 kHz, 48 kHz, 88.2 kHz, 96 kHz, 176.4 kHz,
192 kHz, 352.8 kHz, 384 kHz, 705.6 kHz, 768 kHz
(16, 24, 32-bit)
Entrada USB: (DSD) 2.8 MHz, 5.6 MHz, 11.2 MHz, 22.4 MHz (1-bit)
Entrada Coaxial / Óptica: 44.1 kHz, 48 kHz, 88.2 kHz, 96 kHz, 176.4 kHz,
192 kHz (16, 20, 24-bit)
Tensão de saída: 2.4V/300 Ohm /SE) - 2.4V/600 Ohm (balanceada)
2.3V (SACD/DSD)
Resposta em frequência: CD: 5 Hz a 20 kHz (+0, -1.0 dB)
SACD: 5 Hz to 38 kHz (+0, -3.0 dB)
USB: 5 Hz to 47 kHz (+0, -3.0 dB)
THD: CD: 0.0016 %, SACD: 0.0007 %, USB: 0.001 %
Sinal/ruído (IHF-A) CD: 122 dB, SACD: 125 dB, USB: 122 dB
Conversor D/A: ROHM BD34301EKV (modo mono) x 2
Consumo: 37 Watt
Dimensões: 440(W) x 132(H) x 410(D) mm
Peso: 17 kg
Preço: 12 450 Euros
Representante: Ultimate Audio