Uma das melhores propostas até aos 900 €
A Focal, conhecida marca francesa de altifalantes e colunas , lançou recentemente uma nova linha no segmento mais acessível do mercado, as Theva - que, mesmo nesta gama de preço, são feitas em França, o que contraria o quase monopólio da produção asiática na alta-fidelidade. Aliás, na fábrica de Saint-Ettiene, onde trabalham algumas centenas de pessoas, a Focal produz também os seus próprios altifalantes, tanto woofers como tweeters - o que é também cada vez mais incomum. O woofer aqui presente é feito de uma material que a Focal designa Slatefiber (link abaixo) e já estava presente na linha anterior, enquanto o tweeter é novo (nesta gama) e deriva da I&D da divisão de car audio da Focal (divisão essa que parece ganhar cada vez maior preponderância para a marca francesa).
Disponível em três acabamentos, e com o design tão característico das Focal, esta nova linha vem substituir a antiga Chora, e traz algumas alterações - nomeadamente a alteração do pórtico da frente para a parte de trás das colunas (o que pode requerer maior cuidado no seu posicionamento e distância em relação a uma parede) e um novo tweeter (já mencionado em cima, e também com link em baixo).
Liguei então as Theva ao meu integrado Rotel, acompanhado de um streamer MXN10 da Cambridge Audio a receber ficheiros FLAC por UPNP/DLNA, um setup alinhado com a gama de preço das colunas. No lugar destas Focal costumam estar umas B&W 606 (de há duas edições atrás) - e estava curioso para ouvir e fazer a comparação. Com uma impedância de 8 ohm (mínima de 4.6), uma sensibilidade de 89db e uma potência máxima aconselhada de 100w, deve ser fácil encontrar um amplificador que se dê bem com as Theva N1 - o Rotel alimentou-as sem dificuldade.