Campeão de pesos pluma em streaming de alta definição
Audição
Liguei o Wiim Ultra à rede doméstica LAN (Powerline) e ao meu servidor DLNA WDMyCloudex4100 ou ao serviço Qobuz da Net por ligação RCA ao amplificador residente, um Rotel RA1592 e a umas colunas B&W 705 S2 e também através do meu DAC , usando a ligação ótica, um Holon DSD Cyan (e a partir do DAC ao amplificador e colunas), tornando assim o Wiim Ultra num transporte digital. Mas no teste vou referir sobretudo o funcionamento através da ligação RCA, fazendo assim entrar em acção o ESS Sabre do Wiim Ultra.
A performance sonora do WIIM Ultra é bastante impressionante para um aparelho tão compacto. Equipado com um DAC ESS Sabre, o streamer é capaz de reproduzir áudio em alta resolução com tal qualidade que rivaliza facilmente com equipamentos de gama superior. Detalhe quase analítico e amplitude do palco sonoro são os atributos mais evidentes do desempenho do Wiim Ultra.
Mas passemos à música clássica. Começando pela novíssima gravação do grande agrupamento barroco do momento, Le Consort, de Theotime Langlois de Swarte (violino e direcção). O reportório é o do Orfeu Inglês, Purcell e seus contemporâneos. A interpretação do contratenor Paul-Antoine Bénos-Djian é magnifica e sombria e o virtuosismo de Théotime Langlois de Swarte e Sophie de Bardonnèche é dificilmente ultrapassável. O desempenho do Wiim Ultra é preciso, pormenorizado e muito correcto na reprodução dos timbres, embora talvez carecendo de alguma envolvência. No mesmo reportório, agora recorrendo ao agrupamento Sounds Baroque e à grande contralto Helen Charlston, num registo mais expansivo e mais dramático e numa grande gravação da BIS, o Wiim Ultra mostra-se capaz de excelente dinamismo, sentido de escala e preservação dos registos, mesmos os mais agudos, com grande naturalidade.
Playlist
Le Consort com Paul-Antoine Bénos-Djian – Begin the Song! A Purcell Academy – Qobuz 24 bits/96 kHz
Sounds Baroque (c/ Helen Charlston) – If the Fates allow (Music from Purcell and contemporaries) – Qobuz 24 bits/192 kHz
Shai Maestro Trio – Solo Miniatures & Tales – Qobuz 24 bits/48 kHz
Cyrille Aimée – 4. 24 Live – Qobuz 24 bits/48 kHz
Thorbjørn Risager & The Black Tornado, Songs from The Road – Qobuz 16-bits/44,1 kHz.
Tó Trips & Fake Latinos, Dissidente – Qobuz 24 bits/48 kHz
No jazz, o pianista Shai Maestro, a solo, reincide na sensibilidade e subtileza do seu enorme pianismo. Aqui o Wiin Ultra mostrou-se quase cintilante nos agudos, sempre sem qualquer distorção, num registo muito corpóreo, presencial e íntimo. Depois a voz de Cyrille Aimée, ao vivo, num registo de jazz latino e quase pop, mas incluindo scat e nunca ignorando o swing, é sempre invulgar e sempre cativante. Excelente desempenho do Wiim Ultra, reflectindo o gozo e a boa onda da gravação.
No rock/blues temos primeiro uma tempestade sonora a chegar do Norte, Thorbjørn Risager e The Black Tornado. A voz de Thorbjørn Risager é surpreendente, num registo barítono poderoso e emotivo e as guitarras chispam de electricidade. Blues genuínos do Delta do Mississípi vindos directamente da Noruega. A reprodução do Wiim Ultra deixa entrever a excitação e ambiente escaldante criado a partir dessas noites imensas do Norte. Grande desempenho. Finalmente, o nosso Tó Trips e os Fake Latinos, num registo relativamente próximo dos saudosos Dead Combo, com os riffs inevitáveis e únicos de Trips a ditar todo o envolvimento sonoro. Mais uma vez, o Wiim Ultra a captar o carácter e a vibração especial da banda de forma autêntica e musical, com grande riqueza na reprodução das diversas percussões.
Conclusão
O Wiim Ultra representa uma solução completa de streaming com grande funcionalidade, conectividade e qualidade de reprodução a um preço acessível. A competição neste tipo de equipamentos a todos os níveis de preços é feroz, mas o Wimm Ultra é uma alternativa que na sua gama não deve ser ignorada.
Existem, é verdade, alguns pontos a melhorar como a rapidez da resposta do mostrador táctil, a ausência de saídas balanceadas (XLR) e as limitadas capacidades de personalização da App.
Mas o WIIM Ultra representa um avanço notável na linha da WIIM e coloca a marca num novo patamar. O seu conjunto de recursos, qualidade sonora e integração com as principais plataformas, fazem dele uma excelente escolha tanto para iniciados exigentes quanto para audiófilos experientes que desejam um streamer versátil e competente, sem se arruinarem no processo.
Com preço competitivo frente a rivais como Bluesound Node, Cambridge MXN10 ou até modelos da Lumin e iFi Audio, o WIIM Ultra entrega muito pelo que custa. Não é exagero dizer que estamos diante de um dos produtos com melhor relação custo / desempenho do universo do streaming Hi-Fi em 2025.
Streamer WIIM Ultra
Preço 399 €
Contacto Sarte Audio