Campeão de pesos pluma em streaming de alta definição
No filme O Toiro Enraivecido, de Martin Scorcese, Jake La Motta (Robert De Niro) queixou-se ao irmão e agente Joey La Motta (Joe Pesci) de ter as mãos pequenas como uma menina e do facto de que, por não possuir maior compleição nunca poderia enfrentar Joe Louis (o Campeão dos pesos pesados). Talvez o WiiM Ultra não esteja no mesmo campeonato de equipamentos mais caros e de maior prestígio, mas tal como Joey explicou a Jake, pode-se ser campeão noutras categorias, e, em áudio, ser campeão da versatilidade, da conveniência quer em termos de tamanho como de preço, tem um apelo sentido por muitos.
Nesse cenário, o WIIM Ultra surge como um dos produtos mais promissores da nova geração de streamers. Combinando um design elegante, suporte para formatos de alta qualidade e uma interface amigável, o aparelho promete oferecer uma experiência sonora premium sem a complexidade — ou o custo — de equipamentos audiófilos tradicionais. Neste artigo, exploramos as suas características, o seu desempenho e algumas eventuais limitações.
Descrição
O WIIM Ultra chama desde logo a atenção logo pelo acabamento muito sofisticado, tendo em conta o preço. Com uma caixa em alumínio escovado (o meu era negro, mas também existe em cinzento) e um mostrador a cores sensível ao toque, o Ultra posiciona-se acima da maioria dos outros streamers da marca, como o WIIM Mini e o WIIM Pro Plus. O mostrador de 3,5 polegadas oferece visualização clara de informações em termos de capa do álbum, formato de reprodução e nível de volume, além de permitir o controlo directo de funções básicas. As dimensões do Wiim Ultra são ,L x P x A, 211 mm x 200 mm x 72 mm e o peso de 1,42 kg (peso-pluma, mesmo!)
O aparelho apresenta um design limpo e funcional. Na parte traseira, encontramos um conjunto generoso de conexões. Saídas: 1x RCA estéreo analógica, 1 digital ótica (TOSLINK), 1 digital coaxial (S/PDIF). Entradas: 1 RCA estéreo analógica (line-in), 1 HDMI / ARC, 1 USB-A (para reprodução directa). A conectividade de rede engloba Wi-Fi 6: IEEE 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band 2,4 GHz / 5 GHz), Bluetooth versão 5.3 (bidireccional – recebe e transmite áudio) e Ethernet - RJ45 10/100 Mbps.
O DAC é o ESS Sabre ES9038Q2M com resolução até 24 bit / 192 kHz e com suporte de ficheiros dos formatos FLAC, ALAC, WAV, AAC, AIFF, MP3 e WMA, entre outros. O Wiim Ultra é compatível com diversos serviços de música: Spotify Connect, TIDAL Connect, Qobuz, Amazon Music HD, Deezer, Napster, TuneIn / iHeartRadio, Radio Paradise, etc. e com os seguintes protocolos: Apple AirPlay 2, Google Chromecast Built-In, DLNA / UPnP, Roon Ready.
O Wiim Ultra apresenta uma distorção harmónica total + ruído (THD+N) menor que 0,0003 % (tipicamente -110 dB), uma resposta em frequência de 20 Hz a 20 kHz, ±0,1 dB, uma separação de canais melhor que 110 dB e uma relação sinal/ruído superior a 120 dB. O Wiim Ultra apresenta as funcionalidades adicionais de Room Correction (mas necessita de microfone externo), de controlos por voz (compatível com Alexa, Google Assistant e Siri (HomeKit), de actualizações automáticas via Internet e de igualização (EQ) paramétrica e gráfica através da App. O WIIM Ultra usa um sistema operacional proprietário da marca, que se integra perfeitamente na App WIIM Home (disponível para iOS e Android). A configuração inicial é simples e intuitiva, com emparelhamento automático e detecção rápida de redes e dispositivos.