Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Focal Bathys

Focal Bathys

Leonel G. Marques

8 dezembro 2023

Bathys , a total imersão na música


Audição

A audição foi realizada ligando os Bathys a um DAP Kann Max da Astell & Kern. Realizei audições em casa, nos transportes públicos ou em passeios ao ar livre.
Os Bathys aderem muito aos ouvidos e o nível de cancelamento é excelente (sobretudo no modo ANC), conseguindo-se resultados bastante bons nos modos Soft e Transparent. A utilização continuada dos Bathys não cansa minimamente e é um prazer usá-los, mesmo durante longos períodos.
De uma forma geral posso dizer que o som dos Bathys me impressionou bastante positivamente em termos do nível de detalhe, do nível impressionante do desafogo do palco sonoro e da precisão dos timbres. Além disso, os graves são poderosos, mas não omnipresentes e os agudos bastante cristalinos e musicais. Além disso, apresentam uma suave coloração escura que muito favorece as vozes humanas, sobretudo as femininas. Aparentemente, já não estamos condenados â mediocridade demasiado comum dos auscultadores sem fios e / ou com cancelamento activo de ruído.

Foto 5 Focal Bathys

Comecemos por Théotime Langlois de Swarte e os seus magníficos Le Consorte e pela revelação de uma compositora francesa anónima, usando o nom de plume, Philarmonica. Maravilhosa compositora ao nível de Rebel ou de Leclair, magnificamente interpretada por de Swarte, provavelmente o maior violinista barroco do momento. Melodias majestosas, suaves e galantes, às vezes, mas outras vezes labirínticas e traquinas. Os Bathys souberam dar espaço a de Sarte no diálogo com as outras cordas, preservando os timbres e a musicalidade, fazendo-nos imaginar a compositora anónima e os vicissitudes e penetrar na intimidade dos salões nobres do século XVIII. Passemos para a soprano Mariana Flores e as suas canções argentinas. A interpretação de Alfonsina e o Mar, antes já interpretada pela grande Mercedes de Sosa, é de nos deixar sem ar, tão bela e comovente é a sua voz. E os Bathys deixaram-me ouvir essa voz em toda a sua plenitude e subtileza, e com a suave coloração soturna, que referi acima. Ainda por cima sem qualquer ruído ambiente, no interior de uma carruagem de Metro. E são estes, uns auscultadores sem fios e com cancelamento activo de ruído?


Playlist


Le Consort – Philarmonica – Qobuz 24 bit /192 kHz
Mariana Flores – Alfonsina: Canciones Argentinas – Qobuz 24 bit /88 kHz.
Kurt Rosenwinkel & Geri Allen– A Lovesome Thing– Qobuz 24 bit /48 kHz.
Christone “Kingfish” Ingram – Live In London – Qobuz 24 bit /44.1 kHz
Cat Power Sings Dylan: The 1966 Royal Albert Hall Concert – Qobuz 24 bit /96 kHz.
Hackney Diamonds – The Rolling Stones – Qobuz 24 bit /96 kHz.


Foto 6 Focal Bathys

A seguir, consideremos o duo de guitarra eléctrica e piano de Kurt Rosenwinkel & Geri Allen. Um duo instrumental que só me fez lembrar o saudoso duo de Joe Pass e Bill Evans. Raramente piano e guitarra soaram tão bem juntos, ainda por cima num concerto gravado ao vivo. Os Bathys deixaram-me no meio do concerto, permitindo reviver o momento e recriar a magia, preservando cada uma das notas de cada um dos dois excelentes executantes e alcançando grande precisão e detalhe sem roubar musicalidade. Falando em guitarra e que tal a de Kingfish, um dos maiores bluesmen da actualidade? Aqui num espectáculo ao vivo com toda a electricidade possível dos blues, de solos em riste com toda a excitação dos concertos verdadeiramente ao vivo. Boa reprodução dos Bathys, fazendo uso das dimensões do seu palco sonoro, com tudo a acontecer miraculosamente “lá fora”, sem nada a acontecer “dentro” da nossa cabeça.
Logo a seguir, Cat Power na sua primeira gravação ao vivo de canções de Dylan, um presságio da grande carreira que soube construir. Um trio numa só pessoa: a voz de Chan Marshall, a guitarra e a harmónica. Muito íntimo e muito sentido. E se há pouco referi a afinidade especial que existe entre os Bathys e as vozes de mulher, nesta gravação temos a prova provada disso mesmo. A voz rouca de Chan é reproduzida com grande naturalidade e com toda a emoção e a própria timbre da harmónica, mesmo que às vezes “feio”, se torna bonito de ser retratado tão sinceramente. Finalmente, a banda mais recente do mundo, a começar tudo mais uma vez, uns desconhecidos Rolling Stones, com excelentes composições originais, os deuses eternos do rock’n rol. A voz de Mick Jagger e até a de Keith Richards são pintadas sonoramente com detalhe e precisão, com a correcção nos ataques das notas e o ritmo de um mundo inteiro a bater o pezinho. Ninguém precisa de mais nada para passar um bom bocado consigo próprio – precisa apenas de uma gravação dos Rolling Stones e de uns Bathys.

Foto 7 Focal Bathys



Conclusão


Eis mais um membro da tal elite de auscultadores de cancelamento activo sem fios a que já pertenciam os PX8 Bond 007 da B&W e os Mark Levinson nº 5909. Não custam nenhuma pechincha, mas também não exigem nenhuma fortuna.
Recomendo vivamente a audiófilos que não dispensem a música em deslocações e viagens ou em passeios e desporto. Com eles, os audiófilos podem encontrar o seu cantinho em qualquer lado.


Auscultadores Focal Bathys
Preço                 799 €
Representante   Esotérico