Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Discos de Jazz em 2024 - Parte II

Discos de Jazz em 2024 - Parte II

Miguel Marques

22 dezembro 2024

Um segundo balanço com os melhores discos de jazz de 2024, depois do primeiro feito em Julho.


Al di Meola - TwentyFour (earMUSIC)

Al di Meola - TwentyFour (earMUSIC)

É difícil de classificar o guitarrista americano Al di Meola, e por isso muitos recorrem à preguiçosa classificação de «fusão», que significa tudo e o seu contrário (como «música do mundo»). De origem italiana, é na música latina que vai buscar muita da sua inspiração - e a sua portentosa técnica de mão direita surge em grande forma neste disco recheado de guitarras, overdubs, e muita gente diferente a acompanhar (inclusive uma orquestra de câmara). Não sendo dos estilos de jazz que mais me atrai, creio ser uma recomendação que agradará a muitos audiófilos e é sempre de saudar ouvir um músico de 70 anos tocar a um nível destes.

https://open.qobuz.com/album/r705ko6gvjfca


Tarbaby - You Think This America (Giant Step Arts)

Tarbaby - You Think This America (Giant Step Arts)

Ao contrário do que se possa pensar, e apesar da gigantesca extensão do catálogo de serviços como o Qobuz, nem toda a música feita hoje em dia está lá disponível. É o exemplo deste disco, o último desta lista, apenas disponível no Bandcamp - onde pode comprar o disco em FLAC e ajudar os artistas a verem uma fatia muito mais substancial desse dinheiro. Sei que muita gente já dispensou completamente os ficheiros, mas para quem ainda tenha um sistema que permita usá-los, recomendar ir acompanhando o Bandcamp de vez em quando e ir comprando uns discos aqui e ali.

Quando a este grupo, Tarbaby, é composto pelo pianista Orrin Evans (que teve recentemente uma breve passagem pelos The Bad Plus, substituindo Ethan Iverson), pelo contrabaixista Eric Revis (que toca há muitos anos com Brandford Marsalis) e pelo baterista Nasheet Waits (filho do famoso baterista Freddie Waits), tudo músicos muito conhecidos para quem acompanha este meio. Já com alguns discos na sua discografia, Tarbaby apresenta aqui pela primeira vez um disco sem convidados, em que só tocam os três membros do grupo. Para quem conhece bem estes músicos, é evidente que não estamos aqui a falar de jazz tradicional, embora também esteja longe do atonalismo e pretensiosismo intelectual do chamado «free jazz» - uma excelente recomendação para quem goste de um jazz um pouco mais aberto.

https://tarbaby2024.bandcamp.com/album/you-think-this-america

Muito mais discos poderiam ter feito parte desta lista, mas isso tornaria a mesma demasiado extensa e este artigo demasiado aborrecido - e, para quem goste de estatísticas assustadores, fique a saber que sai mais música hoje em um dia do que em 1989 num ano inteiro… Fica então a lista possível, que espero que permita a alguns audiófilos conhecer novos artistas de jazz e sair das décadas de 50 e 60 do século passado. Boas audições!

https://consequence.net/2024/11/more-music-released-in-a-day-than-all-1989/