O High-End começa onde menos se espera
Estes textos são sempre mais difíceis de escrever e inevitavelmente inexactos - apesar de escrever no dia a seguir à audição para preservar ao máximo a memória auditiva e emocional da minha experiência, nunca é o mesmo que escrever e ouvir as colunas ao mesmo tempo ou do que ter a experiência de ouvir as mesmas vários dias seguidos a fio, com fontes que conhecemos e de onde mais facilmente se extraem conclusões ou comparações fidedignas. Apesar disso aqui seguem algumas ideias:
1) A primeira, e mais evidente: fiéis ao nome da marca, estas Corinium gostam maioritariamente de música acústica - o disco de música electrónica dos Saint Germain foi, de muito longe, onde menos brilharam. E, mesmo dentro da música feita por músicos a tocar instrumentos (deveria ser um pleonasmo, mas infelizmente não é), creio que gostam mais de jazz, clássica ou musica unplugged do que de rock, apesar da boa prestação que tiveram também na maioria das faixas deste estilo musical.
2) Os graves são deveras impressionantes, um dos mais impressionantes que já ouvi nesta gama de preço - particularmente em corpo e definição, não propriamente extensão (38 Hz a -3 dB). Ficou-me especialmente marcado o contrabaixo de Ron Carter em Speak No Evil ,de Wayne Shorter, um disco onde me é comum ser difícil ouvir bem as linhas deste instrumento, tão importantes nesta música com harmonias muito complexas - mas com as Corinium consegui ouvir perfeitamente essas mesmas linhas! Ao longo de outros discos estas características do baixo mantiveram-se e recomenda-se inclusive algum cuidado na adaptação da sala ao espaço - não creio ser recomendável ouvir estas Corinium em espaços demasiado pequenos ou com graves muito descontrolados pela ausência de tratamento acústico…
3) Os agudos são muito redondos, raramente agressivos mas sem nenhuma sensação de ausência de detalhe. Tal como com as Monitor Audio Studio 89 que testei recentemente, a esmagadora maioria dos discos que ouvi responderam muito bem a esta suavidade - reduzindo inclusive a sensação de fadiga ao fim de várias horas de audição. Mas, muito ocasionalmente, em alguns discos senti alguma falta de um toque ligeiro de mais agressividade nos agudos, sendo que há uma forte possibilidade do DAC da Bricasti ter tido também uma contribuição forte para esta sensação de agudos redondos - fiquei com curiosidade de ouvir as Corinium com um bom DAC equipado com conversores da ESS Sabre, que geralmente produzem as frequências altas de forma muito detalhada. Mas foi mesmo uma sensação muito ocasional e foi um prazer ouvir tantas horas de música, a um volume muito razoável, sem sentir cansaço nos ouvidos na viagem de regresso…
4) O palco é surpreendentemente contido para umas colunas deste tamanho, embora se deva referir que a audição foi feita em near field listening, numa posição mais afastada é muito possível que a imagem aumente, mas não creio que muito. Mas, como já escrevi muitas vezes, contrariamente a uma quase obsessão observada em fóruns de sites online com o palco sonoro, não sou, em geral, um grande fã de palcos demasiado grandes - os benefícios espaciais que trazem são, na minha opinião, claramente diminutos face à sensação de dispersão e ausência de foco que trazem à música, particularmente em conjuntos mais reduzidos - qual é o sentido de ouvir um trio de jazz piano e ter um sensação de palco de estar em Wembley ou a massa sonora de um grande orquestra, como se sente em tantos sistemas ditos high-end? Ouvi até alguns discos com big band de jazz ou de rock mais pesado e nunca senti falta de escala, separação instrumental ou uma sensação espacial incorrecta face ao tamanho do grupo - mas as Corinium pareceram-se sempre ter uma imagem mais contida e focada do que alargada (o anglicismo ”immediacy” soa aqui apropriado). Li, algures, que se deveria pensar nas Corinium como monitoras com um subwoofer embutido, e foi precisamente isso que senti - a intimidade e proximidade de umas boas monitoras com os graves de um bom sub, contribuindo para isso também a disposição dos altifalantes, com bastante separação entre os dois woofers e o altifalante de médios / tweeter, como, por exemplo, nas FR-20 da PS Audio. Mas fica a nota, para os amantes de palcos enormes ou de música mais espacial - estas colunas poderão não ser o melhor match.
A quem se dirige então um produto destes? Em primeiro lugar, a quem goste maioritariamente de música acústica - não seria a minha primeira escolha para fãs de EDM e música electrónica em geral (ou mesmo pop corrente, num certo sentido indistinguível de música electrónica). Em segundo lugar, para quem tenha uma sala de audição generosa - enfiar estes graves numa sala demasiado pequena seria um crime severo. Para quem cumpra estes requisitos (e tenha os fundos para as adquirir, claro), recomenda-se vivamente a adição das Corinium à sua lista de preferências, pois justificam e muito uma viagem até Cascais - tendo em conta, particularmente para os audiófilos mais experientes, o quão importante é despirem-se de preconceitos e ouvirem não marcas mas som. O caminho mais fácil, para quem procura umas colunas de chão nesta gama de preço, será ir por uma das marcas mais conceituadas e nem sequer considerar umas Acoustic Energy - mas fá-lo-á então por sua conta e risco. Estas Corinium devem ser consideradas tão válidas como colunas de outras marcas ou até como colunas mais caras - claro que há mais boas colunas para comparar com as Corinium, a concorrência é forte neste segmento específico, mas estas Acoustic Energy têm qualidades suficientes para se distinguirem (creio até que a fama que esta marca tem de produzir colunas que se batem com outras muito acima da sua gama de preço continua a fazer sentido nestas Corinium). Em resumo, uma excelente primeira aproximação da Acoustic Energy ao high-end, que se espera que não fique por aqui.
PS - Fica aqui um link, onde poderá ler um pouco mais sobre estas colunas: The Corinium Story
PS 2 E, para que gosta de medições: Acoustic-Energy Corinium_Hi-Fi Voice
Colunas Acoustic Energy Corinium
Preços:
Preto mate, branco mate, madeira 7 000,00 €
Verde metálico British green 8 000,00 €
Representante Exaudio