Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Dynaudio Emit 20

Dynaudio Emit 20

Leonel Garcia Marques

19 dezembro 2022

Umas colunas de estante que nos trazem conforto


Audição


A audição realizou-se a partir da amplificação do meu Rotel 1592 residente e tendo como fonte principal, o leitor SACD Atoll SACD 200 através do DSD Cyan da Holo.
De uma forma geral, só posso elogiar o desempenho das Emit 20, considerando que são umas colunas de entrada de gama. Talvez as qualidades mais evidentes sejam a neutralidade e a musicalidade dos médios. As Emit 20 são umas colunas que auditivamente primam pela ausência de assinatura sonora e de naturalidade. As Emit 20 também possuem qualidades apreciáveis de extensão do palco sonoro e o detalhe. E um grau de subtileza e sofisticação, que se faz sobretudo notar com instrumentos acústicos e vozes, subtileza e sofisticação que são raras a este nível de preços.


Playlist



Aminda Forsythe & Appolo’s Fire (dir. Jeanette Sorrell – Heavenly Bach Arias & Cantatas – CD AVIE
Space Time Continuo – Pachelbel Magnificat Fugues – CD Analekta
John Balke & Siwan – Hafla – CD ECM
Barney Wilen & Alan Jacques-Marie – Montreal Duets – CD Elemental Music
The Black Keys – Dropout Boogie – CD Easy Eye Sound
Free – Free Live! – SACD Universal



E agora em mais detalhe:
A clássica primeiro, como sempre. Amanda Forsythe a interpretar árias e cantatas de Bach (incluindo a célebre cantata do casamento BWV 202) é sempre um teste a umas colunas. As Emit 20 saíram-se bastante bem, mobilizando uns agudos lindíssimos e sendo respeitadoras dos timbres. Nas áreas que incluem maiores massas sonoras, perderam um pouco de foco e de nitidez, mas nada de sério. Muito bem também, na reprodução dos Space Time Continuo, um agrupamento de grande expressividade, ostentando quatro violoncelos na sua constituição (mais alaúde e órgão). Magnífico desempenho das Emit 20, timbre imaculados, sem se fazer notar senão pela neutralidade e transparência, sem estridência e desempenho cheio de musicalidade e mágica como era adequado.

Foto 6

No jazz, temos uma surpresa maravilhosa, Jon Balke e os seus Siwan, um grupo em que coexistem músicos de jazz, de música do mundo e de música barroca com destaque para Bjarte Eike, violino e direção). A voz expressiva de Mona Boutchebak em espanhol e árabe acrescenta condimentos hipnóticos e quase bruxuleantes à música já de si enigmática. O desempenho das Emit 20 apresenta tal qualidade que ninguém adivinharia o preço que corresponde a tal sonoridade. Transparência, contraste, considerável palco sonoro, verdade – eis as qualidades do magnífico som oferecido pelas Emit 20.
No Rock, temos dois pesos pesados, os Black Keyes e a sua versão da Americana e os eternos Free. Aqui o desempenho das Emit 20 oscilou um pouco. Excelente e verdadeiro no caos dos Black Keyes, talvez com alguma falta de impacto no caso dos Free.


Conclusão


As Emit 20 são umas enormes colunas apesar de serem pequenas. Como referi acima, os seus níveis de neutralidade e de musicalidade são extraordinários para esta gama de preços. Claro que não são umas colunas perfeitas, não se lhes podendo pedir que consigam atingir os extremos dinâmicos inerentes às reproduções massivas de orquestra ou ao grande vigor roqueiro. Mas, a este preço, não se pode esperar a perfeição. Mas podemos sentir-nos confortáveis em casa a ouvir grande música, confortavelmente numa sala de médias dimensões ou num escritório, com um nível de qualidade e sofisticação só ultrapassável em equipamentos muito mais dispendiosos. A este preço, são portanto, uma das principais alternativas a considerar.


Colunas Dynaudio Emit 20

Preço:  950 €
Distribuidor:  Smartaudio

Foto 5