Muita parra mas nem por isso muitas novidades
E vamos então para a 3.ª parte da reportagem sobre o show de Munique, falando em mais algumas situações interessantes, de que se destacam o imponente gira-discos lançado pela Thorens para comemorar o seu 140.º aniversário e que custa nada menos de 250 000 euros! Como já disse antes, são mesmo muitos euros para uma peça de áudio, por isso mesmo achei bem mais interessante a versão direct drive do TD124, do qual tenho aqui em casa um exemplar minuciosamente recuperado pelo Rui Borges e equipado com um braço SME 3009. Mas passemos então às fotos:
Eis aqui o novo modelo de referência da Thorens, o qual utiliza uma inovadora tecnologia de cancelamento de vibração desenvolvida pela Seismion.
Cá para mim o TD124 DD, que abandonou o antigo sistema de tracção do prato por meio de uma poleia, passando a ter um motor direct drive que acciona directamente o prato, poderá ser bem mais interessante para os amantes do analógico. O braço é o TP 124 mas agora com cabos de prata. Serão apenas fabricadas 124 unidades, equipadas com uma versão especial da Ortofon SPU 124.
A Moon apostou na sua nova gama North, constituída pelos seguintes modelos: MOON 641 - Amplificador integrado; MOON 681- DAC e leitor de rede; MOON 761 -Amplificador de potência; MOON 791 - Pré-amplificador e leitor de rede; MOON 861 - Amplificador de potência e MOON 891 - Pré-amplificador e leitor de rede.
O omnipresente Rune Skov estava muito orgulhoso do novo amplificador integrado Gryphon Diablo 333 que em termos técnicos tem no seu interior tudo aquilo em que se possa pensar. De um modo resumido, tem uma potência de 333 W por canal, estrutura dual mono, capacidades de streaming com DACs da Sabre e entrada de gira-discos MM e MC.
A Enleum anda a dar muito que falar e o AMP-45R é o seu novo topo de gama com uma potência de 100 W contínuos sobre 8 ohm, capacidades de streaming e entrada de gira-discos como opcionais. O preço aproximado é de 25 000 euros.
O som Vintage continua a ser da preferência de muitos e a Fyne Audio segue essa tendência com a sua gama chamada exactamente Vintage. Em demonstração estavam as Vintage Fifteen.
Tim de Paravicini continua bem presente através da sua linha EAR Yoshino.
Apesar de não conseguir assistir à apresentação do sistema de cinema em casa que funcionava por marcação prévia, pude ver as novas Perlisten S5t presentes na Ultimate Sessions de Lisboa.