Bathys , a total imersão na música
Os auscultadores ANC (c Active Noise Cancelation) são uma realidade do mundo moderno e da necessidade de preservarmos a nossa saúde mental nesse mundo. Inúmeras propostas têm vindo a emergir no mercado, desde os Bose 700 (talvez o modelo mais famoso), aos Sony WH-1000XM5 ou até os Sennheiser Momentum 4. Contudo, existe um pequeno clube privado, de elite – os ANC com qualidade audiófila de reprodução. Antes tínhamos tido os PX8 Bond 007 da B&W, os Mark Levinson nº 5909 e agora os Focal Bathys.
Bathys em grego quer dizer, Profundidade e a Focal inspirou-se no Batiscafo (um veículo submersível destinado à exploração dos oceanos em regiões de águas ultraprofundas) e nas suas viagens silenciosas. Os Focal Bathys são o equipamento em teste.
Descrição
Os Focal Bathys são muito semelhantes a outros auscultadores audiófilos da Focal (desde os Utopia aos Celestee). Sem grandes surpresas, portanto, nesse aspecto. Mas esse aspecto é, em si mesmo surpreendente porque esse nível de construção e elegância é muito raro nos auscultadores portáteis sem fios. O acabamento dos Bathys pode ser em preto ou em cor de areia. As almofadas auriculares em pele são grossas e macias, e a banda de cabeça é feita de couro e almofadada. São fabricados basicamente em alumínio e outros materiais como magnésio (nas juntas da banda de cabeça), o que lhe permite evidenciar solidez e estrutura, mantendo uma relativa leveza (pesam 3,5 kg). Tal como os auscultadores audiófilos da Focal, os Bathys possuem os auriculares de forma ovular, e o padrão de concavidades, lembrando um favo de mel ou a superfície lunar, espalhados em torno do logo da marca. A marca brilha quando os Bathys estão em actividade.
Os Bathys podem funcionar no modo Bluetooth 5.1 sem cabos ou no modo convencional com um cabo equipado com um jack de entrada única de 3,5 mm. E também podem funcionar usando como ligação à fonte um cabo USB-C / USB-A (que vem no estojo), utilização que pressupõe a utilização do DAC próprio da Focal, inserido nos Bathys e que permite transformar qualquer equipamento equipado com uma ficha USB-A, como o meu telemóvel, num equipamento audiófilo. Mas os Focal Bathys são fundamentalmente uns auscultadores sem fios com cancelamento de ruído (ANC em inglês), adaptáveis ao contexto exterior, quer dizer, com um modo de cancelamento activo do ruído exterior, mas também com modos “Soft” e “Transparent” que deixam passar alguns sons exteriores (sobretudo no último caso) de modo a permitir ouvir avisos ou conversar sem tirar os auscultadores (modos controláveis pela App recomendada pela Focal, a App Focal & Naim). Na parte de baixo da campânula do lado direito, os Bathys apresentam dois botões para controlo do volume com o botão para emparelhamento Bluetooth disponível num botão situado entra os dois. Apresenta também um interruptor que liga ou desliga os Bathys com uma opção intermédia que liga o modo USB-DAC, permitindo o processamento de ficheiros áudio com resolução até 24bit /192 kHz e que requer o cabo USB acima descrito. Do mesmo lado, os Bathys apresentam as entradas USB e de jack e o botão de selecção dos comandos de voz. Na parte de baixo da campânula esquerda apresentam um único botão que comanda os níveis de cancelamento de ruído.
Os Bathys possuem dois drivers audiófilos próprios da Focal e fabricados em França. Usam a tecnologia Bluetooth 5.1 com alcance superior a 15 m e na banda de frequência que vai de 2402 MHz a 2480 Mhz, sendo compatível com os codecs áudio SBC, AAC, apt Adaptive e aptX. A bateria, carregável através do cabo USB, tem uma vida de 30 horas em modo de Bluetooth no modo de cancelamento de ruído, 35 horas com a ligação por jack e 42 pela ligação USB DAC. É compatível com os assistentes de voz da Google (Assistant) e da Amazon (Alexa). Os drivers são de 15/8 de polegada (40 mm) com a cúpula em forma de M a utilizar uma liga de alumínio e magnésio. A frequência de resposta estende-se dos 15 Hz to 22 kHz e a distorção harmónica é menor que 0.2% a1 kHz. O sistema de cancelamento de ruído recorre a 8 microfones.