Umas colunas de estante que nos trazem conforto
Nos dias de chuva em que podemos escolher ficar em casa ou não, há poucas coisas melhores do que escolher ficar em casa e trabalhar ao som de boa música, com umas boas colunas, estejamos nós na sala aonde habitualmente ouvimos música ou no escritório onde normalmente trabalhamos.
Vem isto a propósito da chuva destes dias e do presente teste, a visita das Emit 20, umas novas colunas de estante de entrada de gama da Dynaudio. A Dynaudio é um das principais marcas de colunas high-end, com uma liberdade no design e na inovação que poucas marcas usufruem, porque a Dynaudio fabrica grande parte dos seus componentes (incluindo as unidades activas e crossovers).
A Dynaudio tem vindo a propor colunas sem fios (a linha Xeo), activas (a linha Focus) e as excelentes Contour. Já tive oportunidade de testar todos estes modelos. Fiquemos então a conhecer a nova linha Emit da Dynaudio, através das Emit 20.
Descrição
As Emit 20 substituem as Emit M20. Enquanto as M20 utilizavam um woofer de 140 mm, o novo modelo oferece um de 180 mm, o que lhe permite reproduzir graves mais profundos e com maior controlo. A Dynaudio utiliza altifalantes com cones de polímero de silicato de magnésio, que estão associados a uma bobina de som para máxima estabilidade. O tweeter é de tipo Cerotar (tipo desenvolvido pela marca). Como é característico dos Cerotar, o tweeter das Emit 20 tem uma cúpula de 28 mm, de borracha macia, e deriva da unidade de agudos Evoke, encontrada nas Confidence, a gama de topo da Dynaudio. Tal como o Evoke , incorpora um dispositivo Hexis, uma cúpula de rede de plástico impressa em 3D que fica debaixo do diafragma da cúpula e controla o fluxo de ar, de modo a suavizar a resposta e reduzir as ressonâncias.
As Emit 20 são umas colunas do tipo Bass-Reflex muito bonitas e elegantes. O modelo que me visitou era de cor negra. Mas também existem em Branco e Castanho. As dimensões são de (L X A X P) 31,24 X 20,57 X 37,08 cm e pesam 10,3 kg cada. À frente têm uma grelha de fixação magnética que esconde e protege os altifalantes, ficando apenas destapada uma faixa negra de metal, em baixo, com o nome da marca. Por detrás, os portais de ventilação são circulares, como é habi tual nas colunas Bass-Reflex. As Emit 20 não permitem bicablagem. Têm uma sensibilidade de 86 dB (2.83 V / 1m), a potência de amplificação recomendada deve estar entre 50 e 150 W, a impedância nominal é de 6 Ohm, a frequência de resposta de (±3 dB) vai dos 53 Hz aos 25 kHz, o crossover é de duas vias e a frequência de crossover é de 3,8 kHz.
Como é natural para umas Bass-Reflex, a distância em relação à parede é fundamental quando se quer optimizar a resposta nos graves. Por tentativa e erro, cheguei aos 80 cm de distância em relação à parte traseira.