Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

High –End show de Munique, parte 3

High –End show de Munique, parte 3

Jorge Gonçalves

7 junho 2024

A despedida do MOC e o show do Marriott


Foto 12_Munique 3

Sistema QUAD, com as electrostáticas 2912X a serem alimentadas por dois monoblocos Artera Mono, capazes de debitar 300 W sobre 8 ohm.

Foto 13_Munique 3

Leak Sandwich 250, mais um regresso de uma marca bem antiga. São um modelo de 3 vias, com uma sensibilidade de 88,5 dB/W/m e uma resposta em frequência dos 42 Hz aos 26 kHz. A electrónica era da Audiolab.

Foto 14_Munique 3

As Monitor Audio Hyphn têm um design que não deixa ninguém indiferente. As unidades de médios e agudos estão numa configuração M-Array e os graves são reproduzidos por quatro altifalantes de 8 polegadas numa topologia de «cancelamento de força». O tweeter tem uma membrana da terceira geração da aclamada tecnologia Micro Pleated e está rodeado por seis unidades activas de médios RDT III. Têm uma sensibilidade de 86 dB/W/m e uma impedância nominal de 4 Ohm, como um mínimo de 3,5 ohm.

Foto 15_Munique 3

O híper-sistema de ESD mais uma vez não me encheu as medidas. O som era algo gritante nos médios e agudos e as várias unidades não me pareceram perfeitamente integradas. Mas lá que funcionou como show-off, lá isso é verdade.

Foto 16_Munique 3

A sala da VAC poderia ganhar um prémio de som e cor, tal a imponência do imenso painel traseiro. Os principais elementos em destaque eram os dois amplificadores Signature 202 iQ Musicbloc, com uma nova tecnologia de controlo da polarização das válvulas de saída, um quarteto de KT88 Gold Lion (onde é que a VAC terá conseguido encontrar estas válvulas raríssimas e pelas quais se pedem verdadeiras fortunas?). Debitam 100 W por canal em estéreo e 200 W em mono e estavam a funcionar com colunas Von Schweikert Ultra 9.

Foto 17_Munique 3

Kharma Enigma Veyron 2D. Cada coluna tem 3 tweeters de cúpula de diamante, combinados com unidades de médios e graves de tecnologia Omega-F, numa configuração de quatro vias / fonte virtual. A electrónica que lhes estava ligada era igualmente da Kharma.

Foto 18_Munique 3

O prévio de gira-discos Air Tight ATE-3011 é sempre um prazer de olhar e ouvir. Utiliza 3 válvulas 12AX7 e aceita apenas cabeças MM. O ganho é de 40 dB, a distorção THD inferior a 0,02% e a resposta em frequência vai dos 50 Hz aos 20 kHz.

Foto 19_Munique 3

A Octave mostrou o amplificador de potência monobloco Jubilee Mono Ultimate, agora com especificações revistas – retirou as indicações relativas à classe A, com todo o sentido. As oito válvulas KT170 por monobloco permitem uma potência máxima de 440 W sobre 8 ohm, com uma largura de banda que vai dos 10 Hz aos 100 kHz.

Foto 20_Munique 3

A Odeon Audio continua a apostar numa forte impressão visual. As Carnegie são o seu topo de gama e têm uma sensibilidade de 97 dB/W/m, resultado da combinação de altifalantes electrodinâmicos de fabricação especial com um tweeter de corneta com radiador em anel. A impedância é de 8 ohm.

Foto 21_Munique 3

As Gauder Berlina RC7 estavam a tocar bastante bem com um conjunto de electrónica da Soulution. São um modelo de 3 vias com um sistema de graves assente em três altifalantes de 7 polegadas com cone de cerâmica revestida por pó de diamante. O crossover tem uma topologia totalmente balanceada e o alinhamento temporal perfeito das diversas unidades garante uma grande naturalidade musical.

Foto 22_Munique 3

A Technics fez uma parceria com a Lamborghini e apresentou o seu novo gira-discos SL-1200M7B que utiliza a icónica forma de Y e pode ser comprado com acabamento em diversas cores exclusivas da marca de automóveis. Um LP especialmente produzido inclui os sons produzidos pelos motores V12 de 6 modelos Lamborghini.


» Próxima página (Página 3 - 3/3)