O melhor Mini LED de sempre
TCL 65C845 – Qualidade de Imagem e de som
Antes de qualquer visionamento crítico o 65C845 passou por uma sessão de rodagem de algumas dezenas de horas, seguindo-se a calibração com o Blu-ray 4 K da Spears&Munsell., com imagens próprias para conteúdos HDR. Em termos de visionamentos recorri a algumas imagens do YouTube, bem como a discos Blu-ray 4K tais como Blade Runner 2048, 2001 Odisseia no Espaço e Dunquerque, reproduzidos através do leitor Panasonic DP-UB9000. Foram igualmente visionados alguns conteúdos Netflix e ainda alguns ficheiros de vídeo de alta qualidade armazenados numa pen USB.
Mas começo por referir aqui o momento em que, antes de qualquer ajuste o televisor foi ligado logo depois de eu e o João Zeferino o termos retirado da caixa. Ambos conhecemos muito bem o Mini LED da TCL, o João tem um modelo de 55 polegadas do ano anterior como seu televisor principal, mas não estávamos preparados para uma imagem de tão elevada qualidade, e ainda por cima uma imagem que nem sequer era de resolução 4K pois estava a ser reproduzida por um leitor Blu-ray a partir de um disco de demonstração do formato Dolby Atmos. Que riqueza de cores, que densidade de negros, combinados com uma compensação de movimento ao nível da perfeição, sendo aqui bem evidente a capacidade do 65C845 de lidar com originais a 24 quadros provenientes de um leitor Blu-ray ou de streaming, uma vez que o upscaling e a interpolação de quadros funcionam realmente muito bem, como a chamada “Inteligência Artificial” a não inventar nada, fazendo apenas aquilo que deve fazer.
A reprodução de cores deste televisor é realmente espectacular, isto depois de eu ter feito alguns pequenos ajustes em termos de luminosidade e contraste no modo de imagem Standard: quer em cenas muito escuras tais como na Guerra dos Tronos ou mesmo Blade Runner 2048, quer em imagens vívidas e luminosas como em Mad Max 2 e O Passageiro, o equilíbrio e saturação são evidentes, nunca se perdendo detalhes ao nível das nuances mais subtis de cor, incluindo as cambiantes de negro, ao mesmo tempo que os céus azuis brilham com grande realce e os vermelhos e tons de fogo enchem a sala de vida. Tudo o que é HDR ou Dolby Vision assume uma vivacidade que pura e simplesmente não existe noutras tecnologias, ao mesmo tempo que os tons escuros se começam a aproximar daquilo que só o OLED tem conseguido até agora. Aliás, excepto em alguns originais cinematográficos que vivem de quase exclusivamente de meios tons e jogos de sombras, preferi quase sempre o modo Standard ao modo Filme, mas isso já me acontece há muito tempo: acho que, em geral, os modos «cinematográficos» da maioria dos televisores jogam com níveis muito reduzidos de luminosidade e contraste, de que resultam, salvo raras excepções, imagens pouco vivas, mesmo baças em alguns casos. Em termos do tão propagandeado efeito de halo, acho que a TCL fez igualmente um grande trabalho aqui pois, ao que me lembro, apenas dei por ele uma vez num upscaling de Full HD para 4K e não tenho a certeza se o problema não era mesmo do original.
E não é que o som consegue estar quase…quase ao nível da estupenda qualidade de imagem? O subwoofer traseiro funciona mesmo muito bem conferindo calor e profundidade aos diálogos e reproduzindo com grande veracidade sons de elevada energia tais como explosões ou ruídos de motores. Até em altura se conseguem perceber com facilidade movimentos de helicópteros e mesmo lateralmente o som expande-se muito para além das já de si amplas dimensões do ecrã. Mais de 99% dos utilizadores ficará totalmente encantado como o desempenho em áudio deste televisor e apenas o videófilo mais exigente poderá alvitrar o recurso a um sistema de cinema em casa dedicado mas aí teria que investir seriamente pois só mesmo um bom sistema AV ou uma barra sonora high-end conseguirão ultrapassar a performance sonora do 65C845.
Conclusão
A conversa já vai longa mas por muito boas razões porque este novo televisor da TCL merece bem que falem dele. Pura e simplesmente é o melhor Mini LED que eu já vi até agora, embora tenha que reconhecer que não olhei recentemente para os exemplares topo de gama de alguns fabricantes mas também isso não serviria de comparação pois eles custam duas a três vezes mais que o 65C845. As imagens são vívidas e brilhantes mas sem exageros de saturação, os negros intensos e cheios de nuances e o som do melhor que já ouvi num televisor. Parabéns à TCL por este excelente resultado a um preço realmente imbatível.
Televisor TCL 65C845
Preço 1499 €
Representante TCL Portugal