Um streamer / transporte digital / prévio de alto nível
Audições
Posto tudo isto, emparelhei o A8 com um Musical Fidelity A1 e umas B&W e ocorreu uma peripécia - o A8 não permite que se faça bypass ao circuito de préamplificação e se envie um sinal de nível fixo para um amplificador externo. Segundo a própria marca: “The A8’s digital output has a volume pass-through mode, while the analog output doesn’t have a volume pass-through mode. Setting the analog output of the A8 to maximum volume bypasses the A8’s preamp, sending the original audio’s amplitude signal to an external preamp.” Isto significa que, colocando o volume no máximo, a saída RCA deveria “enviar” um nível de linha normalizado de 2 V, segundo as especificações da própria marca. Mas soou-me claramente mais “quente” que isso (o meu streamer habitual “envia” os 2 V normalizados e nunca tive problemas), tendo sido assim obrigado a recorrer ao modo directo do A1, o que lhe retira 10 dB de ganho. Fica então a dica: se pretende emparelhar com um integrado, tenha em atenção estes factores, creio que o A8 foi mesmo pensado para ser usado directamente com um amplificador de potência.
Comecei então o Plano B e liguei o A8 como transportador digital a um DAC Pro iDSD (da iFi Audio), um prévio e amplificador Constellation Audio Evolution 1.0 e às colunas de painel Diptyque DP140 MkII (e aqui a curiosidade era muita, porque o A8 iria agora estar num sistema com componentes orçados em valores muito acima do seu preço de mercado). O A8 substitui neste sistema um Roon Nucleus Plus, e seria interessante ver se se iria notar alguma diferença. O controlo remoto funciona muito bem para atenuação digital mas, uma vez mais, gostaria de ver esta atenuação apresentada em dB, em vez de uma misteriosa escala de 0 a 15.
Utilizando o protocolo UPNP/DLNA, um portátil e a minha colecção de música, comecei então as minhas audições pelo recente Hackney Diamonds (2023), dos Rolling Stones, o primeiro disco de originais da banda em muito tempo. Gravado «à antiga» (os músicos todos no mesmo espaço), o A8 entrega o poder e vigor dos britânicos sem quaisquer reservas - os muitos instrumentos presentes distinguem-se e a vontade de dançar é imediata, num excelente regresso à «velha forma» da “melhor banda de rock do mundo”.
Sigo depois para a mais recente edição dos Beatles, com os remixes e remasters de 1962-1966 (2023 Edition) e 1967-1970 (2023 Edition), uma edição muito cuidada e absolutamente obrigatória para os fãs da banda de Liverpool. Mais uma vez, o A8 mostra-se um excelente transportador e faz uma boa parelha com o Pro iDSD - o som tem corpo, presença e muita energia, o que é naturalmente obrigatório neste género. Mesmo nos temas mais acústicos (como Blackbird), o A8 porta-se muito bem e transmite a intimidade e o timbre necessários para os mesmos.
Mudando radicalmente de ambiente, oiço então Naked Truth (2022) do trompetista israelita Avishai Cohen - que tem aqui o seu quarto e melhor disco na conceituada editora germânica ECM. Disco muito atmosférico, carregado de variações dinâmicas e muita textura e subtileza, é mais uma vez bem «transportado» pelo A8, com os muitos diálogos entre o piano e o trompete a soarem magistrais.
Por fim, o disco Complete Unplugged (1999) do conhecido cantautor americano Paul Simon. Gravado ao vivo, a intimidade da performance chega até nós de modo imparável e os muitos instrumentos em palco estão notavelmente separados. O A8 é, sem dúvida, um excelente transporte digital, e aqui passa também no teste com «discos não muito bem gravados», mesmo que musicalmente muito aprazíveis.
Conclusão: o A8 faz tantas coisas que nem é fácil definir que produto é. Os meus testes acabaram por incidir na sua performance como transportador digital, embora seja possível usá-lo de muitos outras formas. Tendo em conta a infinidade de protocolos que tem, mais a possibilidade de lhe acrescentar 4 TB de SSD e variadíssimas contas de servidor, o A8 é um excelente transporte digital - sonoramente, compara muito favoravelmente com um Roon Nucleus e faz ainda muitas outras coisas, caso venha a precisar. Provou também ter qualidades para ser inserido num sistema muito acima da sua gama de preço, e isso é impressionante. Mais um bom produto, de uma marca que veio (definitivamente) para ficar.
Streamer/DAC EverSolo DMP-A8
Preço 1980 €
ContactoSmartaudio
Nota: Tal como divulgado no teste do DMP-A6, a EverSolo tem três pontos preferenciais de venda em Portugal, pelo que, embora tenha sido a Smartaudio a fornecer-nos o equipamento testado, é possível encontrá-lo igualmente na Imacustica e na Delaudio, bem como em algumas outras lojas.