Um som de imaculada suavidade e exemplar transparência
Introdução
Fundada em 1979 por Stewart Tyler, depois de quase uma década dedicada à concepção, construção e comercialização de colunas de som sob a marca Celef, a ProAc (Professional Acoustics) tem desde então sabido adaptar-se às mudanças do mercado, inovando e adoptando novas tecnologias, sempre de forma fundamentada, mudando apenas se e quando considera existirem razões de ordem técnica que justifiquem a mudança e evoluindo dentro de uma personalidade sónica própria que lhe tem granjeado milhares de adeptos por todo o mundo.
Uma personalidade que configura um som sempre cativante e que se apresenta aos meus ouvidos como musicalmente credível, característica da sonoridade da marca como um todo, independentemente do modelo ou da gama, e que já me levou a afirmar por diversas vezes nunca ter ouvido umas colunas ProAc que me tivessem desagradado.
Ao longo dos mais de vinte anos de colaboração com a Audio & Cinema em Casa tive a oportunidade de privar com diversos modelos da marca inglesa, desde modelos de entrada até representantes da série Response, aquela que foi durante anos a gama de produtos de topo da ProAc até à introdução da série “K” em 2011 com o icónico modelo K6.
As K1, objecto do presente artigo, são o modelo de entrada na série de topo “K” e o primeiro desta série que tenho a oportunidade de ouvir integradas no meu sistema residente. De acordo com a ProAc as K1 são o resultado do feedback de distribuidores e utilizadores que pediram um modelo de suporte na gama “K”, inicialmente não previsto. O desenvolvimento do novo modelo teve uma maturação de alguns anos, sendo que as K1 foram finalmente apresentadas em 2020 juntamente com o novo modelo topo de gama K10.
Descrição
As K1 são um modelo de colocação em suporte, de duas vias e bass-reflex. Desenvolvidas à imagem das suas irmãs de maiores dimensões, fazem uso de um estilizado suporte para evocar a funcional base das colunas maiores, mantendo o ar de família da série K. A base das K1 é terminada através de um arco elegante na parte traseira da caixa e que se enquadra de forma visualmente perfeita no pesado suporte dedicado. Esta união de design e técnica funciona muito bem, dotando as K1 da assinatura estilística das restantes colunas da gama e permitindo simultaneamente posicionar o pórtico reflex na base da coluna a disparar para baixo, o que oferece vantagens óbvias ao nível da facilidade de integração em sala e gestão da interacção das colunas com as paredes circundantes.
As caixas são construídas com painéis de HDF (painéis de fibra de alta densidade) de espessura variável, como forma de controlo de ressonâncias, e são amortecidas internamente com material betuminoso. As unidades activas constam de um altifalante de frequências médias/baixas em Kevlar com 16.5 cm, e o tweeter de fita da ProAc, em posição descentrada, instalado numa estrutura de alumínio maquinado, com uma câmara traseira amortecida e um conjunto motor que inclui ímanes de Alnico, sendo que o crossover cruza as unidades ligeiramente acima dos 3 kHz.
Na traseira temos um conjunto de quatro terminais roscados que aceitam a ligação de cabo nu, forquilhas ou fichas banana em configuração simples, bicablagem ou para biamplificação. O crossover é realizado com recurso a componentes de alta qualidade e cuidadosamente calibrado para combinar na perfeição as duas unidades activas. A sensibilidade é razoavelmente alta – 90 dB/W/m –, e a impedância nominal de 8 Ohm, o que não deverá colocar dificuldades de maior a qualquer amplificador competente.
A qualidade de construção da K1 é excelente e ao nível do que a ProAc já nos habituou. Com acabamentos imaculados, as caixas são revestidas por folheados de madeira natural de grande beleza, estando disponíveis seis acabamentos padrão: freixo preto, mogno, cerejeira, carvalho natural, branco-seda e nogueira. Por um valor extra pode ainda optar-se por um dos quatro acabamentos premium: pau-rosa, ébano, freixo ou eucalipto escuro.