O melhor OLED de sempre
Visionamentos
Como é habitual nos nossos procedimentos de teste, antes de qualquer visionamento crítico o 55C855 passou por uma sessão de rodagem de cerca de uma dezena de horas, seguindo-se a calibração com o Blu-ray 4 K da Spears&Munsell., com imagens próprias para conteúdos HDR. Em termos de visionamentos recorri a algumas imagens do YouTube, bem como a discos Blu-ray 4K tais como Blade Runner 2048, 2001 Odisseia no Espaço, Kingsman - Serviço Secreto, e Dunquerque, reproduzidos através do leitor Panasonic DP-UB9000. Foram igualmente visionados alguns conteúdos Netflix e ainda alguns ficheiros de vídeo de alta qualidade armazenados numa pen USB, bem como transmissões da Eurosport dos Jogos Olímpicos em 4K HDR, bem como algumas imagens interessante do Blu-ray de demonstração da tecnologia Dolby Atmos que permitiram analisar detalhes específicos tais como capacidade de reprodução de sons de filmes em Dolby Atmos e processamento de movimento.
A nova tecnologia de fabricação de painéis Primary RGB Tandem mostrou logo de início as suas capacidades, colocando imediatamente em segundo plano todos os televisores OLED que eu já vi e analisei até hoje – e foram muitos! De facto, não se trata apenas de uma questão de luminosidade, embora ela seja bem intensa, é mais o modo como a imagem se destaca no ecrã, pois fica quase tridimensional, e o equilíbrio da intensidade das cores em relação aos tons de negro que é notável.
O 55OLED evo AI faz uma gestão muito eficiente das características da imagem sem se poupar em nada quando se trata de originais HDR, criando uma sensação quase hipnótica que torna difícil desviar os olhos do ecrã quando começamos a olhar quer para as tonalidades mais intensas quer para os pequenos detalhes nos negros e nas penumbras. Mas mesmo no que tem a ver com conteúdos SD ou mesmo HD 1080i, temos apresentações no ecrã mais equilibradas e limpas do que a esmagadora maioria dos televisores que conheço.
E isto também porque a luminosidade é pura e simplesmente «brilhante», com as imagens quase a saltarem do ecrã sempre que aparece uma cena com maior conteúdo global de luz. E mesmo o modo de imagem «padrão» é igualmente um festival de colorimetria, com uma saturação bem marcada, principalmente nos vermelhos e nos azuis, e também a nível bem marcante nos verdes. E foi assim muito agradável ver originais antigos, tais como o concerto de Jean Michel Jarre na China: a Cidade Imperial aparece drapeada de uma luz vermelha resplandecente e o som 5.1 espraia-se nitidamente para além do espaço volumétrico do ecrã. E tudo isto sem que um dos aspectos mais importantes da reprodução de imagem, os tons da pele, seja minimamente beliscado, e também porque durante a calibração houve um cuidado especial com este pormenor, pelo menos para mim que levo algum tempo a calibrar um televisor, mas acredito que a maioria das pessoas utilizará directamente as capacidades de ajuste de imagem Ai Pro e ficará mais que satisfeita com os resultados. Outro aspecto que destaco igualmente é a grande qualidade do sistema de conversão para HDR e do processamento baseado em inteligência artificial quando da conversão de um bom original como o episódio VII da Guerra das Estrelas, Os Últimos Jedi, de Full HD para 4K. O ruído de vídeo é quase inexistente e o processamento de imagem suficientemente subtil para não fazer desaparecer os ligeiros «sacões» característicos de uma apresentação cinematográfica a 24 quadros por segundo, mantendo o televisor sempre, no entanto, uma imagem com movimentos fluidos e equilibrados, como pude constatar no documentário feito pela Red Bull relativamente aos seus carros de Fórmula 1.
O som do satisfaz nas situações mais convencionais de visionamento de televisão mas é evidente que quem goste de ver filmes das plataformas que quase diria «pululam» nos canais de televisão por cabo seguramente que considerará o investimento numa barra sonora, o que lhe permitirá construir um sistema de cinema em casa mais que convincente. Uma nota final para a qualidade da tradução para português quer das indicações gerais no ecrã quer das diversas secções do manual do utilizador. Nos tempos que correm quer os sites da grande maioria das marcas quer os manuais que acompanham os equipamentos resultam de traduções básicas utilizando a ferramenta de tradução do Google, sem sequer ter sido seleccionada a opção do português europeu, e os resultados são pura e simplesmente horríveis de ler, com erros de estrutura gramatical e de tradução apressada de termos e conceitos técnicos. Parabéns à LG pelo cuidado tido com a nossa língua!
Já perto do final da elaboração deste texto recebi a notícia de que a LG acabou de lançar o LG Gallery+, um novo serviço de curadoria gráfica que enriquece os espaços interiores para reflectir o estilo e o estado de espírito únicos de cada utilizador. Com mais de quatro mil imagens seleccionadas, opções de personalização e funcionalidades inteligentes com capacidade de adaptação, o LG Gallery+ permite ter em casa imagens de obras-primas expostas na National Gallery. E o mais interessante é que esta aplicação está disponível numa versão ligeira, gratuita, para todos os televisores da marca lançados em 2025. O LG Travel+ foi também recentemente lançado para ultrapassar os limites do ambiente doméstico, funcionando como uma janela imersiva para o mundo.
Conclusão
O 55OLED evo AI é um grande televisor que demonstra à saciedade o nível a que é possível elevar hoje a tecnologia OLED, com soluções de integração inteligentes e eficazes. Tendo em conta os preços actuais das casas, penso que em muitas das salas que se podem comprar o melhor OLED que a LG lançou nesta dimensão de 5 polegadas dará ampla satisfação a quem o compre. E, se quiser fixá-lo à parede, o conceito One-wall design permite que ele quase não se destaque desta e deixe bastante espaço livre. A imagem é pura e simplesmente esplendorosa e a IA começa finalmente a atingir níveis que convencem os mais descrentes com resultados de excelente nível quer em termos de optimização do som quer no que se refere à calibração da imagem em função do tipo de conteúdos, isto para não falar na imensidade de soluções em termos de ergonomia e usabilidade.
Televisor LG OLED55G56LS
Preço 1794,99 €
Contacto LG Portugal_OLED G5 evo