O Caminho do Norte para os Leitores de Rede /DAC: Electrocompaniet ECM1 MKII
Em inglês arcaico, “Norway” (Noruega) significa “Caminho do Norte” e o teste de hoje refere-se a equipamento audiófilo que foi criado, desenvolvido e manufacturado, algures nesse Caminho do Norte (ou mais concretamente, na cidade norueguesa de Tau) a partir de 1973 por Per Abrahamsen e Svein Erik Børja.
A marca Electrocompaniet ganhou rapidamente notoriedade por várias razões, entre elas, a enorme qualidade dos seus amplificadores, mas também pela sua relação (indirecta) com Michael Jackson. E aqui vai a história, qual como é contada no sítio da marca. Bruce Swidien foi o fantástico engenheiro de som de todas as gravações a solo de Michael Jackson, desde «Off the Wall», mas pouco depois de gravar o álbum «Dangerous» aceitou fazer o teste dos amplificadores de potência da Classic Line da Electrocompaniet. Bruce Swidien considerou esses amplificadores a válvulas como os melhores que já tinha testado e a partir daí, insistiu em usar sempre nas suas gravações amplificação Electrocompaniet. Por isso, no álbum de grandes êxitos de Jackson, «HIStory» aparece um agradecimento de Swidien à Electrocompaniet e a Per Abrahamsen, Nils B. Kvam e Trond Braaten. Grande elogio por parte de um dos engenheiros de som da indústria musical e maior chamada de atenção para uma pequena empresa da Noruega.
Pois bem, este é um teste a um equipamento de uma marca que segundo o próprio Bruce Swidien lhe mudou a vida – o Leitor de Rede / DAC EMC1 MKII.
Descrição
A estética da Electrocompaniet mudou muito pouco desde a sua criação. O equipamento é sólido, inspira respeito e reflecte o que poderia apelidar de aura tecnológica futurista que mistura o negro e os dourados – Uma espécie de estética Dune, na visão de David Lynch. O ECM1 MKII é revestido por alumínio escovado negro com largura ligeiramente maior do que o standard, mas bastante mais estreito do que esse mesmo standard com as dimensões de (L x P x A): 470 x 381 x 80 mm e o peso de 8,5 kg. No painel frontal exibe uma janela de navegação que indica alternativamente o status e a fonte do sinal, a seguir, ao meio, a frente ostenta o logo da marca em letras douradas e, abaixo do logo, temos o botão de standby. À direita, quatro botões dourados que permitem seleccionar a fonte do sinal e o volume. No painel traseiro, apresenta a panóplia de entradas já habitual: duas SPDIF coaxiais e duas TOSLink, uma USB, uma RJ45 LAN e outra WLAN, e uma saída de para trigger de 12 V (ligação com outros equipamentos Electrocompaniet). As saídas incluídas são: uma estéreo XLR balanceada, uma estéreo RCA de linha e uma SPDIF coaxial.
O ECM1 MKII inclui a possibilidade de armazenamento interno com a opção de se poder incluir um disco rígido SSD (a montar pelo comprador) de 3,5 ou 2,5 polegadas, sem limite de capacidade.
O controlo remoto incluído é muito sólido e bonito e permite controlar todas as funções do ECM1 MKII.
O conversor D/A inclui dois DACs Cirrus Logic (a funcionar em paralelo, um por canal) com capacidade de resolução de 192 kHz a 24 bit. Os formatos de ficheiros áudio compatíveis são WAV/WAVE, MP3, AAC+, Vorbis, ALAC, FLAC, APE, AIFF, WMA, todos com resoluções até 192 kHZ/24 bit; e DSD, até DSD 128 (5,6 MHz). O ECM1 MKII possui uma frequência de resposta de 0,5 a 48 kHz e uma distorção THD+N menor que 0,0005 %.
No componente de streaming, as interfaces de controlo compatíveis são: DLNA, UPnP, Android e iOS (remotamente), com a possibilidade de ligação à rede por Wi-Fi ou LAN. O ECM1MKII e compatível com os serviços de streaming AirPlay, AirPlay 2, Spotify Connect, TIDAL, TIDAL Connect, DLNA, Qobuz, Internet Radio e Bluetooth e tem ainda certificação Roon Ready.
O ECM1 MKII é controlável por uma App, a EC PLAY mas a compatibilidade ROON implica que pode ser controlado directamente num navegador de computador através do seu IP. Tudo muito fácil e intuitivo, a começar pela instalação, sobretudo se se usar a ligação LAN (por cabo à rede doméstica). Experimentei as várias ligações e preferi a Roon por conveniência de já a ter usado com outras marcas e outros equipamentos.