Discos de Jazz em 2024
Gerard Chumilla (Introducing Gerard Chumilla)
O saxofonista espanhol, actualmente a residir na Suíça, junta-se aqui a Larry Grenadier (contrabaixo) e Jorge Rossy (bateria), a primeira secção rítmica de Brad Mehldau. Claramente inspirado por Mark Turner, tem aqui um sólido disco de estreia.
Gregory Groover Jr. (Lovabye)
Mais um disco de estreia, mais um elenco de luxo e a prova que a editora holandesa Criss Cross, responsável por alguns dos melhores discos de jazz editados desde o fim dos anos 80, está a conseguir sobreviver à morte do seu fundador. Ao tenor americano juntam-se Joel Ross (vibrafone), outra vez Aaron Parks (piano) e Vincente Archer (contrabaixo) e Marcus Gilmore (na bateria). Mais um bom disco de estreia, a justificar audição.
John Lee (Second Wind)
O multi-instrumentista John Lee, apresenta-se aqui no piano (no seu disco de estreia, tinha tocado contrabaixo), roubando a secção rítmica a Bill Charlap, com Peter Washington (contrabaixo) e Kenny Washington (bateria). Tocando quase exclusivamente standards, é uma excelente escolha para amantes de jazz mais tradicional - sendo que Kenny Washington será muito provavelmente o melhor baterista vivo neste departamento.
John Williamson (The Northern Sea)
Mais um disco de estreia, de alguém que nem conhecia - o contrabaixista inglês John Williamson. Acabadinho de sair, é um disco curto e recheado de bons originais - quarenta minutos muito bem gastos.