As leis da Física não perdoam, mas às vezes até parece que abrem excepções
A B&W dispensa apresentações para qualquer pessoa com um mínimo de interesse no mundo do áudio. Como toda a gente sabe, as colunas das séries 800 (Signature ou Diamond) são as colunas de prestígio da B&W, as colunas mais perto das incomparáveis Nautilus. As colunas da série 700 pertencem a uma gama intermédia e a série 600 é a mais acessível da B&W (tipicamente com uma grande relação qualidade / preço). As colunas que recenseio neste teste são as 607 S3, as colunas monitoras mais acessíveis da série 600 e também as mais compactas. E, hoje em dia, dir-me-ão, com toda a tecnologia disponível, numa época em que as pessoas ouvem música por colunas do tamanho de caixas de fósforos ou pelos telemóveis, o tamanho ainda interessa? A minha resposta será: enquanto as leis da física se continuarem a aplicar a este mundo, o tamanho interessa, sim senhor/a.
Existe uma relação bem conhecida entre o tamanho do diafragma dos altifalantes inseridos na coluna e o comprimento de onda do som. Por exemplo, as frequências baixas têm comprimentos de onda mais longos e requerem cones maiores para mover eficazmente o ar e produzir som, enquanto as frequências altas têm comprimentos de onda mais curtos e podem ser reproduzidas com precisão por diafragmas mais pequenos. E em frequências inferiores à frequência de ressonância do altifalante, o movimento do cone é restringido, o que pode levar a distorção e a uma redução na intensidade dessa gama de sons. Na prática, para produzir sons de frequência abaixo da sua frequência de ressonância, os altifalantes exigem mais potência, o que as torna menos eficientes. Por isso, esqueçam as colunas com altifalantes de tamanhos minúsculos; colunas demasiado pequenas, por si só, nunca produzirão um som verdadeiramente audiófilo. E as 607 S3 são suficientemente grandes para produzir esse som?
Descrição
As 607 S3 são umas colunas monitoras bass-reflex (com reforço de graves). As do presente teste tinham um acabamento em madeira com cor negro mate (mas também existem em branco mate, carvalho e cerejeira). Como sempre nas colunas da marca, a qualidade de construção e acabamento destas colunas de duas vias são bem evidentes, não tendo este modelo o tweeter montado em cima da caixa, característico da B&W (mas só presente em alguns modelos da série 700 e em todos os da série 800).
O tweeter Decoupled Double Dome tem uma cúpula de titânio de uma polegada (25 mm) e está inserido num tubo de alumínio que controla as reflexões e faz com que esteja desacoplado das ressonâncias da caixa. O altifalante de cone “Continuum” FST de 5 polegadas (130 mm) é usado para os médios / baixos, sendo a mesmas unidade activa usada nas séries 800D e 700 (mas, neste caso, com cone de menores dimensões e sem estar combinada com os woofers Aeorofoil). O pórtico traseiro do tipo Flowport permite estender a resposta em graves da coluna. A resposta em frequência das 607 S3 estende-se dos 40 Hz aos 33 kHz, a -6 dB, ou de 52 Hz – 28 kHz a ±3d B; a sensibilidade é de 84 dB SPL (2.83Vrms, 1m), a distorção harmónica (2ª e 3ª harmónicas, a 90 dB de SPL e a 1 m da coluna), tem valores, respectivamente, menores que 1% entre 100 Hz e 22 kHz e menores que 0.5% entre 500 Hz e 10 kHz. A impedância nominal é de 8 Ω (com um mínimo de 3 Ω). As 607 S3 estão equipadas com quatro excelentes terminais de ligação, pelo que permitem bicablagem, medem 300 x 165 x 207 mm (A X L X P) e pesam cada cerca de 4,65 kg cada. As grelhas são de cor negra, para os acabamentos negro e de cerejeira, ou cinzentas, para os acabamentos branco ou carvalho.
As 607 S3 requerem alguma rodagem: segundo a B&W necessitam de tocar durante pelo menos 15 horas para atingirem o seu potencial. A minha experiência diz-me, que quaisquer colunas beneficiam de maior rodagem. A distância à parede traseira deve ser, pelo menos, 50 cm. A B&W aconselha a que as 607 S3 sejam posicionadas com um afastamento de 1,5 m a 3 m entre elas e com um inclinação lateral em relação ao ouvinte que defina dois dos ângulos de um triângulo equilátero, com o terceiro ângulo a ser completado no ponto de audição. A caixa das 607 S3 contém tampões de espuma para introduzir no pórtico traseiro, no caso pouco provável de sentir um excesso de baixos.