Banner LG_Set 24
Audio e Cinema em casa QUAD__GRANDE
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Saldos Jan 2025
Banner Logical Design_26 Jun 24

Sennheiser Momentum True Wireless 4

Sennheiser Momentum True Wireless 4

João Zeferino

1 fevereiro 2025

Só eu e a música no meio da multidão


Introdução


A Sennheiser completa este ano 80 anos de existência. Foi fundada em 1945 numa casa de campo perto de Hanôver onde o inventor e empresário Fritz Sennheiser desenvolveu o primeiro microfone com o seu nome. É também uma marca que acompanhou toda a minha vida audiófila, desde que, em finais dos anos 70, iniciei uma viagem com um sistema de som compacto da Grundig que nunca mais parou de evoluir e de se transformar. Nessa altura as audições de música em período nocturno eram realizadas com uns auscultadores Sennheiser HD414, os conhecidos amarelinhos da marca alemã, que me permitiram seguir fielmente o programa “Em Órbita” na Antena 2, principalmente durante o ano de 1984, em que se comemorou o tricentenário do nascimento de Bach e Handel.

Foto 1 Mtw4

Bastantes anos mais tarde os HD414 deram lugar aos HD600 e depois aos HD650. Contudo, no âmbito da minha colaboração com a Audio & Cinema em Casa, tive depois oportunidade de testar, entre outros, modelos como os HD700, HD800 e HD800S, assim como, mais recentemente, a barra sonora Ambeo Soundbar Plus, que continua como a minha referência no universo das barras de som.

Serve este introito apenas para explicar ao caro leitor o porquê de não ter ficado nada surpreendido com uma particularidade destacada pela própria marca entre as diversas características apontadas aos auriculares Momentum True Wireless 4 (MTW4). E a afirmação que surge em primeiro lugar é nada menos que Sennheiser Signature Sound. Ora esta afirmação, mais do que um simples slogan publicitário, pressupõe o reconhecimento de uma personalidade sonora própria da marca e, consequentemente, de um conjunto de características sonoras moldadas segundo determinado objetivo e, como tal, um desvio consciente à neutralidade. Conhecendo eu diversos produtos da marca alemã tal afirmação não me causou espanto, antes me suscitou curiosidade para perceber como a marca teria implementado nuns auriculares sem fios, um tipo de som que eu reconheço nos produtos da casa, mas que julgava só possível com os grandes auscultadores clássicos.


Descrição


Os Sennheiser MTW4 são o modelo de topo da gama de auriculares Bluetooth da marca e fazem uso de um driver TrueResponse de 7 mm, herdado dos auriculares cablados de topo IE600 e IE900 de custo muito superior. A conexão está a cargo da versão Bluetooth 5.4 e são suportados os Codecs SBC, AAC, aptX, aptX Adaptive, aptX Lossless e Low Latency LC3. A resposta em frequência situa-.se entre os 5 Hz e os 21 kHz.

Foto 2 Mtw4

Os MTW4 pesam 6,2g cada um e estão equipados com uma bateria de 75 mAh cada auricular e 820 mAh para a caixa de carregamento o que lhes confere uma autonomia de 7,5 horas, extensível até 30 horas com a caixa de carregamento. O carregamento pode ser efectuado via ficha USB-C ou Qi Wireless.

De entre as múltiplas funcionalidades oferecidas pelos MTW4 merecem especial destaque as seguintes:

• Som exclusivo da Sennheiser: Com o propósito de oferecer uma fidelidade sonora excecional graças ao sistema de transdutores TrueResponse.
• Cancelamento de ruído adaptável (ANC): Ajusta automaticamente o nível de cancelamento de ruído ao ambiente, proporcionando uma experiência auditiva imersiva.
• Tecnologias Auracast e LE Audio, bem como os mais recentes codecs compatíveis com Bluetooth 5.4.
• Disponibilização de adaptadores de ouvido em silicone macio, com quatro tamanhos distintos, XS/S/M/L, por forma a assegurar um ajuste confortável para uma audição prolongada.
• Possibilidade de personalizar o seu som com testes orientados para perfis de som individuais e equalização adaptável de 5 bandas.
• Até 30 horas de reprodução com o novo sistema de bateria e carregamento rápido sem fios Qi. Oito minutos de carregamento para 1 hora de reprodução.
• Áudio sem perdas que assegura uma transmissão de áudio bit a bit sem falhas, mantendo uma qualidade de som ininterrupta durante a audição sem fios.
• Certificação IP54, resistente a salpicos e poeiras, também adequados para o desporto.

Os MTW4 ajustam automaticamente o cancelamento do ruído ao ambiente que nos rodeia. Sempre que for necessário dar atenção ao som ambiente, o modo de transparência pode ser accionado, em três níveis de intensidade, permitindo que os microfones nos passem a informação do som exterior ou para permitir a conversa com algum interlocutor. Graças ao design ergonómico e aos adaptadores de ouvido de silicone macio do MTW4, torna-se possível desfrutar de um ajuste seguro e confortável mesmo durante longos períodos de utilização.

Os MTW4 são compatíveis com a tecnologia Auracast e LE Audio (Bluetooth Low Energy Audio). A Auracast é uma tecnologia de transmissão de dados sem fio para partilha de áudio entre múltiplos dispositivos via conexão Bluetooth. A tecnologia também permite transmitir áudio de um para vários equipamentos em tempo real. Ainda pouco divulgada, por ainda não existirem muitos dispositivos compatíveis, é de esperar que se popularize durante 2025 à medida que novos modelos vão surgindo no mercado.

Foto 3 Mtw4

Suportados por um chipset Qualcomm S5 Gen 2, com tecnologia Snapdragon Sound, oferecem suporte para os mais recentes codecs aptX Lossless a 16 bits/44,1 kHz, aptX Adaptive a 24 bits/96 kHz, Bluetooth LE Audio com LC3 e AURACAST, definidos a partir da aplicação de controlo. O modo aptX Lossless a 16 bits/44,1 kHz, também conhecido como “qualidade CD” foi o que funcionou melhor com o meu Samsung S23 Ultra, tendo sido o modo que mais utilizei. Os MTW4 disponibilizam também conectividade multiponto, o que permite alternar entre dois dispositivos ligados em simultâneo.

A App da Sennheiser disponibiliza sete modos de igualização conforme o tipo de conteúdo a escutar, clássica, jazz, rock, etc., para além de um sistema de igualização centrado em cinco frequências, 63 Hz, 250 Hz, 1000 Hz, 4000 Hz e 8000 Hz, que podem ser ajustadas com um alcance de ±6 dB.

Mais importante do que este modo de ajuste, é o programa de personalização do som, desenvolvido em parceria com o IDMT Fraunhofer alemão, o qual calibra de forma inteligente um perfil de áudio personalizado a partir de uma análise sofisticada das reacções do utilizador em relação a uma série de amostras de som de referência. A partir daí, algoritmos avançados de processamento de áudio moldam a experiência de audição em torno dos elementos da música que mais nos agradam. Para correr este algoritmo é necessário efectuar um registo de conta na Sennheiser, mas posso atestar que vale bem a pena. O resultado é notável e nenhum ajuste, seja a selecção de perfis pré-programados ou alterações manuais via equalizador, consegue igualar o brilhante resultado que se atinge com o algoritmo.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Sennheiser Momentum True Wireless 4 João Zeferino
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Signature 800
Marantz MODEL 10